segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fábrica de Alvito: fumo da queima e secagem de bagaço de azeitona polui o ar de Viana do Alentejo

Não é preciso grande peritagem ambiental para se concluir que a poluição do ar proveniente da queima e secagem do bagaço de azeitona, na fábrica da União de Cooperativas Agrícolas do Sul (Ucasul) em Alvito, invade amiudamente, desde há muitos anos, a Vila de Viana do Alentejo, dependendo a concentração e tipo de poluentes da forma de laboração da fábrica e das condições meteorológicas.

Em certos dias vê-se no astro, a muitos quilómetros da fábrica, a nuvem de poluição, as pessoas queixam-se do cheiro nauseabundo, do ardor de olhos, e os mais sensíveis de dificuldades respiratórias.

Recordamos que a fábrica da Ucasul tratou em 2010 cerca de 200 milhões de quilos de bagaço de azeitona proveniente de 54 lagares, cerca de 50% da produção nacional deste subproduto resultante da extracção de azeite.

Fábrica da Ucasul. Foto tirada em Outubro de 2011
Fábrica da Ucasul. Foto tirada em Outubro de 2011
Cique nas imagens para ampliá-las

Mas não é só em Viana que há queixas:

De acordo com o Jornal Público, de 1 de Outubro de 2011, “Jorge Pulido Valente, presidente da Câmara Municipal de Beja explicou que o problema não está apenas a afectar a cidade de Beja, a 45 quilómetros de distância da unidade fabril. Na vila de Cuba, e até em Mértola, distante de Alvito cerca de uma centena de quilómetros, as populações também se queixam do cheiro a azeite.

O Autarca já pediu à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo para que indague sobre a sua proveniência, e que intervenha "para eliminar" os cheiros incómodos, mas sem colocar em causa o funcionamento da fábrica da Ucasul, dado o seu peso e importância para o sector oleícola.

Também Francisco Orelha, presidente da Câmara de Cuba, defronta-se com o mesmo problema. "Penso que estamos perante uma situação de saúde pública", observa o autarca, frisando que já deligenciou junto da empresa para minorar o impacte da sua laboração, mas que lhe foi "dito que só libertam vapor de água". O mau cheiro tem-se acentuado de tal forma que foi "forçado a informar o Ministério do Ambiente sobre o que se passa".

14 Comentários:

Anónimo disse...

E o lagar de viana não deita cheiros?

Anónimo disse...

É verdade, o lagar de Viana deita mau cheiro naquela zona, enquanto a fábrica de Alvito, que não é um lagar, polui o ar num raio de dezenas de quilómetros durante quase todo o ano. Comparar um lagar com a fábrica de Alvito é pura brincadeira.

Anónimo disse...

Esta espelunca deita mais fumo que a petroquímica de Sines toda junta.

Anónimo disse...

O administrador desta unidade de produção chama a este fumo negro vapor de água???

Anónimo disse...

Em Viana o ar está irrespirável com o cheiro emanado por esta pocilga de Alvito.
Será que o delegado de saúde anda constipado e não lhe cheira a nada?

Anónimo disse...

Não é só o delegado de saúde de Viana que está constipado, aqui em Alvito todas as autoridades têm uma mola no nariz.
Enquanto não fecharem a pousada por falta de turistas não descansam. Este ar irrespirável não deixa saudades a ninguém que nos visita.

Anónimo disse...

Trabalho da Tyco em Évora. Ontem à noite quando me deslocava para o trabalho o cheiro a azeite chegava a Évora.

O de Viana disse...

Porra que ontem até na se podia sair à rua. Fechem mas é aquela merda.

Marriço disse...

E hoje vai começar....

Anónimo disse...

Vai começar o quê?

Anónimo disse...

Meus amigos, com a falta de trabalho que há voces pedem para fechar, façam bem as contas e vejam o peesoal envolvido na fabrica que neste momento esta a trabalhar, desde os proprios funcionario até ao transportadores. Depois queixam se que existe desemprego no alentejo...Um dia pode ser que sejam voces a ficar sem emprego ou trabalho...

Anónimo disse...

Isto é tudo dor de cotovelo!!! Senão fosse essa fabrica que se farta de deitar fumo, metade da população de viana morria a fome!!!

Anónimo disse...

OS TÉCNICOS DO AMBIENTE, PODEM E DEVEM ARRANJAR SOLUÇÕES, PARA A LABORAÇÃO DA FÁBRICA NÃO AFECTAR O AMBIENTE!

CLARO QUE AS SOLUÇÕES ENCONTRADAS DEVEM SER DISPENDIOSAS (TUDO QUE POLUI, SAI MAIS BARATO E TUDO O QUE SERVE PARA MANTER O AMBIENTE SÃO, SAI CRIMINOSAMENTE MAIS CARO!) MAS CABE ÀS AUTORIDADES COMPETENTES O DESBLOQUEAR DA SITUAÇÃO, A FIM DE SEREM MANTIDOS OS POSTOS DE TRABALHO!

Anónimo disse...

A ucasul juntamente com a C. M. ALVITO
Organiza passeios: A ROTA DO FUMO ...
VERGONHA ... VERGONHA ...

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO