«Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo» "vai cumprir tradição"
A Casa do Alentejo, em Lisboa, foi palco a 8 de Abril, para a apresentação da XI edição da Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo, que se realiza entre 27 de Abril e 1 de Maio. Na cerimónia falou-se de «preservação do território» sustentado na manutenção de tradições ancestrais adequadas aos novos tempos. São mais de 300 os inscritos, numa iniciativa que promete levar milhares de pessoas a Viana do Alentejo.
Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERT Alentejo), presente na cerimónia de apresentação da «Romaria a cavalo», realçou a importância de se promover «a identidade dos territórios» e sublinhou que actualmente o turista «procura cada vez mais as regiões com história. É ao mesmo tempo cliente e participante», lembrou.
Também Joaquim Rosa do Céu, presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, afirmou que «é essencial valorizar aquilo que temos», sendo «a qualidade territorial uma dessas preciosidades que o país possui».
«E a base ancestral desta Romaria continua a não ser esquecida», frisou. «São estes acontecimentos que importam desenvolver tendo em conta a preocupação de defender o que somos. É isto que nos posiciona e aquilo que nos pode colocar em vantagem em termos turísticos», realçou o presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.
Por seu turno, o presidente da Câmara da Moita, João Lobo, um dos municípios organizadores desta Romaria, traçou uma pequena resenha histórica sobre este evento e lembrou que «o mesmo assenta em princípios como a religião, a cultura, a tradição e com o retorno à terra e ao cavalo». Este é também, segundo o edil, o «regresso ao Tejo e à natureza».
Bernardino Bengalinha Pinto, autarca de Viana do Alentejo, referiu que a iniciativa envolve centenas de pessoas, entre associações, juntas de freguesia e particulares. Recordou a dimensão da «Romaria a cavalo» lembrando que no ano passado, partiram 250 cavalos da Moita, sendo que chegaram a Viana do Alentejo cerca de 600. «Tivemos uma adesão fantástica, e esperamos que este ano se repita», disse.
O evento tem como objectivo contribuir para o enriquecimento cultural, manter viva a tradição e dinamizar a região a nível nacional ao longo de um percurso de 150 quilómetros.
De recordar que a «Romaria a Cavalo» realiza-se habitualmente no quarto fim-de-semana de Abril, por ocasião dos festejos em honra de Nossa Senhora d’Aires, padroeira dos animais. Este ano a data coincide com as celebrações da Páscoa e durante a semana santa (entre domingo de ramos e domingo de Páscoa) os actos litúrgicos estão condicionados, inviabilizando a realização da romaria.
História:
A «Romaria a Cavalo» é uma iniciativa promovida em conjunto por uma Comissão organizadora, da qual fazem parte as Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, a Associação Equestre de Viana do Alentejo e a Associação de Romeiros da Tradição Moitense.
Seja o primeiro a comentar
Enviar um comentário