sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Feira D'Aires 2010


Foto da capa do boletim municipal - Setembro 2010

Amanhã, sábado "a partir das 10h00, abre as portas ao público a centenária Feira D'Aires. Nesta edição do certame participam 76 expositores de diversas áreas.

Durante três dias 52 expositores de vários sectores de actividade participam no certame que decorre até dia 27 de Setembro, junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires. Entre as actividades que vão estar representadas encontram-se o artesanato, os serviços, os móveis e a decoração, os materiais de construção e a olaria, entre outros. Ao lado fica a tenda da gastronomia com 24 expositores que inclui restaurantes, pastelarias e venda de produtos tradicionais como os queijos, os enchidos e a doçaria.

Na tenda da gastronomia, sábado e domingo, haverá animação durante o período das refeições.

No sábado,
às 13h00 e às 21h00, actua Pedro Frias Band. Às 19h00, é a vez de subirem ao palco o Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo e o Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo.

Já no domingo, 26, às 13h00 e às 21h00, passam pelo palco da tenda da gastronomia as Concertina do Vale do Tejo. O Grupo Coral “Os Ceifeiros de Cuba” e o Grupo Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo sobem ao palco por volta das 15h00. Ao final da tarde, a partir das 18h00, decorre na tenda da gastronomia um Festival de Folclore com a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Ereira (Cartaxo), Rancho Folclórico do Bairro da Fraternidade (S. João da Talha) e ainda o Rancho Folclórico “Flor do Alto Alentejo” de Évora.


Num terceiro pavilhão vão ter lugar os espectáculos com Adiafa e Oquestrada. No sábado sobe ao palco o Grupo Adiafa, a partir das 22 horas e, na segunda-feira, os Oquestrada.

No domingo, a Associação Equestre de Viana do Alentejo realiza uma Corrida de Toiros. Em praça vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol de Ana Batista e o praticante Lívio da Silva e ainda os forcados amadores de Évora e Beja.



Profano e sagrado de mãos dadas

Para além da feira franca e dos vários pavilhões dedicados às actividades económicas, à gastronomia e à música, a Feira D’Aires apresenta ainda um programa religioso.
No sábado, às 17 horas, haverá terço no Santuário e duas horas depois, tem lugar uma missa vespertina na Igreja Matriz. Já no domingo continua o programa religioso com missa às 10 e às 12h00 no Santuário. À tarde, por volta das 17 horas, realiza-se o terço e procissão no Santuário. No último dia de feira, 27, haverá novamente missa no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires por volta das 18 horas.
Recorde-se que o certame, que alia o profano ao sagrado, comemora nesta edição 259 anos"

Retirado do site da Câmara


Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO