sexta-feira, 21 de maio de 2010

El Pinocheo



O auto-suspenso vereador Estêvão volta a dar de sua graça após um período em que, no seu blogue oficial, de seu nome, o seu nome, nos deliciou com música e muito futebol.
Faz questão de sublinhar logo no primeiro parágrafo que isto dos blogues é coisa que não lhe tira o sono (embora já tenham ajudado a tirar-lhe outras coisas), subentendendo limitar-se a dar-lhes uma vista de olhos de vez em quando.

Num tom (quase) de estadista que lhe terá ficado doutros tempos, abre uns parênteses para mostrar que lá no fundo, no fundo é um de nós, mostrando que tem sentido de humor ao gracejar à volta das suas generosas formas. Ainda sobre os blogues, um pouco mais à frente, talvez por distracção, acaba por reconhecer que “tempos houve em que me faziam mais mossa”, enfim!

Feita a introdução atira a matar questionando o desaparecimento do Partido Socialista, na sequência da estratégia de colocar dentro do mesmo saco os Independentes, Socialistas, Sociais-Democratas, Comunistas e Outros que elegeram Bengalinha Pinto. Um remake do fraco argumento do filme estreado antes das eleições. Mau argumento, má realização, maus actores - não levou o Óscar.

Antes de se debruçar sobre o tema principal, os vis anónimos, insurge-se contra essa sua genial invenção, os Tudólogos e volta a bater no ceguinho, falando de forma depreciativa da Barbearia Ideal, é natural.
Contínua, referindo-se especificamente aos anónimos, dizendo que “enquanto as coisas continuarem neste pé, temos uma situação um bocadinho desigual”. Não percebo esta frase, as coisas sempre foram e vão continuar assim. É essa a forma da blogosfera funcionar e não me refiro à blogosfera do concelho, da região ou do País, é assim que os blogues funcionam no Mundo todo, que raio, ao fim deste tempo todo ainda não percebeu?

Depois, mais anónimos para aqui, anónimos para ali e quase a terminar diz: “o exemplo que estão a dar aos seus filhos é o de uma sociedade cobarde, e isso os deveria enojar enquanto pais e educadores”, etc, etc. Isto tudo para chegar onde lhe interessava. Demonstrar que no meio desta canalha toda é ele e só ele, o cidadão cumpridor, o autarca modelo, o pai exemplar, o esposo dedicado. É isso que está subentendido, não só neste texto mas em toda a linha editorial do seu blogue oficial, onde tenta passar uma imagem que não encaixa de forma alguma na realidade presenciada e vivida pelas pessoas que com ele privaram ao longo dos anos.

É verdade que com a sua vida privada ninguém tem nada a ver mas sinceramente, no que toca à educação dos meus filhos, dispenso consultas à distância. Quanto à sua vida pública já julgo ter alguma coisa a ver, atendendo às responsabilidades que o senhor teve na gestão dos interesses do concelho e especialmente quando o vejo esforçar-se para vestir a pele da ovelha, batendo uma vez mais na tecla da vitimização, num processo que se adivinha de reciclagem.

Custa-me principalmente vê-lo neste papel de santo, armado em cara de pau, tentando fazer crer às pessoas que não faz comentários anónimos, nunca fez, nem nunca faria canalhices desse género. Custa-me porque sei que não é verdade. E nem é preciso estar com grandes artifícios tecnológicos para o provar. É conhecida a peculiar forma de arrumar os pensamentos na escrita que o queixoso tem, são inúmeros os exemplos conhecidos. A escrita de cada um de nós é uma espécie de impressão digital, através dela o leitor atento, instruído pelos muitos textos disponíveis da sua autoria, apercebe-se facilmente de muitos dos comentários que o seu punho redigiu.

Finalmente, os blogues de grande nível, amigos do cidadão Estêvão, o Tal Viana, o Parte no Caixote e o Portanto Pá, esses sim, são ou foram os grandes instrumentos de promoção do anonimato na blogosfera concelhia. Deles nunca se conheceu o dono, neles nunca se viu sequer um poste assinado.

Um Anónimo Porque Sim !!!

Entregue em mão na Barbearia.

7 Comentários:

Anónimo disse...

O homem de repente acordou do coma e ainda pensa que é presidente de alguma coisa, deviam mandar fazer uns postais com o tipo, com as ruas de viana em fundo. Eu também consigo encher o frigorifico de coisas umas que fazem falta e outras que é só pra encher, mas se não lavar a louça, não tenho onde comer.

Metam o homem no lar.

Anónimo disse...

Para além de mentiroso e maniento que sempre foi é o maior culpado da CDU ter perdido as eleições e também mente quando diz que nunca pensou que ia perder as eleições porque nos últimos tempos que esteve na câmara manobrou para deixar a coisa toda armadilhada que ouve muita gente que percebeu e agora está sozinho com a sua amiga Rita com quem se encontra muitas vezes. Deixem lá passar mais algum tempo que as pessoas vão perder o medo e há muitas coisas que se vai saber porque se ele gostasse do concelho ajudava neste tempo de crise mas ele está a fazer o jogo da destruição porque ele pensa que as pessoas porque não estudaram são todas estúpidas e que depois o vão buscar outra vez.

Anónimo disse...

mas ele não precisa de ajudar, porque a malta do PS era toda tão inteligente.dizia o polvorosa que eram só pessoas medíocres, diz o parvo do peixe banana, que não dão uma prá caixa e agora querem ajuda?
o tempo que o Potes Pacheco perde com esta gracinha dos blogues, se o perdesse a fazer alguma coisa já tinham muita obra feita.
Só que os senhores tão concentrados só no Estêvão e na CDU, e esquecem-se que são vocês é que lá estão, são vocês que teem de mostrar trabalho, porque até agora ainda ninguém viu nada.
Deixem o passado, concentrem-se no presente e olhem para o futuro, mas digo futuro do concelho, não o vosso futuro porque desse vocês já trataram.
Trabalhem e mostrem o lado prático da politica, porque nós só temos visto o lado teórico.
conversa, conversa e mais conversa, e trabalhinho que é bom, nem vê-lo.

Anónimo disse...

Era preciso um nome e não Finezas para este texto e Blog poderem ter alguma credibilidade. Assim não têm nenhuma e a cobardia continua a im perar por aqui. Tudo o resto que escrevem, perde o valor exactamente por isso, pela cara escondida e porque não têm coragem de dar a cara, assim podem dizer tudo, como os parvos.

Anónimo disse...

De tão parvos que fomos nem sabiamos bem como era o velho proverbio do quem tem um olho é rei, ensinaram-nos que quem tinha a barriga maior é que era o rei e a gente acreditou. Ia assinar mas assim deixava de ser parvo e ignorante.

Anónimo disse...

Gente pequenina, preocupada com coisa insignificantes, é o que nós somos. Eu, tu ,nós. No próximo tique-taque do tempo estaremos mortos, até lá continuaremos a ser mesquinhos e miseráveis, é a nossa condição animalesca, humana, dizem alguns.

Anónimo disse...

Compreendo o anterior comentador, seria o tipo de interacção ideal.
Mas, ao acomodarmo-nos "com coisas insignificantes", até irmos, num breve suspiro que é a vida, para a terra que nos há-de comer, passariam por nós todos aqueles que para eles todo é significativo. Isto é, até ao tal tique-taque final, veríamos os nossos filhos serem canibalizados por esses pastores.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO