sábado, 23 de abril de 2011

PS cresce, PSD afunda-se, CDS baralha contas


Estudo da Eurosondagem prova crescimento do PS, que se aproxima do PSD e fica a escassos quatro por cento. Um dia depois de outra sondagem colocar os partidos em empate técnico, confirmam-se as tendências de crescimento de Sócrates e de quebra de Passos Coelho. O CDS surge bem colocado e Nobre é chumbado por uma grande maioria.
Os números da Eurosondagem anteveem uma vitória do PSD, mas as eleições só se realizam dentro de seis semanas. E é de tempo que importa falar, porque com o tempo os socialistas estão a aproximar-se dos sociais-democratas, em todos os estudos de opinião das empresas deste ramo.

Na mais recente sondagem, feita para a SIC, Expresso e Rádio Renascença, o PSD surge com 36,3 por cento, enquanto o PS consegue 32,7. No barómetro da Eurosondagem, há uma aproximação dos dois principais partidos, fruto de uma queda de Passos Coelho e de uma subida de Sócrates.

Mas esta pesquisa permite uma conclusão: graças aos 11,3 por cento que o CDS de Paulo Portas alcança, a Direita fica com quase 48 por cento dos votos, muito próximo, portanto, da maioria absoluta. E este dado pode fazer toda a diferença. É que está a ganhar força a probabilidade de resultar um Governo minoritário, nas eleições de 5 de junho. E o CDS, como terceira força partidária e a crescer, pode baralhar as contas.
A sondagem foi realizada entre 14 a 19 de abril, depois de quatro fenómenos políticos que podem determinar uma intenção de voto: a demissão do Governo, a entrada do FMI e a escolha de Fernando Nobre por parte do PSD para integrar as listas. O congresso socialista também pode ter sido um bom tónico para chamar votos.

A demissão de Sócrates foi aproveitada pelo PS para colocar sobre os ombros de Passos Coelho a culpa da entrada do FMI. As medidas de austeridade que se aguardam, mais duras do que o PEC 4, não agradarão aos portugueses. Por outro lado, a escolha de um independente líder de um movimento de cidadania para as listas do PSD não foi bem acolhida, sequer, nas hostes sociais-democratas.

Com estes factos, Sócrates parece estar em crescendo, abafando os dois partidos à sua esquerda, que não ganham com o desgaste de um primeiro-ministro demissionário. A CDU desce para 7,8 por cento e o Bloco de Esquerda fica-se pelos 6,9 pontos percentuais. Ambos descem.

Nesta sondagem, os inquiridos foram questionados sobre a escolha de Fernando Nobre e 56,9 não compreendem a decisão do independente em aceitar o convite de Passos Coelho. Pior: 68 por cento não vê com bons olhos Nobre na sucessão a Jaime Gama, como presidente da Assembleia da República. E há 63 por cento que discordam da decisão de Passos em chamar o médico presidente da AMI.

O estudo da Eurosondagem indica que, apesar de se manter na frente, Passos Coelho terá cometido erros políticos que podem custar-lhe uma vitória... É que há menos de um mês, conseguia uma distância esmagadora, com 46 por cento, enquanto Sócrates se ficava pelos 24...

Ciberjunta

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO