domingo, 31 de maio de 2009

Bella Ciao

Bella Ciao é uma canção tradicional da resistência italiana contra o fascismo e o nazismo durante a 2.ª guerra mundial. Desde aí, foram compostas inúmeras versões por vários cantores e grupos de várias nacionalidades.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Blogue da Candidatura Bengalinha Pinto: O Segundo Post


Que assuntos ou temas deverão ser objecto de uma campanha eleitoral autárquica?
Somos frequentemente abordados com sugestões sobre esta matéria e sobre o tipo de campanha que deveremos implementar.
Pessoas há que consideram que não devemos criticar ou falar das outras candidaturas, dos seus projectos, dos eventos que levam a cabo, referindo e divulgando apenas os aspectos estritamente relacionados connosco: as nossas perspectivas, as nossas propostas, os nossos assuntos….
Outros incitam-nos a trazer para o debate político todos os aspectos possíveis e imaginários, ou seja, as falhas do adversário, os seus precalços, a sua vida pessoal, “valendo tudo”.
Em nosso entender, “nem oito, nem oitenta…”. O facto de pretendermos realizar uma campanha pela positiva não quer dizer que não critiquemos ou apontemos os erros de gestão dos nossos adversários políticos, particularmente do catastrófico executivo autárquico actual – CDU, tendo em conta que o seu desempenho, especialmente dos últimos 4 anos, irá ser sufragado nas próximas eleições autárquicas.
Queremos, todavia, afirmar que não enveredaremos pelo caminho do ataque pessoal ou da devassa da vida privada de cada um, quando tal nada tenha a ver com o domínio público.
Consideramos que as batalhas políticas que se travam com respeito pelo adversário nos trazem vitórias mais consistentes.
Acreditamos que nos respeitarão mais, se mostrarmos respeito, que nos apoiarão mais pelas qualidades que temos do que pelos defeitos dos outros.
Contudo, não nos esqueceremos de informar toda a gente dos fracassos dos nossos adversários no que respeita ao trabalho que não foi feito, mas que foi prometido por eles.
Concluindo, podemos afirmar que esta candidatura irá realizar uma campanha pela positiva, não se abstendo de efectuar as suas críticas, os seus comentários e responder a alguma desinformação, considerando o momento e o local mais adequados, com educação respeito e elevação, nem que para isso tenhamos que ignorar (dentro do possível) determinado tipo de comentários que, por vezes, mais não são do que simples “dores de barriga”, e por isso passarão naturalmente...
Esperamos evidentemente que este esforço seja comum a todas as candidaturas, de forma a que a nossa população não se desmotive e se afaste ainda mais dos aspectos políticos da nossa comunidade.


Publicado por Bengalinha Pinto, Quarta-feira, 27 de Maio de 2009



quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dias Loureiro dá Aula de Gestão Financeira




quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Inevitabilidade das Revoluções

As revoluções não são factos que se aplaudam ou que se condenem. Havia nisso o mesmo absurdo que em aplaudir ou condenar as evoluções do Sol. São factos fatais. Têm de vir.
De cada vez que vêm é sinal de que o homem vai alcançar mais uma liberdade, mais um direito, mais uma felicidade.
Decerto que os horrores da revolução são medonhos, decerto que tudo o que é vital nas sociedades, a família, o trabalho, a educação, sofrem dolorosamente com a passagem dessa trovoada humana.
Mas as misérias que se sofrem com as opressões, com os maus regímens, com as tiranias, são maiores ainda.
As mulheres assassinadas no estado de prenhez e esmagadas com pedras, quando foi da revolução de 93, é uma coisa horrível; mas as mulheres, as crianças, os velhos morrendo de frio e de fome, aos milhares nas ruas, nos Invernos de 80 a 86, por culpa do Estado, e dos tributos e das finanças perdidas, e da fome e da morte da agricultura, é pior ainda.

As desgraças das revoluções são dolorosas fatalidades, as desgraças dos maus governos são dolorosas infâmias.

Eça de Queirós, in 'Distrito de Évora', 9 de Maio de 1867

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A Rua dos Açougues em Alcáçovas


Este é o estado em que se encontra há largos meses a Rua dos Açougues, motivado pelas movimentações de máquinas que operaram na urbanização anexa.


A referida urbanização de iniciativa particular aparenta estar concluída, apesar de não se vislumbrarem vestígios de futuras construções, contudo o piso da rua degrada-se com o passar do tempo, sobretudo desde o Inverno passado em que ficou quase intransitável.


Quando se aprontam reparações nos locais com maior visibilidade (os que dão votos), espera-se que os senhores da Câmara e Junta se lembrem que a Vila de Alcáçovas não termina na Praça da República e ruas adjacentes.


Zé do Poço Novo


Sim, é impossível fazer pior!

domingo, 24 de maio de 2009

Entrevista de Manuela Moura Guedes a Marinho Pinto

Textos retirados de comentários em Troca o Passo:

Dylan 23/05/2009 às 6:52 pm

“Em nome da transparência”

"António Marinho Pinto é mais do que apenas o bastonário da Ordem dos Advogados. Este homem do norte é polémico quanto baste, porque não dizer provocador. No entanto, é um combatente de causas que chama “os bois pelo nome”. É frontal, intrépido, solidário, talvez o último dos românticos que tenta colocar a justiça num patamar a que todas as classes sociais acedam. Fundamentalmente, aquilo que uma verdadeira política de esquerda deveria preencher. Pôs em sentido a magistratura portuguesa fazendo uma clara distinção de tarefas: incompatibilidade entre a advocacia e a política, ou seja, não pode continuar a haver manigâncias entre o poder político legislativo e a profissão de advogado. Denunciou aquilo que todos sabemos – o país tem o triplo dos advogados que necessita. Precisamos de pessoas deste calibre, de sólidos princípios, que deixem os tiques de superioridade e passem a estar junto do povo, dos ajustiçados. Isto é o que se chama um Estado de Direito."


Anthony Fulton Smith 24/05/2009 às 12:12 am

"Ao rever a gravação completa, expresso mais uma vez a minha surpresa pela notória falta de profissionalismo de Sra. Moura Guedes. Esta foi obviamente mais uma de suas “entrevistas” claramente encomendadas onde imperou a sua falta de preparação jornalística, de dignidade no tratamento do entrevistado e de respeito pela própria classe informativa. Pergunto porque esta Sra. não é afastada da informação, se dá repetidas provas de falta de profissionalismo? Também não compreendo a impunidade de TVI e sua direcção: quem julga o comportamento das televisões em Portugal? Só Canal 1 e SIC são obrigados a apresentar qualidade e responder perante a lei? Parece haver um complexo relativamente a TVI cujo director ignora o mau trabalho de sua mulher."

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Another Brick in the Wal - Pink Floyd


quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Mistificação dos Rankings Escolares (2008)


"Estabelecer uma correlação directa, como a imprensa faz todos os anos, entre os resultados nos exames do secundário e a excelência educativa já é um passo arriscado. Fazê-lo, juntando na mesma listagem, e sem nenhuma ponderação, escolas onde os alunos provêm de ambientes familiares de baixo capital cultural e económico com as escolas onde estudam os filhos da elite é uma lamentável mistificação que não acrescenta nenhum esclarecimento sobre o trabalho das escolas e os níveis de aprendizagem dos alunos. É um poderoso instrumento de marketing das escolas privadas e pouco mais. Mas, curiosamente, se há critério que uma leitura mais atenta dos rankings nos permite é vislumbrar a força do meio social nos resultados escolares. Este mapa distrital dos resultados, descoberto através do País Relativo, chama-nos a atenção para a verdadeira dicotomia. Mais do que escolas privadas e públicas, existe um fosso entre os bons resultados dos alunos das escolas do litoral e os das escolas do interior.

Peguemos no exemplo do Colégio São João de Brito. Este estabelecimento, que há mais de seis anos que não sai dos cinco primeiros lugares do ranking, pertence à Companhia de Jesus. A Companhia de Jesus tem mais dois colégios e afirma que a qualidade educativa e formação de professores são idênticas em todas as escolas. A diferença é que o Instituto Nun´Álvares, em Santo Tirso, e o Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, Coimbra, têm um contrato de associação com o Estado que os obriga a aceitar alunos de todos os estratos sociais. Se a única diferença é o meio social e a localização mais periférica, vale a pena comparar os seus resultados. O Colégio São João de Brito aparece em quarto lugar no ranking, o Colégio da Imaculada Conceição em 75.º e o Instituto Nun´Álvares em 161.º lugar. Não se pense que é um resultado fortuito. É assim desde sempre. O ano passado o São João de Brito ficou em 3.º, o Nun´Álvares ficou em 177.º e a Imaculada Conceição em 91º.

No dia em que todos os colégios da Companhia de Jesus tiverem os mesmos resultados escolares que o selecto São João de Brito, com quem partilham o projecto educativo e métodos de ensino, estou disposto a discutir as vantagens das escolas privadas e a sua suposta excelência. Até lá, mudem o disco e procurem as causas para o insucesso escolar nacional noutro lado que não o habitual chavão do facilitismo e experimentalismo das escolas públicas"

http://arrastao.org/educacao/a-mistificacao-dos-rankings/


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Aguiar - Primeiro-Ministro Inaugura Unidade de Cuidados Continuados Integrados

"O primeiro-ministro prometeu que os cuidados continuados de saúde vão chegar «muito rapidamente» a todo o país, uma promessa feita na inauguração de uma nova unidade de cuidados continuados, um lar privado no concelho de Viana do Alentejo.

Em Aguiar, José Sócrates disse que o aumento de três para cinco mil camas afectas a estes cuidados é um objectivo de justiça e solidariedade do país para com os mais idosos e que «de cada vez que inauguramos uma unidade destas não são apenas aqueles que beneficiam dela que ficam melhores».

«Sentimo-nos melhores, porque sentimos que, também com o dinheiro dos nossos impostos, Portugal tem hoje uma resposta melhor para os que deram tudo ao seu país no passado e que agora precisam da solidariedade de todos para poderem encarar com mais optimismo e com mais confiança a sua vida e o seu futuro», acrescentou.

Sócrates explicou ainda que os acordos entre Estado e privados neste particulares têm como objectivo dar o «acesso a estes cuidados de saúde possa ser um acesso livre, que todos tenham acesso a estes cuidados de saúde, tal como impõe a nossa Constituição».

Com a criação desta nova unidade de cuidados continuados, que está funcionar desde Janeiro, foram também criados 21 novos postos de trabalho.

Primeiro-Ministro de Portugal à chegada a Aguiar.

Discursos: Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo; empresário Dr. Florival Pinto; Ministra da Saúde e Primeiro-Ministro de Portugal.

Primeiro-Ministro de Portugal, Governadora Civil do Distrito de Évora e Bengalinha Pinto - Candidato à Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

TSF/Sapo

Fotos e respectivas legendas sacadas em http://polvorosa.blogs.sapo.pt/

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Jardineiro da Escola E.B. 2,3/S Dr. Isidoro de Sousa

Com que desmazelo a Câmara trata da manutenção dos espaços verdes da Escola E.B. 2,3/S Dr. Isidoro de Sousa.

Ao olharmos para dentro daquilo que devia ser um jardim cuidado, deparamo-nos com uma vasta zona de matagal mediterrânico, própria de uma exploração agrícola abandonada.

O que pensam os cidadãos daquele “cartão de visita”, ao passarem e olharem para a nossa Escola - Escola Pública que queremos conservar a todo o custo.

Os seus mais directos utentes: alunos, encarregados de educação, professores e restantes funcionários mereciam mais respeito por parte da Autarquia.

É impossível alguém usufruir dum espaço que está transformado num matagal perigoso!

  • Não existe maior risco de incêndio, agora que as gramíneas estão prestes a secar?
  • A saúde dos jovens e restantes usuários, está salvaguardada no meio daquele bredo?


O que disse o Sr. Presidente da Câmara sobre a Escola. Transcrevemos um trecho da acta n.º 26/2007, de 12/12/2007 :

...."O senhor Presidente relativamente à possibilidade de melhorar o espaço exterior da Escola disse que a Câmara até pode ser “o jardineiro da escola” mas quer efectivamente ser muito mais que isso."..

Sim, é impossível fazer pior!

sábado, 16 de maio de 2009

O Edificio dos Paços do Concelho

O Edifício mais simbólico do nosso Concelho, devia ser mais respeitado por parte de quem tem a responsabilidade de o cuidar.
O desleixo documentado nas imagens, é um mau exemplo para todos nós.



01 -
Bonito cartão-de-visita. O cabelo desgrenhado da velha senhora, sustentado por caridosos filamentos. A firme e corajosa transgressão de todas as normas.
02 - O esparguete virando a esquina. Coerente, o ar condicionado sobre o espaço público. A iluminação “amiga” do ambiente.
03 - O pormenor arquitectónico da caixa da electricidade que assumidamente se projecta sobre o passeio. Aquele fino detalhe da telha lusa que transforma o eléctrico paralelepípedo numa casinha tipicamente alentejana. Os 130 dias de obra que há muito se esvaíram.

«Sim é possível! Fazer melhor»

sexta-feira, 15 de maio de 2009

CDU apresentou os cabeças de listas em Viana do Alentejo

que são: Estêvão Pereira para a Câmara Municipal; João Garcia para a Assembleia Municipal; Manuel Coxola para a Freguesia de Viana do Alentejo; Carmérnio Moncarcha para a Freguesia de Alcáçovas; e José Francisco Rato para a Freguesia de Aguiar.

No acto de apresentação, para além de outros, intervieram Estêvão Pereira, que destacou os principais feitos da CDU e manifestou a confiança na reeleição para prosseguir o projecto de desenvolvimento do Concelho em defesa das suas populações, e Jorge Cordeiro, da Comissão Política do PCP, que afirmou que Viana do Alentejo é um bom exemplo do que poderiam os comunistas fazer no governo e realçou a importância das três eleições que se realizam estre ano, a começar pelas europeias, apelando à participação de todos.

http://alvitrando.blogs.sapo.pt/

Blogue da Candidatura Bengalinha Pinto - O Primeiro Post

Nota de Abertura



Caros amigos,

Em nome do Movimento “Unidos pelo Concelho de Viana do Alentejo: uma Nova Esperança” e do Partido Socialista, venho por este meio apresentar-vos o meu blogue de candidatura, um espaço virtual com o qual pretendo comunicar com toda a população do nosso Concelho.
Este blogue pretende ser mais uma porta aberta por esta Candidatura a todos os que queiram por ela entrar, participando com opiniões, com questões, com críticas, com dúvidas, ou com outro qualquer tipo de observação, com a certeza de que todos serão ouvidos e bem recebidos.
O blogue não tem espaço de comentários aberto, conto no entanto com a participação de todos os que quiserem contribuir com a sua opinião. Agradeço que o façam através do endereço electrónico bengalinha.pinto@gmail.com
Com este espaço pretendo comunicar com as três freguesias do nosso Concelho, pondo em evidência as suas particularidades, os seus problemas e os seus anseios.
A participação de todos é importante na construção de uma vida nova com novos rumos no nosso concelho.
A abertura acima referida, e sempre por nós incentivada, será o exemplo daquilo que desejamos implementar na nossa futura gestão na Câmara Municipal.

Conto com a Vossa participação!

http://unidos-com-bengalinha.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Investigadora Traçou Retrato dos Parlamentares Nacionais

"Homem, entre os 40 e os 50 anos, com qualificações superiores, preferencialmente na área do Direito, com estatuto económico-social privilegiado, filiado no partido há longos anos. Este é apenas um esboço do retrato elaborado por Conceição Pequito Teixeira, docente e investigadora do Instituto de Ciências Sociais e Políticas, num novo estudo agora publicado.

Acrescente-se que espera ser reeleito, e para isso cumpre à risca disciplinas, como a de voto, que demonstram a sua lealdade ao partido. Se não se encontra na Assembleia da República neste momento é porque está no Governo, noutro cargo político ou porque aguarda ser incluído nas listas das próximas legislativas.

A autora — que ontem lançou o livro “O Povo Semi-Soberano. Partidos e Recrutamento Parlamentar em Portugal” — tentou traçar o perfil dos candidatos e deputados ao Parlamento nacional desde os anos 70 até 2002, saber como os partidos escolhem as listas que levam às eleições. Como são os órgãos centrais e os líderes nacionais dos partidos — são hoje “autênticas 'empresas políticas’” —, que escolhem os candidatos, optam sempre por pessoas que já estão no partido, mais velhas, habitualmente juristas, funcionários públicos e professores, e com experiência prévia na actividade política.

Metades já foram mesmo deputados, o que demonstra a baixa rotatividade. Entre 1976 e 2002, a taxa de rotatividade baixa da direita para a esquerda: o mais renovador é o CDS-PP (61 por cento) e o PCP é o menos (42 por cento)."


"Profissionais da política

Mas a autora vai mais longe: em vez de serem 'políticos profissionais’, os deputados “tendem a tornar-se cada vez mais 'profissionais da política’, fazendo da sua actividade mais uma 'carreira’ do que uma 'vocação’, encarando-a mais como uma 'colocação’ num determinado cargo do que como um serviço à 'causa pública’, sendo o seu principal objectivo manterem-se na política a todo o custo”.

Por outro lado, para além do recrutamento dos candidatos ser feito a grande distância dos cidadãos, aqueles que os eleitores votam para defenderem os seus interesses no Parlamento acabam por não ser os que depois lá se sentam. Os dados compilados permitem perceber que em média, em cada legislatura, são substituídos cerca de três quartos dos deputados eleitos.

Ou seja, a representação dos cidadãos na magna assembleia é “fictícia e fraudulenta”, acabando por contribuir para a descredibilização dos partidos e dos governos. A solução não estará na mudança da lei eleitoral, mas sim no modo de funcionar dos partidos.

Conceição Teixeira diz que nos últimos 25 anos “muito pouco mudou nos partidos políticos”, que insistem em se manter afastados da sociedade civil. Essa redoma faz com que continue a persistir um certo “antipartidarismo cultural” que, embora sempre tenha estado associado aos cidadãos com menos recursos, de mais idade e de meios rurais, está agora a alastrar às camadas jovens e instruídas.

O défice de confiança nos partidos, que se traduz sempre nos habituais altos níveis de abstenção, poderá ser amplamente testado este ano, diz a investigadora. “Há um claro divórcio litigioso: os cidadãos já não querem nada com os partidos.” >>>

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso – Tardio e Insuficiente

"A Assembleia Municipal de Viana do Alentejo aprovou no passado dia 28 de Abril, em sessão ordinária, o Regulamento Municipal de Atribuição do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso.

O Cartão do Idoso para além da redução de 50% no pagamento de taxas e tarifas devidas ao Município, redução de 50% no preço dos bilhetes do cinema e isenção de pagamentos na entrada das piscinas, dá ainda aos utentes a possibilidade de usufruírem dos serviços da “Oficina Domiciliária”. Trata-se de um serviço que permite fazer pequenas reparações, tais como mudança de torneiras, colocação de lâmpadas, consertos de tomadas e interruptores, pequenos serviços de carpintaria e eliminação de pequenas barreiras arquitectónicas…. O presente regulamento entrará em vigor dia 18 de Maio…” (ver site da Câmara)

-----------------------------------------------------------------------------------------

Mas esse regulamento, apesar de ter sido aprovado por unanimidade, peca por tardio e insuficiente.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Tardio: porque estes serviços já são prestados à população carenciada, noutros municípios desde há muitos anos. Dou como exemplo o caso do Município de Torres Vedras, entre muitos outros concelhos. Estes Autarcas não estiveram à espera do ano de eleições para lançarem esta e outras medidas.

------------------------------------------------------------------------------------------

Retirado do Boletim Municipal de Torres Vedras, n.º 64, Dezembro de 2007


"A Câmara Municipal de Torres Vedras está a disponibilizar à população idosa do concelho, de forma totalmente gratuita, uma “Oficina Domiciliária”, que consiste na deslocação de um profissional polivalente às habitações dos utentes para efectuar pequenos arranjos ou reparações.

Recorreram a este serviço, em 2005, 72 utentes; em 2006, 280 utentes; e, em 2007, até Setembro, 538 utentes.”

De entre as reparações mais solicitadas refira-se os arranjos nas áreas da canalização, da carpintaria, da electricidade e das caixilharias."...

------------------------------------------------------------------------------------------

Tardio e insuficiente: porque na mesma Assembleia Municipal, em adenda ao Regulamento Municipal de Atribuição do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso, os membros do PS, propuseram, no essencial, que a população mais carenciada beneficiasse também do seguinte:

  1. Acesso gratuito às Piscinas Municipais e espectáculos promovidos pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo;
  2. Comparticipação de 25% na parte que cabe ao utente na aquisição, mediante receita médica, de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, não podendo essa comparticipação ultrapassar por utente 250€ …

A fixação desta percentagem e o valor máximo da comparticipação anual, poderia ser ajustado, para mais ou para menos, tendo em conta os resultados financeiros de um ano de funcionamento. Recordo que, por exemplo na Câmara de Mora, o valor da comparticipação atinge 50%.

Votaram contra esta proposta todos os Membros da CDU, onde se incluem os presidentes das Juntas de Freguesia presentes. Votaram a favor, os Membros do PS e PSD.

A comparticipação no custo de medicamentos, nestes sectores da população com menores recursos materiais, é prática corrente, desde há muitos anos, em grande parte dos Municípios Portugueses, provenientes de todos os quadrantes partidários e independentes.

Nestas coisas, o que conta, é a sensibilidade social de quem está à frente de cada Município, independentemente da bandeira que ostenta.

Temos uma Câmara que só se mexe em ano de eleições. Por isso, “Sim é possível! Uma vida melhor”, se forem aproveitados em trabalho autárquico os precedentes 3 anos de cada mandato.

José Luís Potes Pacheco


Recebido por email



quinta-feira, 7 de maio de 2009

Fernando Brito e Silva Candidato Pelo PPD/PSD à CMVA


A Comissão Política da Secção Concelhia do PPD/PSD – Partido Social Democrata de Viana do Alentejo tem a honra de convidar V. Excia. para o jantar de apresentação do Candidato Eng.º Fernando de Brito e Silva à Câmara Municipal de Viana do Alentejo, a realizar no dia 16 de Maio, pelas 20h e 30m, no Monte Sobral.

Esta iniciativa vai contar com a presença da Exma. Senhora Professora Doutora Graça Carvalho (ex-Ministra da Ciência e do Ensino Superior), candidata a deputada do Parlamento Europeu.

Confirmar a sua presença até dia 14 para o nº 96 4654182

Recebido por email

A Dinâmica dos Blogues Concelhios

Em resposta à desilusão manifestada pelo Sr. Roberto Vinagre, no seu último post, "Os Blogs..."., editado no blogue: “Como as Marés”,.em 05 de Maio de 2009.



Todos os blogues, tal como tudo na vida, foram concebidos com determinados interesses, todos eles políticos, já que tudo o que fazemos e como o fazemos afecta a nossa vida e a daqueles que nos rodeiam. Comparando a actual realidade, com a existente há quatro ou cinco anos atrás, teremos que concordar que, com todos os defeitos que possam ter, a conturbada existência dos blogs é bem melhor que a pardacenta realidade que existia então.

Através destes instrumentos, bem ou mal, as comunidades concelhias têm sido abanadas. Nos blogues aparece escrito muito daquilo que o cidadão comum pensa, mas ainda tem receio de exprimir abertamente. Sim, ter opinião, especialmente quando ela vai contra os interesses instalados, provoca retaliações por parte das elites políticas no poder.

Por causa dos baixos níveis de cidadania existentes e um pouco por culpa de todos nós, essas elites habituaram-se a fazerem o que, quando e como quisessem, sem se sentirem obrigadas a discutir com os munícipes de forma clara e honesta as suas iniciativas. Daí o incómodo sentido por estes grupos de interesses associados, ao verem postas em causa nos blogues as suas decisões, ou a falta delas.

Afinal os blogues espelham em parte a nossa realidade sociocultural, mais não se poderia esperar. E repare, até a equipa em quem depositámos a gestão dos nossos interesses, optou pela criação de dois blogues anónimos. Lá, mais que em qualquer outro, todos os textos publicados e praticamente todos os comentários, são anónimos. Nunca vimos um dos nossos mandantes descer ao nível dos mortais, defendendo a sua perspectiva e assinando por baixo. Também não os vimos, pedagogicamente como era a sua obrigação, orientarem a discussão para a área do debate de ideias. Porquê?

Arrisco afirmar que assistimos aos primeiros passos do nascimento no nosso Concelho de algo importantíssimo em democracia, a opinião pública. Não estará a ser um parto muito bonito, mas a nossa realidade também não o é.

Cumprimentos cordiais

Leonardo Parvo

Recebido por email

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Maio em Portugal (Lisboa)

"O cabeça-de-lista socialista às eleições europeias foi agredido e insultado durante a manifestação do 1º de Maio da CGTP. Vital Moreira tentava cumprimentar Carvalho da Silva, mas depois acabou por ser agredido por várias pessoas que entretanto se juntaram no local.



O candidato do PS às eleições europeias foi insultado e agredido durante a manifestação do 1º de Maio da CGTP, tendo sido empurrado e cuspido aos gritos de «traidor» e «mentiroso».

Acompanhado de Vítor Ramalho e Ana Gomes, Vital Moreira foi agredido quando pretendia apresentar cumprimentos à direcção desta central sindical.

Em declarações à imprensa, o candidato socialista responsabilizou um «pequeno grupo de pessoas» pelo sucedido e frisou que «obviamente não culpabilizo a CGTP».

Infelizmente há pessoas que 35 anos depois do 25 de Abril ainda não aprenderam o valor da tolerância democrática e da diferença», adiantou Vital Moreira, que disse que nunca se espera uma reacção como esta quando se é convidado." >>>


Maio em Vários Países

"Os protestos e as manifestações violentas assinalaram as primeiras horas deste dia Primeiro de Maio, dia internacional do trabalhador, em países tão diversos como a Alemanha, a Turquia, Taiwan e a Coreia do Sul.

Berlim e Hamburgo foram cenário de graves incidentes, com dezenas de pessoas feridas e a capital alemã transformada em autêntico cenário de batalha campal: contentores virados, pedras e garrafas pelo ar, autocarros e transportes públicos vandalizados, montras partidas e paragens de autocarro arrancadas.

Segundo a polícia berlinense, pelo menos 29 polícias ficaram feridos e 12 cidadãos foram detidos depois de uns 200 manifestantes, que gritavam palavras de ordem contra o capitalismo, terem apedrejado os guardas no bairro de Friedrichshain, no Leste da cidade.


Em Hamburgo ficaram feridos três agentes, quando no bairro de Schanzenviertel radicais de esquerda atacaram as instalações de uma instituição bancária e incendiaram alguns contentores de lixo.

Na Turquia, o centro de Istambul converteu-se de igual modo em cenário de batalha campal, com a polícia a recorrer a canhões de água e a granadas de gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes. A televisão mostrou homens com máscaras a lançarem pedras e cocktails molotov contra a polícia e a partir as montras de agências bancárias e de supermercados. A polícia teve de cortar o trânsito na Praça Taksim, daquela cidade

Na França, as oito principais organizações sindicais convocaram manifestações de protesto contra a forma como a economia está a ser gerida pelo Presidente Nicolas Sarkozy."

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1377929


  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO