domingo, 30 de outubro de 2011

A ignorância e as mentiras de Miguel Relvas

Miguel Relvas


Como seria de prever, o Governo já começou a preparar-nos, lentamente, para o fim definitivo dos subsídios de Férias e de Natal
. Primeiro, foi Vítor Gaspar a falar, de forma inusitada, em «vários anos» de cortes, dando a entender que seriam mais de dois. Seguiu-se-lhe Miguel Relvas a preparar o terreno para Pedro Passos Coelho, como sempre a desdizer tudo o que andou a dizer nos últimos anos.

No meio disto tudo, as declarações de Miguel Relvas, para além de profundamente demagógicas, revelam um ministro que não sabe do que fala – e quem não sabe é ignorante – e que falseia a verdade em vários pontos. Ora, quem falseia a verdade mente. E quem mente é mentiroso.

Diz Miguel Relvas que há muitos países que só têm 12 vencimentos, citando a propósito a Holanda, a Inglaterra e a Noruega. E não se percebendo como afirmação tão momentosa não mereceu mais comentários por parte da nossa Comunicação Social, só se pode considerar lamentável que, na ânsia de enganar os contribuintes, os nossos governantes não se importem de passar por ignorantes.

Como Miguel Relvas deve saber, o rendimento do trabalho em todos os países é anual – aliás, é assim que se calcula o IRS. O que existe são formas diferentes de o distribuir durante o ano. Em Portugal, por exemplo, o rendimento anual é distribuído, ou era, por 14 meses.

Quanto aos exemplos dados por Miguel Relvas, chegam a roçar o ridículo. Nem de propósito, falha em todos eles.

Em Inglaterra, o rendimento anual é dividido por 52 semanas e não por 10, 12, 14 ou 16 meses. 52 semanas, senhor ministro.

Na Holanda, os trabalhadores têm direito a Subsídio de Férias, correspondente a 8% do salário anual. Ou seja, caso se tenha trabalhado um ano inteiro, recebe-se um pouco menos de um mês de salário no mês de Junho, para além do mês de férias pagas.

Na Noruega, o rendimento anual é realmente pago em 12 meses. No entanto, o valor do IRS é dividido por 11 meses, sendo que os trabalhadores por conta de outrém recebem, no mês de férias, o ordenado isento de impostos. Ora, não é isto um subsídio de férias?

Para além das mentiras e da ignorância confessa, nota-se no meio disto tudo uma demagogia profunda. Como é possível querer comparar os salários dos portugueses (salário médio anual de 11 689 euros) com os salários de países como a Holanda (23 022 euros), a Noruega (22 263 euros) ou o Reino Unido (22 185 euros)? E ainda por cima querer cortar definitivamente uma parte significativa desse rendimento anual?

O Governo até pode ter legitimidade, o que duvido, para impor este tipo de medidas. Que não faziam parte do Programa de Governo ou do acordo com a Troika. O que não pode é mentir descaradamente aos portugueses e continuar a fazê-lo constantemente como se nada fosse. É que ainda não passaram 5 meses e já estamos fartos destas mentiras. E que tal mentiras novas ?

Visto em "5DIAS.NET"

9 Comentários:

Adepto de futsal disse...

Sr. Barbeiro como Aguiarense eu gostaria muito de ter alguma informação relativa ao multiusos desta Freguesia. na verdade já estive mais esclarecido daquilo que estou neste preciso momento. Após ler um post no peixe banana acerca da ultima acta de reunião de Câmara , fui ler a respetiva acta e francamente fiquei baralho, porque segundo as declarações do vereador João Pereira, é certo que não vão poder existir naquele espaço jogos federados. estou errado? dado que as medidas são as minimas necessárias expliquem então qual é o problema.
Se o Vereador João Pereira diz, (e isso está explicito na acta) que não vê nenhum inconveniente em os jovens de Aguiar irem jogar a Viana que fica a 7 km, está masi que claro ao menos para mim, que não pode existir naquele espaço jogos competitivos. vamos então então ter um "pavilhão" de brincadeira?

Anónimo disse...

Certas pessoas de boa vontade ainda não perceberam que o País está em crise. Nos concelhos com 3, 4, 5 ... Freguesias, por esta lógica, construía-se um pavilhão gimnodesportivo por cada lugar, para estar certamente às moscas durante a maior pate do tempo.
É claro que para certos jogos terão de ir jogar para Viana que dista 7 quilómetros, distância essa muito inferior ao percurso e tempo usados para o mesmo efeito, para quem reside, por exemplo, na cidade de Évora.
Muito pior estão os doentes, os estudantes e a maioria dos trabalhadores que todos os dias se deslocam a Évora para tratarem da vida.
Também querem em Aguiar uma escola secundária para que os vossos estudantes não saiam da Freguesia?

Afinal o que são 7 Km de percurso para os tais jogos competitivos, quando as autarquias não podem nem devem desbaratar dinheiro em investimentos sem uma razoável utilização..
Para elefante branco já nos chega no concelho as piscinas aquecidas de Alcáçovas.

Anónimo disse...

agora fiquei na duvida se esta resposta foi dada pelo Pacheco, pelo vereador João ou pelo Bruno.mas valeu a intenção. Já sei o que queria. Obrigado

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Proposta nº1
Como não é possivel existir 3 escolas secundárias, 3 pavilhões, 3 piscinas e o concelho quer-se vivo e móvel tudo dista por meia dúzia de kilometros.
Fica a proposta para o Estádio Municipal com relvado e pista de atletismo ser edificado em Aguiar, pois todas as outras freguesias tem a possibilidade de fazer deslocar as suas equipas para aí realizarem as suas competições. Fica então um concelho com um estádio municipal e dois campos de treino, Alcaçovas e Viana. Perante a realidade parece-me ser uma proposta justa.

Anónimo disse...

Eu concordo, não só era justo como merecido. Se foi a freguesia que mais cresceu um equipamento destes ia desenvolve-la ainda mais. Muito bem pensado, de quem não tem vistas pequeninas e continua a chamar elefante branco a uma piscina coberta e achar que tudo se deve passar na sede de concelho.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

este era o partido do Sá Carneiro.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO