quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

João Ferreira do Amaral apela ao reforço do combate à fraude e evasão fiscal

"O economista João Ferreira do Amaral defendeu hoje o reforço dos mecanismos de combate à fraude e evasão fiscal, considerando provável que a quebra nas receitas do IVA tenha sido consequência do aumento da fuga ao fisco.

“Eu sei que o Ministério das Finanças continua a dizer que não vê razão para se supor que tenha havido um aumento da evasão e fraude fiscal. Acho difícil de aceitar isto, confesso”, disse João Ferreira do Amaral durante a conferência da Ordem dos Economistas que decorre hoje em Lisboa, com o tema “Orçamento do Estado em análise”.

O economista do ISEG considerou “preocupante” a evolução das receitas fiscais em 2009, e disse mesmo que considera “muito difícil que a quebra tão acentuada em particular do IVA, não corresponda a um aumento da evasão e fraude fiscais”...
...O economista abordou ainda a questão do défice previsto para 2010 (8,3 por cento), depois de uma redução prevista em um ponto percentual, considerando-a de “adequada”.

“Está dentro daquele equilíbrio entre, por um lado, a necessidade de dar um sinal de que se está a caminhar no sentido de redução défice global das finanças públicas e, por outro, manter uma sustentação da actividade económica e do financiamento de politicas estruturais que são essenciais para podermos sair das duas crises que nos afetam, a internacional e estrutural”, disse.

“Estou aliás convencido de que, quando forem conhecidos os dados mais atualizados da gestão orçamental de outros países, mesmo países importantes da União Europeia e da zona euro, vamos encontrar surpresas que provavelmente não nos colocarão muito mal nesta matéria”, concluiu."


Notícia completa em: http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1421119

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO