sábado, 9 de abril de 2011

«Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo» "vai cumprir tradição"


A Casa do Alentejo, em Lisboa, foi palco a 8 de Abril, para a apresentação da XI edição da Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo, que se realiza entre 27 de Abril e 1 de Maio. Na cerimónia falou-se de «preservação do território» sustentado na manutenção de tradições ancestrais adequadas aos novos tempos. São mais de 300 os inscritos, numa iniciativa que promete levar milhares de pessoas a Viana do Alentejo.

Ana Clara | sexta-feira, 8 de Abril de 2011

O Alentejo, berço do cavalo Puro-Sangue Lusitano, revive no fim do mês de Abril um evento equestre tradicional e nacional, e que é sempre aguardado por milhares de pessoas, como salienta a organização.

Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERT Alentejo), presente na cerimónia de apresentação da «Romaria a cavalo», realçou a importância de se promover «a identidade dos territórios» e sublinhou que actualmente o turista «procura cada vez mais as regiões com história. É ao mesmo tempo cliente e participante», lembrou.

O responsável disse que «cultura e identidade» estão presentes nesta XI edição da Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo, sendo que o turismo equestre é «cada vez mais procurado».

Também Joaquim Rosa do Céu, presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, afirmou que «é essencial valorizar aquilo que temos», sendo «a qualidade territorial uma dessas preciosidades que o país possui».

«O poder local entende a identidade como a base do desenvolvimento das regiões mas também do país» E a ‘Romaria a Cavalo’ é um bom exemplo da defesa do território», sustentou, lembrando a importância da «identidade ligada à cultura e ao território».

«E a base ancestral desta Romaria continua a não ser esquecida», frisou. «São estes acontecimentos que importam desenvolver tendo em conta a preocupação de defender o que somos. É isto que nos posiciona e aquilo que nos pode colocar em vantagem em termos turísticos», realçou o presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.

Por seu turno, o presidente da Câmara da Moita, João Lobo, um dos municípios organizadores desta Romaria, traçou uma pequena resenha histórica sobre este evento e lembrou que «o mesmo assenta em princípios como a religião, a cultura, a tradição e com o retorno à terra e ao cavalo». Este é também, segundo o edil, o «regresso ao Tejo e à natureza».

Bernardino Bengalinha Pinto, autarca de Viana do Alentejo, referiu que a iniciativa envolve centenas de pessoas, entre associações, juntas de freguesia e particulares. Recordou a dimensão da «Romaria a cavalo» lembrando que no ano passado, partiram 250 cavalos da Moita, sendo que chegaram a Viana do Alentejo cerca de 600. «Tivemos uma adesão fantástica, e esperamos que este ano se repita», disse.

O evento tem como objectivo contribuir para o enriquecimento cultural, manter viva a tradição e dinamizar a região a nível nacional ao longo de um percurso de 150 quilómetros.

De recordar que a «Romaria a Cavalo» realiza-se habitualmente no quarto fim-de-semana de Abril, por ocasião dos festejos em honra de Nossa Senhora d’Aires, padroeira dos animais. Este ano a data coincide com as celebrações da Páscoa e durante a semana santa (entre domingo de ramos e domingo de Páscoa) os actos litúrgicos estão condicionados, inviabilizando a realização da romaria.

História:
A Romaria a Cavalo que liga Moita a Viana do Alentejo parte a 27 de Abril da Moita e chega, quatro dias depois, a 30, a Viana do Alentejo, sendo que a organização espera a participação de centenas de romeiros. Até agora já estão inscritos mais de 300 romeiros no evento que só termina a 1 de Maio.

A «Romaria a Cavalo» entre a Moita e Viana do Alentejo, é uma tradição comum aos dois concelhos datando do século passado. Ressurgiu em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, época em que os lavradores se deslocavam ao Santuário de Nossa Senhora d’Aires, no mês de Setembro, com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para que estes fossem benzidos durante a procissão em honra daquela padroeira, a pedir ajuda por boas colheitas da sua agricultura.

A «Romaria a Cavalo» é uma iniciativa promovida em conjunto por uma Comissão organizadora, da qual fazem parte as Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, a Associação Equestre de Viana do Alentejo e a Associação de Romeiros da Tradição Moitense.


Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO