domingo, 31 de janeiro de 2010

Anti-comunista primário, eu


Foto publicada por Barbearia Ideal

“Uma das características mais curiosas dos comunistas portugueses é a atitude que têm em relação a quem ouse dirigir-lhes uma crítica, podemos ser anti-tudo mas se rejeitarmos o seu modelo de sociedade somos logo apelidados de “anti-comunistas primários”, como se nos estivessem a lançar o estigma de hereges ou de anti-cristos. Se não formos “democratas” (a designação dada aos não comunistas simpáticos) somos condenados à fogueira, casos perdidos sem direito a lugar no seu reino dos Céus. ..

….No léxico do PCP os “anti-comunistas primários” estão para além do lúmpem proletariado. Há os comunistas e, entre estes, a classe operária que por não ter sido conspurcada pela riqueza tem as funções de líder do proletariado. Depois estão os que não sendo comunistas são simpáticos para com o PCP, aquilo que no passado foi o MDP/CDE, são os designados por “democratas”. Por fim, estão os outros e de entre estes os piores de todos, os que ousam dizer não ao PCP, esses são os perigosos, não são reeducáveis nem irrecuperáveis, são os “anti-comunistas primários”.
....

...Dizer que a CGTP devia ser a única central sindical e admitir que o controlo exercido pelo PCP é uma garantia da defesa dos interesses dos trabalhadores dá-nos quase direito a uma entrada à borla na Festa do Avante mais uma sandes de courato no pavilhão do Centro de Trabalho do Feijó, mas insinuar que o controlo da central visa condicionar as lutas laborais aos objectivos políticos do PCP já nos condena à excomungação.


Constatar que a China apresenta progressos ou que Cuba é a terra dos nossos sonhos cai bem aos militantes do PCP que nos passam a considerar pequeno-burgueses recuperáveis, mas se lembrarmos que os trabalhadores chineses vivem num capitalismo sem regras ou que os agricultores cubanos só agora conquistaram o direito de comparar um par de botas fica logo o caldo entornado...."

Visto no blogue “O Jumento” – Ler o artigo completo


5 Comentários:

Anónimo disse...

Se hoje o anti-comunismo “primário” começa a ganhar adeptos no nosso concelho, tal ficará a dever-se, quase que exclusivamente, à acção de “comunistas” locais cuja identificação se não torna necessária por serem de todos sobejamente conhecidos, que mandaram às urtigas os pressupostos ideológicos que supostamente formatam o Partido Comunista Português e fizeram o que fazem a maioria dos militantes e simpatizantes de qualquer partido político:trataram da sua vidinha, procurando vantagens para si e para os seus!
Longe vão os tempos em que Cunhal escrevia sobre a pretensa “superioridade moral” dos comunistas. Afinal eles são como toda a gente, move-os a procura da fortuna e do poder… Procura essa que eu até entendo como legítima! O que já não considero legítimo é negarem-na aos outros…

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Concordo plenamente com o seu comentário. Que diriam os camaradas se alguém que não o ..... tivesse avós com casas cheias de criados e criadas ? No caso dele foram oa maternos e os paternos.
Chamar-lhe-ia FASCISTAS, como chamaram a tantos e por menos razões.
Que dizer então do camarada ....... - Empresário /Comunista? Quantas voltas não deram já o Marx e o Lenine, nos túmulos, dada a enorme contradição disto tudo. Quando menino e moço foi militante do PS, mas depressa aprendeu que por ali não atingia os seus objectivos - talvez com recomendação do exmo. sogro - mudou-se de armas e bagagens para o PCP. Militância ou ambição!...Lembro-me de o ver em cima duma galera no tempo da famigerada REFORMA AGRÀRIA, incitando os outros às ocupações. Tendo em conta o seu ideário, quantas propriedades dele, não estarão em condições de serem ocupadas também. Além de por via de não pagar aos funcionários estar em condições de ir parar a CAXIAS, onde os da sua laia,por menos meteram alguns, como o Engº Cappas e Sousa, cujo crime foi o de ser proprietário agrícola.
Que diria ele dum caso semelhante ao da CASA DAS AMBULÂNCIAS, em Alcáçovas, feito por outros ?
Então e o ........ ? Que grande trajecto... Militante e autarca doPS em determinada altura da sua vida.Escriturário da Cooperativa das Galerias, enquanto o pai era dirigente da mesma. Fartou-se de lhe sair o totobola, por essa altura. Pudera... Admira-me bastante agora não lhe sair o Euromilhões. Será que não precisa de jogar? Tendo ocupado o lugar de vereador,com uma empresa de projectos e construção civil,já não será necessário jogar no Euromilhões, porque o amigo Arquitecto ....... tratou de lhe facilitar as coisas.
Muitas coisas mais poderia dizer, mas não quero gastar a artilharia toda duma vez. Talvez volte a este Capítulo,se a situação o justificar.

Mestre Finezas disse...

Foram apagados os nomes de quatro personagens referidos no comentário anterior.

Anónimo disse...

Esses pontinhos, desde as eleições que têm andado muito desaparecidos!

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO