quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cine-Teatro Vianense: 1 e 3 de Outubro

Sexta-feira, 1 de Outubro, pelas 21:30 horas
"Polícia Sem Lei"



País: EUA
Género: Crime, Drama
Duração: 122 min.
Classificação: M/16
Realização
Werner Herzog
Intérpretes
Nicolas Cage, Val Kilmer, Eva Mendes, Fairuza Balk, Michael Shannon

Sinopse
Terence McDonagh (Nicolas Cage) é um detective corrupto, tão dedicado à sua profissão como ao tráfico de drogas - num verdadeiro jogo de toca e foge com a lei. Ele saca do seu distintivo tantas vezes quantas as que saca da sua pistola para obter o que quer.No rescaldo do furação Katrina, Terence transforma-se num viciado de alto rendimento, um detective implacável e intuitivo, que reina sobre as belas ruínas de Nova Orleães, com autoridade e desapego. Complicando a sua vida tumultuosa está ainda prostituta que ele ama (Eva Mendes). Juntos irão afundar-se num mundo muito próprio, comandado pelo desejo , compulsão e consciência.
___________________________________________________________________

Domingo, 3 de Outubro, pelas 16:00 horas
“Shrek – O Capítulo Final”


País: EUA
Género: Animação, Aventura, Comédia
Duração: 93 min.
Classificação: M/6
Realização
Mike Mitchell
Intérpretes
Mike Myers, Cameron Diaz, Eddie Murphy, Antonio Banderas, Julie Andrews, Justin Timberlake, Jon Hamm

Sinopse
Depois de derrotar uma dragão maléfico, resgatar uma bela princesa e salvar o reino dos seus sogros, que pode um ogre fazer? Bem, se fores o Shrek, de repente és um pai de família, completamente "domesticado". Em vez de assustar os aldeões, como costumava fazer, o relutante Shrek passa agora a vida a dar autógrafos em forquilhas... Terá este ogre perdido a sua raça? Saudoso dos bons velhos tempos em que se sentia um "ogre à séria", Shrek é levado a fazer um pacto com o falinhas mansas, Rumpelstiltskin. Subitamente, Shrek vê-se numa distorcida versão alternativa de Bué-Bué Longe onde os ogres são perseguidos, Rumpelstiltskin é rei e o Shrek e a Fiona nunca se conheceram. Agora depende de Shrek desfazer o mal que fez, na esperança de salvar os seus amigos, restaurar a ordem no reino e reclamar o seu Verdadeiro Amor.

Recebido via email
Para mais informação consulte o sítio da Câmara


Municípios não aceitam mais cortes nas transferências

Coimbra, 30 de Setembro, - Confrontados com o anúncio das medidas que irão enformar o Orçamento de Estado para 2011, os Municípios portugueses reiteram, como o afirmaram em Julho passado, que não aceitam qualquer corte nas transferências para as autarquias já que não contribuíram, em nada, para a situação em que se encontram as contas públicas.

O Governo tem de assumir as suas responsabilidades, uma vez que os Municípios têm-se empenhado na superação do deficit público, um esforço que, segundo o INE, corresponde a 77% enquanto que o Governo se queda apenas nos 15%. Este esforço dos Municípios tem de ser tomado em consideração sob pena da maioria das Câmaras Municipais entrar em exigência de reequilíbrio financeiro, com as graves consequências que isso acarreta.
Por outro lado, este corte nas transferências que o Governo pretende introduzir no próximo Orçamento afectará todo o investimento público uma vez que, como é sabido, ele é feito na sua larga maioria pelos Municípios. Paralelamente, estas medidas vão pôr em causa a execução do QREN – quer nos investimentos municipais, quer da administração central – pelo que o Governo terá de renegociar com a maior brevidade possível o calendário de utilização destes apoios junto da União Europeia.

Deixar uma última nota para o facto dos Municípios portugueses acolherem, também eles, com muita preocupação estas medidas agora anunciadas pelo Governo. Os Municípios estarão, como sempre têm estado, ao lado das suas populações, solidários e activos na prossecução dos seus interesses e das suas legitimas preocupações. Os Municípios portugueses, com o sentido de responsabilidade que sempre orienta a sua acção politica, não vão virar costas à resolução de um problema que se antevê de extrema dificuldade, mas não conseguem fazer milagres e resolver situações que não são da sua competência.


Fernando Ruas,

Presidente da ANMP

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A República vai fazer 100 anos


domingo, 26 de setembro de 2010

Nova escola para bombeiros sediada em Viana do Alentejo




Foi ontem inaugurada a Unidade Local de Formação de Bombeiros de Viana do Alentejo, que servirá essencialmente os soldados da paz do distrito de Évora.
A cerimónia decorreu no quartel da Associação Humanitária da vila, destacando-se as as presenças do secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, da Governadora Civil do Distrito de Évora, Fernanda Ramos, do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, José Francisco Estopa, do comandante dos Bombeiros de Viana do Alentejo, Francisco António Magro e restante corpo de Bombeiros, de representante Autoridade Nacional de Protecção Civil e do Presidente da Escola Nacional de Bombeiros, José Augusto Carvalho.
.

A escola alentejana contará com dois campos, um situado na serra de Viana para treinos de incêndios florestais e outro nas imediações do quartel para treinos de incêndios urbanos e industriais. "A formação hoje em dia é essencial e deve aproximar-se dos bombeiros" disse ao CM Vasco Franco, que admite a necessidade de continuar a investir nos homens e nos meios, apesar dos tempos de contenção de despesas.

Esta infra-estrutura representou um investimento de cem mil euros, suportado pela Câmara de Viana do Alentejo e pela própria Associação Humanitária, e resulta de uma parceria com a Escola Nacional de Bombeiros.


Viana do Alentejo no centro de actividade da Federação Distrital do Parido Socialista

Capoulas Santos candidata-se a Presidente da Federação Distrital do PS

Hoje, pelas 18.00 horas, na Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, o eurodeputado socialista e antigo ministro da agricultura Capoulas Santos, apresentará aos militantes e simpatizantes do Partido Socialista o seu Programa de Candidatura à Presidência da Federação Distrital de Évora do Partido Socialista.

No dia 23 de Outubro terá lugar em Viana do Alentejo, um dos últimos municípios conquistado pelo PS, mais um Congresso da Federação, que irá aprovar o programa de acção e eleger os dirigentes distritais do PS-Évora para os próximos dois anos.

Sob o lema, "Connosco o Alentejo Conta", o montemorense Capoulas Santos vai candidatar-se à presidência da Federação de Évora do PS, cargo até agora ocupado pelo presidente da Câmara de Portel Norberto Patinho, que já anunciou não se recandidatar por motivos pessoais.

Segundo uma nota de imprensa o deputado europeu é “apoiado pelos mais destacados militantes do distrito de Évora”, inclusivamente o presidente cessante Norberto Patinho “e conta com o apoio da totalidade dos lideres das estruturas concelhias do PS e da JS e da organização das Mulheres Socialistas distritais, que consideram essencial uma candidatura forte para consolidar e ampliar a posição liderante do PS no distrito de Évora”

Actualmente Deputado Europeu, Capoulas Santos, 59 anos, tem um largo currículo no PS onde desempenhou vários cargos dirigentes a nível local, distrital e nacional, desempenhando actualmente funções de membro do Secretariado da Federação de Évora e de Vice-Presidente da Comissão Politica Nacional do PS. No Parlamento Europeu é membro efectivo da Comissão de Agricultura e Coordenador e porta-voz para os assuntos agrícolas do Grupo Socialista Europeu. É ainda Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar Euro-latino-americana e de dois Inter-grupos relacionados com o Desenvolvimento Sustentável.

Capoulas Santos, que já havia presidido à Federação de Évora entre 1992 e 1996, foi eleito Deputado à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Évora pela primeira vez em 1991, tendo sido reeleito em 1995, 1999 e 2002. Exerceu funções governativas entre 1995 e 2002 nos governos de António Guterres, a última das quais como titular da pasta da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas. Preside à Assembleia Municipal de Évora desde 2002.



sábado, 25 de setembro de 2010

Editorial do boletim municipal - Setembro 2010

Setembro...

1. Setembro é de facto um mês importante no nosso concelho.

Dia 4, início do mês, comemoraram-se os 531 anos da assinatura do Tratado de Alcáçovas.

É o mês da Feira D´Aires, que continua a marcar particularmente a vila de Viana no seu quarto domingo.
No aspecto cultural, além da feira propriamente dita e do seu programa, temos vários dias com eventos diversificados que começam uma semana antes do seu inicio.

No aspecto social, a Feira D’Aires continua a ser a grande feira do concelho, sendo esses dias especialmente movimentados para a população de Viana. Apesar da evolução social ao longo dos anos, ainda continua a haver pessoas que guardam a sua melhor «muda de roupa para usar na feira.
Não digo “para estrear” porque o período não está fácil e os tempos também são outros…
É também nesta ocasião que muitas pessoas com raízes familiares nesta freguesia, aproveitam os dias da feira para simultaneamente reverem os seus familiares e amigos.

No aspecto económico, este evento constitui uma montra do nosso concelho para os exteriores, que pretendemos cada vez mais vistosa e com maior consistência.
Desta forma, todos os empresários do nosso concelho deverão aproveitar e mostrar o que de facto temos de melhor.
Setembro é também o mês do início do ano escolar. Por aqui a azáfama é grande para que na hora H tudo esteja a postos neste novo ano.

Gostaria de referir a atenção que a autarquia está a dedicar à Educação, visível desde logo nos arranjos exteriores e interiores de praticamente todas as escolas e jardins de infância do nosso concelho.
Para além das melhorias físicas das instalações e equipamentos, pretendemos também incrementar progressivamente a nossa participação na gestão de conteúdos, de forma a que possamos contribuir para a melhoria das condições de estudo dos nossos jovens, colaborando na sua formação de cidadãos do futuro.

2. O tecido empresarial do nosso concelho, é um dos motores de desenvolvimento que deve merecer a nossa particular atenção.
Por isso gostaria de referir que a Câmara Municipal está a dar-lhes preferência nas aquisições de bens e serviços.
Este executivo transmitiu orientações «a todos os chefes de divisão e respectivos serviços para que nas compras a efectuar pela Autarquia consultem sempre os empresários do concelho.
A opção de compra recairá sobre eles desde que as suas condições estejam dentro de parâmetros razoáveis, ou seja, é possível que a Câmara compre no concelho a um preço superior a outro fornecedor externo. No entanto, estas diferenças deverão ser mínimas, uma vez que também a Câmara necessita de conter as suas despesas.

Todavia, nessas “opções concelhias relativamente mais caras”, consideramos que apesar de podermos estar a comprar mais caro a um empresário do concelho, estamos dessa forma a investir e a contribuir para que esse empresário se mantenha activo e que eventualmente mantenha também, ou possa até aumentar, o número de postos de trabalho do seu negócio.

Aconselhamos por isso todos os empresários do concelho a contactarem o sector de compras da Câmara a fornecerem os dados e as condições dos seus produtos e serviços, para que em qualquer momento os serviços da Autarquia estejam informados da oferta actualizada existente .

Uma boa feira para todos e bons negócios!

Editorial do boletim municipal - Setembro 2010

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Feira D'Aires 2010


Foto da capa do boletim municipal - Setembro 2010

Amanhã, sábado "a partir das 10h00, abre as portas ao público a centenária Feira D'Aires. Nesta edição do certame participam 76 expositores de diversas áreas.

Durante três dias 52 expositores de vários sectores de actividade participam no certame que decorre até dia 27 de Setembro, junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires. Entre as actividades que vão estar representadas encontram-se o artesanato, os serviços, os móveis e a decoração, os materiais de construção e a olaria, entre outros. Ao lado fica a tenda da gastronomia com 24 expositores que inclui restaurantes, pastelarias e venda de produtos tradicionais como os queijos, os enchidos e a doçaria.

Na tenda da gastronomia, sábado e domingo, haverá animação durante o período das refeições.

No sábado,
às 13h00 e às 21h00, actua Pedro Frias Band. Às 19h00, é a vez de subirem ao palco o Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo e o Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo.

Já no domingo, 26, às 13h00 e às 21h00, passam pelo palco da tenda da gastronomia as Concertina do Vale do Tejo. O Grupo Coral “Os Ceifeiros de Cuba” e o Grupo Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo sobem ao palco por volta das 15h00. Ao final da tarde, a partir das 18h00, decorre na tenda da gastronomia um Festival de Folclore com a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Ereira (Cartaxo), Rancho Folclórico do Bairro da Fraternidade (S. João da Talha) e ainda o Rancho Folclórico “Flor do Alto Alentejo” de Évora.


Num terceiro pavilhão vão ter lugar os espectáculos com Adiafa e Oquestrada. No sábado sobe ao palco o Grupo Adiafa, a partir das 22 horas e, na segunda-feira, os Oquestrada.

No domingo, a Associação Equestre de Viana do Alentejo realiza uma Corrida de Toiros. Em praça vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol de Ana Batista e o praticante Lívio da Silva e ainda os forcados amadores de Évora e Beja.



Profano e sagrado de mãos dadas

Para além da feira franca e dos vários pavilhões dedicados às actividades económicas, à gastronomia e à música, a Feira D’Aires apresenta ainda um programa religioso.
No sábado, às 17 horas, haverá terço no Santuário e duas horas depois, tem lugar uma missa vespertina na Igreja Matriz. Já no domingo continua o programa religioso com missa às 10 e às 12h00 no Santuário. À tarde, por volta das 17 horas, realiza-se o terço e procissão no Santuário. No último dia de feira, 27, haverá novamente missa no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires por volta das 18 horas.
Recorde-se que o certame, que alia o profano ao sagrado, comemora nesta edição 259 anos"

Retirado do site da Câmara


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Águas de Portugal tem 400 carros de luxo para trabalho e fins pessoais



Águas de Portugal não considera que os seus carros personalizados sejam topo de gama e diz que as finanças da empresa estão bem

Os gestores e quadros intermédios das Águas de Portugal estão a receber novos carros. A empresa conta com 400 viaturas personalizadas e só este ano, já foram substituídos 34 carros. A empresa explica: é que, apesar de o país estar em crise (especialmente as contas públicas), esta empresa (pública) não está.

A notícia foi inicialmente avançada pelo «Correio da Manhã». O jornal escreve, na edição desta quinta-feira, que a maioria dos carros personalizados da empresa são de gama alta, que só o presidente gastou quase 13 mil euros com o automóvel e que só no final do primeiro semestre deste ano, contabilizavam-se 1.190 viaturas de serviço contratadas em regime de Aluguer Operacional de Viaturas (AOP), das quais 388 são viaturas personalizadas.

TVI24


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Com a Feira D'Aires aproxima-se o Outono

Todos os anos os trabalhadores da Câmara Municipal de Viana do Alentejo sabem muito bem o que fazer para preparar condignamente a centenária Feira D'Aires.

Os trabalhadores da Câmara não precisam que os mandões do antigo regime, por tudo e por nada, soprem sem fôlego, a partir do Pincarinho de S. Vicente, vuvuzelas aos seus ouvidos.

A oligarquia do antigamente, desesperada, envia recados viperinos codificados nos seus blogues, com algoritmo Morse de primeira geração, facilmente decifrável, e aproveita o espaço público para ferroar alguns dos seus camaradas.

Perdido por um, perdido por cem, corroídos de hérnias discais, desnortearam completamente, pois sabem que o tapete de seda, em que vaguearam durante anos, foi finalmente arrancado abruptamente, por ordenança da Soeiro Pereira Gomes.



Cirque Du Soleil - Alegria


Panorâmica 1
DSCN2049
DSCN2047
DSCN2037

sábado, 18 de setembro de 2010

Greve Nacional dos Trabalhadores da Administração Local


Retirado do site do STAL

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Uma aldeia Afegã





















Cine-Teatro Vianense: 17 a 21 de Setembro

Sexta-feira, 17 de Setembro, pelas 21:30 horas
"A Saga Twilight – Eclipse"


País: EUA

Género: Fantástico, Romance, Terror
Duração: 124 min.
Classificação: M/12
Realização
David Slade
Intérpretes
Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Nikki Reed, Dakota Fanning, Bryce Dallas Howard, Cameron Bright, Sarah Clarke

Sinopse
Bella (Kristen Stewart) volta a estar no centro do perigo quando Seattle é devastada por uma série de mortes misteriosas e um vampiro rancoroso continua a persegui-la em busca de vingança. É neste cenário que Bella terá de escolher entre o amor por Edward (Robert Pattinson) e a amizade com Jacob (Taylor Lautner) - sabendo que a sua decisão irá inflamar a eterna batalha entre vampiros e lobisomens. Com a aproximação do dia da sua graduação, Bella é confrontada com a decisão mais importante da sua vida.

Espectáculos do "Viana em Festa", programados para o Cine-teatro

“Concerto da Banda da Sociedade União Alcaçovense” * Sábado, 18 de Setembro * 21:00 Horas


“Encontro de Escolas de Ballet” * Domingo, 19 de Setembro * 16:00 Horas


“Peça de Teatro “Se o Mundo Fosse Bom, o Dono Morava Nele”” * Segunda-feira, 20 de Setembro * 21:00 Horas


“Espectáculo de Fado e Flamenco” * Terça-feira, 21 de Setembro * 21:00 Horas


Recebido via email

Para mais informação consulte o sítio da Câmara


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lixo por varrer: recordar é viver



Na sessão da Assembleia Municipal realizada a 30 de Dezembro de 2009, segundo afirmou um membro da CDU, agora de olhos abertos, havia ruas em Viana que não são varridas há dez anos.

Portanto, nós v
amos recordar esse momento, passado em animada reunião solene:

.. “ O senhor Presidente da Câmara apresentou o mapa de pessoal para 2010, o qual faz parte integrante do orçamento municipal. O referido mapa contém a indicação do pessoal ao serviço bem como o que se prevê vir a contratar ao longo de 2010, quer na modalidade de relação jurídica por tempo determinado quer por tempo indeterminado.

O membro João Garcia referiu que da análise que fez do documento parece-lhe existir falta de pessoal operário. Disse que a Junta de Freguesia de Viana e a Câmara têm que resolver o problema da limpeza urbana pois aqui não existe uma equipa eficaz como a que existe em Alcáçovas.

Referiu ainda que há eucaliptos a nascer na via pública pelo que este problema tem que ser solucionado porventura através de uma revisão do protocolo de delegação de competências para a Junta de Freguesia. Pelo que expôs, voltou a afirmar a sua convicção de que o pessoal operário é insuficiente. Disse ainda que não houve qualquer sinal de atenção para com esta matéria pois podia por exemplo já ter sido comprada uma varredora.

Lamentou o estado em que a vila se encontra pois quem é amigo de Viana não gosta de a ver assim, nomeadamente com ruas que não são varridas há dez anos como é o caso da Zona Industrial.

O senhor Presidente da Câmara, acerca desta intervenção, reportou-se ao mapa de pessoal para 2009 e referiu que para o Sector de Parques e Jardins estava prevista a admissão de três pessoas enquanto que no mapa para 2010 e para o mesmo sector está prevista a admissão de cinco. Perguntou o senhor Presidente da Câmara ao membro João Garcia se é amigo de Viana só há dois meses pois até essa altura era Presidente da Assembleia Municipal e não há registo de que no ano passado tenha tido uma intervenção deste tipo quanto ao mapa de pessoal.

O membro João Garcia disse que ao colocar estas questões está somente a querer discutir os assuntos em apreço mas ao que parece as suas intervenções não estão a ser bem recebidas"…

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Limpeza do mercadillo de caballos mulos y asnos, e dos acessos à Senhora D'Aires

Depois da limpeza do mercado dos muares, junto à Senhora D'Aires, e da desmatagem nas bermas dos caminhos de acesso ao Santuário, deu-se um passo muito importante na valorização do mercado das bestas, tão acarinhado pelo Vereador da oposição com o mandato suspenso, Senhor Estêvão Pereira.

Acreditamos ser possível manter este nível de limpeza durante todo o ano, e não apenas quando se aproxima a Feira D’Aires.

Nesta caminhada pela terra, esperamos veemente a requalificação do espaço envolvente ao Santuário Mariano, bem como a conservação e recuperação do conjunto edificado, e do respectivo espólio.
Neste capítulo, a Igreja, como proprietária do Santuário e de parte da área circundante, tem um papel muito importante na persecução deste almejado objectivo.


Mercado das bestas - tudo aprontado














  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO