quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sun Tzu: "A Arte da Guerra"



A lenda

Sun Tzu, por volta do ano 400 antes de Cristo, apresentou um livro para Ho-lü, ou Wu Helu, rei do pequeno povo semibárbaro de Wu. O rei, após ler os treze capítulos, chamou Sun Tzu e elogiou seu trabalho. Perguntou se era possível utilizá-lo com as suas tropas. Sun Tzu respondeu com alegria que sim. Depois perguntou o rei, em tom de zombaria, se poderia aplicá-lo às mulheres. O general, ressentido, disse sim.

O rei imediatamente mandou reunir as suas 180 concubinas no pátio do palácio e deu-lhes armas. Sun Tzu dividiu-as em dois grupos, liderados pelas duas favoritas do rei, que a tudo assistia do púlpito. E então perguntou:

- Vocês conhecem as posições "frente", "esquerda", "direita" e "retaguarda"?
- Sim. Responderam as moças, que estavam dispersas e riam da situação.
- Óptimo, pois quando eu disser "frente" olhem para frente. Quando eu disser "esquerda", "direita" e "retaguarda" olhem nessas direcções. Façam o que eu mandar. Está claro?

As moças responderam que sim por entre os risinhos.
Sun Tzu sinalizou para a guarda e falou:
- Estejam prontos para punir quem me desobedecer. - Os guardas prontamente desembainharam suas espadas.
O general levantou sua bandeira e sinalizou, gritando a plenos pulmões:
- Frente!.
- As concubinas desataram a rir, displicentes. Sun Tzu refletiu:

- A incapacidade de dar ordens claras é uma falha do comandante. Explicarei novamente. Quando eu disser "frente", "esquerda", "direita" e "retaguarda", olhem nessas direcções.
Levantou novamente a sua bandeira e apontando para o lado gritou:
- Esquerda!
As moças desataram a gargalhar.

Sun Tzu falou:
- A incapacidade de dar ordens claras é uma falha do comandante. Mas quando elas são claras, a culpa é dos soldados.

Assim, ordenou aos guardas:
- Matem quem me desobedeceu! Poupem as moças, mas não as suas líderes!

As moças, acossadas, pediram piedade ao rei, que interveio:
- Sei agora que você é um bom comandante, mas não gostaria de perder as minhas concubinas favoritas. Deixe-as ir, não as mate. - Pediu o rei, animado com a cena.

- Não. - Retorquiu Sun Tzu - Como comandante, não posso aceitar interferências no comando das tropas.

Virou-se para os guardas e ordenou:
- Executem-nas em público! - E os soldados, sem o menor traço de piedade, obedeceram. O rei e as concubinas assistiram ao espectáculo aflitos.
Sun Tzu escolheu mais duas moças para liderar as tropas e orientou-as novamente. Desta vez nenhuma moça ousou rir e todas elas marcharam de acordo com o rufar dos tambores.

O general dirigiu-se ao rei e exortou:
- Elas agora estão treinadas e prontas para a inspecção, majestade. Podereis usá-las como bem entender, estão prontas para realizar a tarefa mais difícil em vosso nome...

Texto retirado da Net

6 Comentários:

22 disse...

Espero que o autor do post não se reveja na forma de liderar do comandante Sun Tzu. Essa era a forma de liderar de alguém que não deixa saudades no nosso concelho.
Por mais que lhe apeteça decapitar alguém, não caia em tentação. Diferênciação ok.

Anónimo disse...

Até compreendo a sua mensagem, eu faria o mesmo que o Chinês, mas o meu Caro Amigo tem outras responsabilidades e, sem duvida alguma, alguém vai aproveitar isto para dar uns tiros em alguém! Em mim não é de certeza, nem em si, mas será em alguém que o, repito novamente, meu amigo deveria pensar mais, antes de postar isto (que eu até gostei, seria isso que eu faria sem duvida alguma em certos casos).
Um abraço

Anónimo disse...

Tristes moças que se acobardaram e não espetaram uma machadada na cabeça do Sun Tzu.

Anónimo disse...

Grande Chinês. Os tempos são outros, um líder agora não corta a cabeça aos seus subordinados.
Há outros processos para se obterem os mesmos resultados.

jonas brothers disse...

tem que ser tolo pra achar que isso se aplique literalmente. em tempos de guerra é assim que funciona senao o exercito torna-se amotinado. mas em tempos de paz e em corporações cortar a cabeça é o mesmo que demissão.
isso aplica-se da seguinte forma, nao importa quem seja o subordinado, por mais importante que o seja se nao obedece ao comandante deve ser demitido sem pestanejar.

só portugues que nao entende por nao ser inteligente o suficiente.

Guto Lopes disse...

Importante não é ver o que Sun Tzu fez, mas o que ele conseguiu fazer...aprender está ao alcance de todos nós, é necessária é a humildade para tal.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO