segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mário Soares diz que o Governo está a arruinar património por "tuta e meia"


Ex-presidente da República afirma que está assustado com as privatizações. “Com tais medidas, não se trata de tirar gorduras ao Estado, mas de o destruir quando mais precisamos dele”, escreve num artigo de opinião.

O antigo Presidente da República faz críticas ferozes à política de privatizações. Mário Soares, num artigo de opinião publicado hoje na revista “Visão”, escreve que o Governo está a caminho de "arruinar" o património nacional por "tuta e meia".

Mário Soares diz-se “assustado” com a insistência do Governo nas privatizações “a qualquer preço, arruinando o património nacional, sem contrapartidas sólidas”.

O ex-chefe de Estado fala no que considera ser o “péssimo exemplo” do BPN, mas diz que “o mais grave” é o que está para vir, qualificando de “inaceitável” a possível privatização das Águas de Portugal e de “erro colossal” a alienação (ainda que parcial) da RTP, dos CTT, da TAP ou da REN.

“Com tais medidas, não se trata de tirar gorduras ao Estado, mas de o destruir quando mais precisamos dele”, afirma. Mário Soares escreve que são precisos cortes, mas “com bom senso e sentido patriótico de coesão nacional”.

Na opinião do antigo Presidente da República, a única saída está nas mãos da Europa. Numa fase em que a Itália e a Espanha estão a ser pressionadas pelos mercados, Mário Soares considera que a União Europeia “está a acordar para as suas responsabilidades”. E se acordar, “a situação portuguesa poderá resolver-se por si e a troika talvez pudesse deixar de ter sentido”.

Sobre os Estados Unidos, diz que “é urgente que abandonem essa economia virtual e o capitalismo de casino, impondo regras aos mercados e às agências de 'rating', reduzindo-os à sua insignificância”.

Visto em "Rn/Sapo"

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO