quarta-feira, 27 de abril de 2011

Centenas de pessoa partiram a cavalo da Moita do Ribatejo com destino a Viana do Alentejo



7 Comentários:

Anónimo disse...

Em novo ouvi, vezes sem conta, o meu avô contar a história de um comerciante cá da vila, julgo que chamado Pereirinha. Esse senhor teve o infortúnio de ver os seus negócios irem à falência. Ficou na miséria, passando a sobreviver de um humilde vencimento de um trabalho que mão amiga lhe arranjou. Passados anos, os ventos mudaram e sai-lhe uma pequena fortuna, num bilhete da lotaria. De imediato pegou no dinheiro e foi bater à porta dos antigos fornecedores, liquidando até à última, as antigas dívidas. Legalmente já não lhes devia nada, pois o processo judicial de falência estava encerrado e com ele todas as dívidas tinham desaparecido. Moralmente, para ele, as dívidas continuavam a existir, manchando o seu bom nome e o da sua família. Pagou tudo até ao último cruzado e com essa acção voltou a ficar na miséria.

Eram tempos em que os homens se tomavam pela palavra e os touros pelos cornos.

Anónimo disse...

Eu sou do tempo em que o Xico zé baião escrevia nos blogues a dizer que esta romaria era uma porcaria, uma história inventada por uma meia duzia de palermas armados em ricos. E agora? a acamara investe milhares, sim milhares em tempo de crise para ver chegar essa história inventada e o Baião está caladinho.

Anónimo disse...

Este é talvez o evento que mais projecta a imagem de Viana do Alentejo por todo este Portugal, porque não dizer mesmo, por todo o Mundo. Talvez preferisse ver este dinheiro, gasto no fogo-de-artifício que há uma semana se queixavam não ter sido queimado no 25 de Abril? Para não se apoiar esta iniciativa (o tal que, diziam vocês nos blogues , a maléfica candidatura Bengalinha queria levar para Viana), também se teria de acabar com aquele exercício de estilo que é a Mostra da Doçaria, esse sim um evento que custas muitos milhares, ao ponto de, pasme-se, se ter de pagar aos "doceiros" para eles cá vierem fazer negócio. Mas o pessoal em Viana e Aguiar já está habituado, em Alcáçovas todos os elefantes brancos são legítimos, são todos “acções ou obras estruturantes”. Que dirias se não se apoiasse a dita romaria? Mal na mesma, pois outra coisa não sabes fazer.

Questionar a veracidade da “centenária tradição”, é legítimo, muito especialmente ao Chico Zé. Digo especialmente a ele porque, sabe quem o conhece bem como eu, sabe sempre se ter interessado por história, sendo talvez actualmente a pessoa que mais sabe sobre a história de Viana do Alentejo. Mais, conta na sua diversificada formação com uma licenciatura em História, área da Arqueologia, por isso, se o homem tem dúvidas, porque não expressá-las?

Mas a coisa não termina aqui. Eu próprio, curioso, troquei o ano passado correspondência sobre este assunto com a Câmara da Moita, com o senhor Pároco e com a Associação Equestre Moitense. Perguntei em que se havia registos históricos e qual a Confraria no passado associada à Romaria. Ou não responderam ou responderam dizendo que desconhecem quais queres referências à Romaria. Se eu estivesse ligado a esta iniciativa, lá ou cá, perante as dúvidas lançadas, faria tudo o que me fosse possível para esclarecer esta questão. Até para dar mais força ao evento, não concordas?

Termino envidando votos de que peregrinação corra sem sobressaltos, especialmente para os nossos destacados militantes do PCP local, que desde a primeira hora apoiaram esta iniciativa, honrando-a com a sua devota presença.

Anónimo disse...

Desculpem lá o mau português, corrijo só esta.....Para não se apoiar esta iniciativa, também se teria de acabar com aquele exercício de estilo que é a Mostra da Doçaria,(a tal que, diziam vocês nos blogues, a maléfica candidatura Bengalinha queria levar para Viana) esse sim é um evento que custa muitos milhares, ao ponto de, pasme-se, se ter de pagar aos "doceiros" para eles lá irem fazer negócio.....

Anónimo disse...

eu concordo que este é o evento que mais projeta a imagem da vila, mas não foi do ano passado p´ra cá. anteriormente já projetava. e o que diziam voces na altura? alias mal se começava a falar da romaria e a câmara municipal de viana do alentejo começava a levar porrada que so terminava 8 dias após o final da romaria. e agora? tão caladinhos que nós estamos não é verdade? que curioso.

Anónimo disse...

Camarada vou-lhe tentar explicar porque é que voçamecêses levaram porrada, e não me refiro só no que toca à romaria, que nas urnas, aí foi até aos entrefolhos.
Levaram porrada por causa de pessoas como os vaidosões cavaleiros do betão, militantes do PCP cá da terra (um deles quase se pode dizer que é dono dele), que até hoje, têm estado sempre presentes nestas cavalgadas. Se voçamecê fosse um homem, ou mulher, do povo facilmente perceberia que isso são coisas que não encaixam lá muita bem a quem se apresenta de punho no ar, com os rubros cravos ao peito, afirmando-se defensores do Povo contra fascistas e opressores.
Entretanto o tempo tem mostrado que afinal os maiores aldrabões, fascistas e exploradores do povo cá da terra são... quem? Vá aí pelas lojas e tabernas da nossa terra e pergunte às pessoas quem é que elas acham que são. Muitas irão responder-lhe que é um antigo membro da assembleia municipal que antes de ir para a romaria pagou os ordenados dos empregados com cheques sem cobertura (mais uma vez). Outros dirão que pior que ele é o seu mentor, o gajo especializado em arruinar empresas (e os trabalhadores com elas), o espertalhaço que o empurrou para esta miséria e que agora é seu senhorio. Onde vivem? Em Évora, porque lhes faltam os cojones para viverem entre o povo quer tanto exploram, perdão, amam.

Anónimo disse...

Uma cambada de tesos e aldrabões a armarem-se em grandes. Este é o País que somos.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO