sábado, 25 de setembro de 2010

Editorial do boletim municipal - Setembro 2010

Setembro...

1. Setembro é de facto um mês importante no nosso concelho.

Dia 4, início do mês, comemoraram-se os 531 anos da assinatura do Tratado de Alcáçovas.

É o mês da Feira D´Aires, que continua a marcar particularmente a vila de Viana no seu quarto domingo.
No aspecto cultural, além da feira propriamente dita e do seu programa, temos vários dias com eventos diversificados que começam uma semana antes do seu inicio.

No aspecto social, a Feira D’Aires continua a ser a grande feira do concelho, sendo esses dias especialmente movimentados para a população de Viana. Apesar da evolução social ao longo dos anos, ainda continua a haver pessoas que guardam a sua melhor «muda de roupa para usar na feira.
Não digo “para estrear” porque o período não está fácil e os tempos também são outros…
É também nesta ocasião que muitas pessoas com raízes familiares nesta freguesia, aproveitam os dias da feira para simultaneamente reverem os seus familiares e amigos.

No aspecto económico, este evento constitui uma montra do nosso concelho para os exteriores, que pretendemos cada vez mais vistosa e com maior consistência.
Desta forma, todos os empresários do nosso concelho deverão aproveitar e mostrar o que de facto temos de melhor.
Setembro é também o mês do início do ano escolar. Por aqui a azáfama é grande para que na hora H tudo esteja a postos neste novo ano.

Gostaria de referir a atenção que a autarquia está a dedicar à Educação, visível desde logo nos arranjos exteriores e interiores de praticamente todas as escolas e jardins de infância do nosso concelho.
Para além das melhorias físicas das instalações e equipamentos, pretendemos também incrementar progressivamente a nossa participação na gestão de conteúdos, de forma a que possamos contribuir para a melhoria das condições de estudo dos nossos jovens, colaborando na sua formação de cidadãos do futuro.

2. O tecido empresarial do nosso concelho, é um dos motores de desenvolvimento que deve merecer a nossa particular atenção.
Por isso gostaria de referir que a Câmara Municipal está a dar-lhes preferência nas aquisições de bens e serviços.
Este executivo transmitiu orientações «a todos os chefes de divisão e respectivos serviços para que nas compras a efectuar pela Autarquia consultem sempre os empresários do concelho.
A opção de compra recairá sobre eles desde que as suas condições estejam dentro de parâmetros razoáveis, ou seja, é possível que a Câmara compre no concelho a um preço superior a outro fornecedor externo. No entanto, estas diferenças deverão ser mínimas, uma vez que também a Câmara necessita de conter as suas despesas.

Todavia, nessas “opções concelhias relativamente mais caras”, consideramos que apesar de podermos estar a comprar mais caro a um empresário do concelho, estamos dessa forma a investir e a contribuir para que esse empresário se mantenha activo e que eventualmente mantenha também, ou possa até aumentar, o número de postos de trabalho do seu negócio.

Aconselhamos por isso todos os empresários do concelho a contactarem o sector de compras da Câmara a fornecerem os dados e as condições dos seus produtos e serviços, para que em qualquer momento os serviços da Autarquia estejam informados da oferta actualizada existente .

Uma boa feira para todos e bons negócios!

Editorial do boletim municipal - Setembro 2010

5 Comentários:

Anónimo disse...

É uma boa feira, não fossem os artistas serem tão beras, que parecia a feira do tempo dos outros, tudo igual, até o ecrã que foi tão criticado lá estava.Porra, pagam a tanta gente tão grandes ordenados e não mudam nada? Tão lá a fazer o quei?

Anónimo disse...

Bera foi a "Tia Maria da Peida".

Anónimo disse...

Boa feira amigo Bengalinha, estás de parabéns...
Mas boa parte desse exito, sem dúvida alguma, tem a responsabilidade do Padeirinha, rapaz competente...gostei!!!

Já sei que uns parvalhões virão ladrar, depois deste comentário, mas temos que os aturar...

Anónimo disse...

"ainda continua a haver pessoas que guardam a sua melhor «muda de roupa para usar na feira." Lindo. Gostei.

Anónimo disse...

Finezas faz aí uma busca dos editoriais do Estêvão, para a gente ler o que ele dizia.

Já me esquecia, só agora é que os boletins municipais estão disponíveis no site da Câmara.
As actas da Câmara

Também foram precisos 16 anos para que as actas da Câmara estivem disponíveis a tempo e horas.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO