quinta-feira, 7 de maio de 2009

A Dinâmica dos Blogues Concelhios

Em resposta à desilusão manifestada pelo Sr. Roberto Vinagre, no seu último post, "Os Blogs..."., editado no blogue: “Como as Marés”,.em 05 de Maio de 2009.



Todos os blogues, tal como tudo na vida, foram concebidos com determinados interesses, todos eles políticos, já que tudo o que fazemos e como o fazemos afecta a nossa vida e a daqueles que nos rodeiam. Comparando a actual realidade, com a existente há quatro ou cinco anos atrás, teremos que concordar que, com todos os defeitos que possam ter, a conturbada existência dos blogs é bem melhor que a pardacenta realidade que existia então.

Através destes instrumentos, bem ou mal, as comunidades concelhias têm sido abanadas. Nos blogues aparece escrito muito daquilo que o cidadão comum pensa, mas ainda tem receio de exprimir abertamente. Sim, ter opinião, especialmente quando ela vai contra os interesses instalados, provoca retaliações por parte das elites políticas no poder.

Por causa dos baixos níveis de cidadania existentes e um pouco por culpa de todos nós, essas elites habituaram-se a fazerem o que, quando e como quisessem, sem se sentirem obrigadas a discutir com os munícipes de forma clara e honesta as suas iniciativas. Daí o incómodo sentido por estes grupos de interesses associados, ao verem postas em causa nos blogues as suas decisões, ou a falta delas.

Afinal os blogues espelham em parte a nossa realidade sociocultural, mais não se poderia esperar. E repare, até a equipa em quem depositámos a gestão dos nossos interesses, optou pela criação de dois blogues anónimos. Lá, mais que em qualquer outro, todos os textos publicados e praticamente todos os comentários, são anónimos. Nunca vimos um dos nossos mandantes descer ao nível dos mortais, defendendo a sua perspectiva e assinando por baixo. Também não os vimos, pedagogicamente como era a sua obrigação, orientarem a discussão para a área do debate de ideias. Porquê?

Arrisco afirmar que assistimos aos primeiros passos do nascimento no nosso Concelho de algo importantíssimo em democracia, a opinião pública. Não estará a ser um parto muito bonito, mas a nossa realidade também não o é.

Cumprimentos cordiais

Leonardo Parvo

Recebido por email

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO