quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Desistir nunca?

O povo do concelho de Viana do Alentejo saberá fazer a
escolha certa… e vai votar em Bengalinha Pinto

No folheto de propaganda da CDU Viana, distribuído no concelho de Viana do Alentejo nos passados dias 13 e 14 de Julho, o cabeça de lista daquela força política às próximas eleições autárquicas, doutor João Penetra, afirma a dado passo: “Estou convicto de que o povo do concelho de Viana do Alentejo saberá fazer a escolha certa e eleger aqueles que guiarão o concelho para um futuro melhor. Quero que saibam que me dedicarei ao trabalho de corpo e alma como sempre o fiz. Conto com todos vós. Podem contar comigo!”.

Depois de termos lido estas palavras onde o doutor João Penetra reitera o seu compromisso de se dedicar ao trabalho, de corpo e alma, como afirma sempre ter feito - declarando também que podemos contar com ele! -, interrogamo-nos se podemos realmente confiar neste rol de intenções quando, no mandato de 2005-2009 e enquanto vice-presidente da Câmara do concelho de Viana do Alentejo, esse mesmo compromisso não foi cumprido, ao abandonar o lugar para que tinha sido eleito dois anos antes de ter terminado o seu mandato. Recordemos que o doutor João Penetra tinha sido eleito em 2005 pela maioria da população do concelho de Viana do Alentejo e, até à presente data, ainda não prestou a devida explicação à população do concelho sobre as verdadeiras razões da sua saída intempestiva da Câmara, em 29 de Outubro de 2007. A este respeito transcrevemos uma parte da acta da reunião de Câmara de 17/10/2007:

A Câmara apreciou um requerimento do senhor Vereador João Luis Batista Penetra, no qual pede a suspensão do seu mandato a partir do dia 29 de Outubro corrente, inclusive, até ao dia 30 de Abril de 2008. Refere este Vereador que a mesma se deve ao desempenho de funções na Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo [ADRAL]”

O “desempenho de funções” do doutor João Penetra na ADRAL não durou, por razões também nunca reveladas, mais de uma semana. Ainda que lhe fosse permitido ter regressado à Câmara Municipal de Viana do Alentejo para acabar de cumprir o seu compromisso perante quem o tinha elegido, optou por não o fazer. A lógica do seu interesse pessoal, tudo o indica, esteve sempre presente, acabando mesmo por se impor à própria CDU como cabeça de lista por Alvito, nas eleições autárquicas de 2009.

Para o doutor João Penetra as renúncias são “atitudes perfeitamente legítimas”, como se pode ler na acta da sessão da Assembleia Municipal, realizada a 28 de Abril de 2009, em que este político interveio na qualidade de público. Não podemos, porém, estar de acordo com esta postura pretensamente “perfeitamente legítima”, uma vez que o desempenho do cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, sufragado em eleições pelos eleitores do concelho, é um privilégio e uma responsabilidade para quem o ocupa. Só motivos de força maior, devidamente explicados à população, podem justificar o abandono deste lugar.

Passados que foram seis anos sobre os factos acima narrados e depois de uma muito má experiência de quatro anos em Alvito – onde o doutor João Penetra sabe perfeitamente que nunca conseguiria ser reeleito!-, como podemos acreditar na sua declaração de boas intensões?


As contradições do doutor João Penetra são muitas, mas parecem não o preocupar minimamente. Assim já não nos surpreendeu que, na sua página de Facebook, o agora candidato da CDU por Viana tenha vindo proclamar aos quatro ventos que “Desistir, Nunca”, quando na realidade o que mais tem feito é… desistir! Em 2007 desistiu da missão para que tinha sido sufragado e abandonou a Câmara de Viana. Uma semana depois de estar na ADRAL, a coisa não lhe agradou, desistiu e foi-se embora. Agora, ao fim de quatro anos na Câmara de Alvito e depois de ter falhado todos os objectivos a que se tinha proposto, ei-lo que salta fora do barco…

Quarenta anos que são passados sobre o 25 de Abril, o povo já vai conhecendo as estratégias enviesadas e multifacetadas de aquisição e conservação de poder usadas por alguns políticos da nossa praça. Bem pode o senhor doutor João Penetra bradar aos quatro ventos que “Podem contar comigo”. Nós sabemos que não. Não, senhor doutor João Penetra, nós NÃO podemos nem iremos contar consigo!

Mais um espaço de informação da candidatura PS/Bengalinha Pinto:

http://bengalinhautarquicas2013.wordpress.com/

Também na página de facebook: Autarquicas Viana 2013

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO