quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Legado Autárquico após 16 anos de gestão - Capítulo 3

As condutas de água e arruamentos dentro dos perímetros urbanos

Autonomia

“As autarquias locais têm pessoal, património e finanças próprios, competindo a sua gestão aos respectivos órgãos, razão pela qual a tutela do Estado sobre a gestão patrimonial e financeira dos municípios e das freguesias é meramente inspectiva e só pode ser exercida segundo as formas e nos casos previstos na lei. Deste modo, encontra-se salvaguardada a democraticidade e a autonomia do poder local;…”.

Nesta área de gestão, os mancebos que assentaram praça em autarcas e que permaneceram no poder durante 16 anos consecutivos, nada fizeram, ou melhor fizerem: deixaram degradar á vista de todos, as condutas e ramais de água, bem como os pavimentos das malhas urbanas das três freguesias, com especial destaque para a vila de Viana.

A CDU/Viana no poder desde 1993, com uma equipa autárquica de nova geração, após um interregno de quatro anos (1989/1993), foram repescar o treinador e o defesa direito da sua anterior equipa, a quem tanto o povo do concelho de Viana deve a degradação do património edificado e consequentemente da paisagem urbana.

Estes elementos e outros que vieram de barco ao longo dos anos, provenientes das escolinhas marxistas da festa do Avante, alguns deles, os mais velhos, diplomados com distinção pelo democrático sistema educativo da altura do PREC (período revolucionário em curso – logo a seguir ao 25 de Abril de 1974), voltado essencialmente para a educação do “homem novo”, encontraram no nosso concelho o lugar certo para espraiarem novamente os seus desvarios.

No pós 25 de Abril, aproveitando este momento único, alguns recém-licenciados, pára-quedistas do “Partido”, maioritariamente de cabeça vazia de sabedoria, mas agarrando com força a foice e o martelo que nunca usaram, vieram dar uma volta ao Alentejo Vermelho, em missão de politização de massas.

Imbuídos do espírito da classe operária, mas sem calos nas mãos, aproveitaram a boleia das inúmeras equipas de jovens do “Serviço Médico à Periferia”, maioritariamente gente de esquerda muito em voga em 1975 e, alguns deles, gostaram tanto das larguezas que por cá ficaram, semeando a cultura erudita que tanta falta fazia neste Alentejo pintado de vermelho.

Passado o “Verão Quente”, chegado o Inverno e partidos os bolos-reis na praça vermelha em Évora, calharam a maior parte das favas ao concelho de Viana – esperamos ardentemente que as levem para o Alvito, misturadas com as castanhas da feira dos Santos.

Para que o relato fique completo, a maioria dos médicos, após terem lido o livro de Lenine – “Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo” – marimbaram-se no proletariado e foram tratar de encher os bolsos à custa da desgraça alheia, exercitando o prestigiado acto médico, pago a preço de ouro, cuja consequência mais visível tem sido a predação dos sucessivos orçamentos de estado, sem grandes contrapartidas para a saúde dos pobres que tanto apregoavam defender..

Voltando ao tema deste apontamento, as fotos seguintes, mais do que qualquer descrição, mostram-nos o estado de envilecimento em que se encontram a rede de águas e os pavimentos dos arruamentos.


É mais uma das “batatas quentes” que o novo executivo tem entre mãos!



Como toda a gente de bom senso afirma, não existem recursos materiais para enriquecer este falido legado num só mandato. Estas obras deveriam ter sido efectuadas nos últimos 16 anos, com recurso a programas que financiavam estas requalificações em 70% de incentivo não reembolsável.
Agora pia mais fino, a maior parte destas empreitadas já não têm qualquer tipo de ajuda financeira, mas à medida que faseadamente forem executadas deverá seguir-se aproximadamente aquilo que as fotos seguintes documentam.



Nestes últimos 16 anos de laxismo, os supostos insubstituíveis coadjuvados pela brigada técnica/politico-militar da CDU/ Viana, onde mexeram fizeram asneira, atrasando ainda mais a persecução do objectivo de possuirmos um espaço público atraente para usufruto das nossas comunidades.
A foto seguinte documenta assertivamente como deve ser preservado o património edificado, onde as cores e a traça dos edifícios "condizem" com os pavimentos da respectiva rua.



Para aqueles que foram corridos pela grande maioria do povo: Vade retro, Satanás!!

Sobre o mesmo tema pode ler:
Introdução
Capítulo 1- Recursos humano

Capítulo II- Vias de comunicação

15 Comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez este texto disse... nada!
Continua a manifestação de anti comunismo, qual manifestação? Isto vai de tese mesmo senão mesmo uma cátedra do pior que o PS consegue fazer.
Sem duvida este blog assumiu a sua versão de "braço armado" do ps e da Cãmara para dizer coisa nenhuma. Andam a tentar encontrar desculpas e justificações para não fazerem o que disseram que faziam. Durante anos confrontaram sos outros que estavam na cãmara com o que não faziam agoram têm que se aguentar. Entendam que por enquanto estão a falar apenas vocês, mas não pensem que vai demorar muito mais tempo. OBVIAMENTE serão confrontados com a vossa fanfarronice de quem tudo resolvia e agora afinal a herança esta muito pesada. Amanhem-se, vão ter que responder a quem confiou em vocês.
A mim não precisam que eu não cai nesse conto, vade retro!!!

Anónimo disse...

Ser-se anti-comunista não é pecado nem crime, embora algumas alimárias locais gostassem que fosse. O comunismo, no poder e porque projecto totalitarista de sociedade foi responsável, ao longo do século XX, por inumeráveis crimes contra a humanidade: o genocídio dos mencheviques durante a revolução soviética, pela mão de Lenine, os milhões de russos mortos à fome pelo camarada Staline, mais milhões mortos durante a “revolução cultural” do camarada Mao, outros tantos pelos Kmer vermelhos do Camboja e por aí em diante. Se ser anti-comunista é estar contra tudo isto, então eu sou anti-comunista!

Anónimo disse...

Esta nova equipa da Câmara teve quatro meses para arranjar uma secretaria pata instalar um tal Potes Pacheco! Lembro que passou a auferir 90% do salário do vereador a tempo inteiro logo no dia da instalação da Câmara. Passados quatro meses o homem vai instruindo os bloguistas da praça como deve ser a sua actuação. Enfim palavras para quê a escola é conhecida e acredito que todos nos vejamos estas aberrações que a nova equipa liderada pelos Bengas nos vai ofercen do. Para nos cuparem até ao tutano. Mas o Bengas está presioneiro do Potes porque a Fernandinha é a madrinha do Potes Pacheco.... Assim vai o concelho de Viana.

Anónimo disse...

Bem, para me responderem a mim que confiei neles, só preciso que me digam meia dúzia de vigarices feitas pelo anterior executivo.
Quanto ao Potes Pacheco, não faz nada mais que fez o Diamantino e o Luis Miguel.
Quanto aos comudistas, agora é aguentar o tempo que falta.
Nota: O Manuel da farmácia não deixou acabar o stock das renies.

Anónimo disse...

Para o comentador de 17 de Fevereiro de 2010 21:06 e outros mais que andam muito preocupados com a minha actividade profissional, podem estar descansados que até ao momento, e muito bem, ainda não recebi um tostão da Câmara.

José Luís Pacheco

Anónimo disse...

Vendo kompensans da candonga na esquina das finanças todos os dias a partir da 20:00h, também se pode arranjar rennie e gurosans para os mais agarrados.

Anónimo disse...

O Potes Pacheco é da escola da Fernandinha e do Socrates, por isso estamos conversados! Quanto a não ter recebido qualquer vencimento ele sabe que está a faltar à verdade, a partir do momento que é publicado em DR passa a receber, mas ele tem a escola do outro nada mais á a ditar! Já agora tenham um pingo de vergonha e não mintam, TRABALHEM!

Anónimo disse...

Alguém tem que trabalhar para poderes receber o subsidio de aleitamento conjuntamente com o rendimento minimo a juntar á parca reforma que conquistaste a guiar tractores de cá para lá nas terras que não eram tuas.

Anónimo disse...

Epá parem lá de arranjar desculpas e continuar a falar do que os outros não fizeram. Quando foram para ai foi para fazerem ou não? Já estou a ficar farto das vossa lamúrias de coitadinhos de nós que temos que tanto que fazer, trabalhem porra. Tanto adjunto e chefe de gabinete e não se vê nada?

Anónimo disse...

Quem foi eleito está lá para trabalhar - é verdade.
No entanto, é sempre bom ficarmos a saber o estado de degradação em que se encontra o nosso concelho.
Passar um esponja sobre o passado e branquear a história de 16 de indigestão autárquica é o que não se deve fazer.
Por isso devem continuar com este trabalho, para que não caia no esquecimento estre últimos 16 anoss de atrazo.

Anónimo disse...

quando para lá foram já sabiam como estavam as coisas não se estejam agora a fazer de coitadinhos. só concorreram porque quiseram e a unica coisa que não sabiam era que iam ficar com uma conta bastante bem recheada para poderem começar a actividade sem preocupações com o dinheiro.como estavam as ruas, as canalizações, o Paço dos henriques, os centros históricos etc,etc,etc já sabiam muito bem. não sei porquê tanta choradeira.

Anónimo disse...

Agora começam-se a evidenciar os boys do PS que passaram estes anos todos a fazer oposição á CDU por conta do Estado nos Ministérios da Economia, nas Direcções Regionais de Educação, do Ambiente etc etc.
Caíram na Cãmara sem saberem o mínimo de gestão.As asneiras já aparecem, ir-se-ão multiplicar, mas o que lhe interessa é a sede de anticomunismo numa acção consertada para aniquilar a CDU. Vejam os Blogs do regime com propaganda á actividade da câmara. É vergonhoso. Enfim, todos aqueles que vieram da extrema esquerda, com metrelhadoras em casa, muito revolucionários, nunca tiveram contacto com o povo vivendo sempre á sua custo embrulhados numa capa de intelectualismo de esquerda. Mas o essencial foi sempre derrubar o PCP em todas as frentes com os aliados possíveis e imaginários num intervalo político que ia até ao CDS. Meus senhores vejam como está o país e o Concelho, factor de políticas anti económicas do P.S que nos levaram a este estado. Não cruzem os braços. Lutem. Sejam dignos com mais humildade e menos oportunismo.

Anónimo disse...

Para quem pensava nunca perder as eleições no concelho, é compreensível que ainda não estejam organizados para fazer oposição ao Bengas.
Agora têm que montar a máquina fora da Câmara para organizarem a oposição.
Dantes era tão fácil, quando parte da Câmara se confundia com o Partido, era tudo feito na hora de trabalho.
Agora voluntários, niques, a maior parte deles abandonaram a carroça e só meia dúzia vai carregar com o trabalho.
Vão ser nestes quatro anos que vamos ver quem são os verdadeiros comunistas.

Anónimo disse...

Os camaradas membros do politburgo Vienese que votaram pela eleição do camarada Estevão para o cargo de Presidente da Camara:

Agora podem baixar as mãos e afastar-se da parede!

Anónimo disse...

Porque é que Lenine usava sapatos e Stalin usava botas?

Porque no tempo de Lenine ainda só havia merda até aos calcanhares

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO