sexta-feira, 1 de maio de 2009

Maio em Vários Países

"Os protestos e as manifestações violentas assinalaram as primeiras horas deste dia Primeiro de Maio, dia internacional do trabalhador, em países tão diversos como a Alemanha, a Turquia, Taiwan e a Coreia do Sul.

Berlim e Hamburgo foram cenário de graves incidentes, com dezenas de pessoas feridas e a capital alemã transformada em autêntico cenário de batalha campal: contentores virados, pedras e garrafas pelo ar, autocarros e transportes públicos vandalizados, montras partidas e paragens de autocarro arrancadas.

Segundo a polícia berlinense, pelo menos 29 polícias ficaram feridos e 12 cidadãos foram detidos depois de uns 200 manifestantes, que gritavam palavras de ordem contra o capitalismo, terem apedrejado os guardas no bairro de Friedrichshain, no Leste da cidade.


Em Hamburgo ficaram feridos três agentes, quando no bairro de Schanzenviertel radicais de esquerda atacaram as instalações de uma instituição bancária e incendiaram alguns contentores de lixo.

Na Turquia, o centro de Istambul converteu-se de igual modo em cenário de batalha campal, com a polícia a recorrer a canhões de água e a granadas de gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes. A televisão mostrou homens com máscaras a lançarem pedras e cocktails molotov contra a polícia e a partir as montras de agências bancárias e de supermercados. A polícia teve de cortar o trânsito na Praça Taksim, daquela cidade

Na França, as oito principais organizações sindicais convocaram manifestações de protesto contra a forma como a economia está a ser gerida pelo Presidente Nicolas Sarkozy."

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1377929


Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO