domingo, 13 de junho de 2010

Post retirado do “Blogue do Estêvão”

Nota prévia:

Num blogue com comentários moderados, como é o caso do "Blogue do Estêvão", fica sempre no ar a hipótese de que nem tudo é publicado, ou que as pessoas não opinam tão espontaneamente, porque a dinâmica não é a mesma dos blogues que optam por comentários livres.
Neste caso,
"a vida por vezes é curiosa" quando neste texto os comentários vão sempre no mesmo sentido - sem o "insubstituível" ex-presidente, o concelho mergulhará naturalmente no abismo.



Gostaríamos de trazer para a discussão na Barbearia, onde os comentários são de acesso livre, cumpridas as regras editoriais, o seguinte texto do "Blogue do Estêvão":


"A SÉRIO"

"A vida por vezes é curiosa.

Vejo escrito por aí (agora como vou falar no assunto se calhar vão dizer que nunca escreveram), que eu devia assumir o meu mandato como vereador da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Como é óbvio, esse é um assunto que apenas a mim e ao meu partido (é verdade, continuo a ser militante comunista) diz respeito e quando chegar à altura certa será devidamente tratado.
Tal como foi para outros eleitos de outros partidos, quer em mandatos anteriores, quer já no actual mandato.
Ainda não vi ninguém referir esse assunto, como se a suspensão ou renúncia a mandatos autárquicos fosse algo que apenas agora foi descoberta e no entanto o histórico já vem de longe.

Para não falar de casos locais e autárquicos (apesar de termos muitos), pergunto a quem estiver a ler este texto se ainda se lembram que deputados elegeram pelo Distrito de Évora para a Assembleia da República e se sabem quem são actualmente os seus deputados.

Pensem bem!

No meio de tudo, o que me parece mais curioso, é que uma boa parte das pessoas que agora parecem defender que eu devia voltar à Câmara, são os mesmos que defendiam que eu devia de lá sair enquanto lá estive.

E, se calhar, ainda esperam ser levados a sério. Será mesmo?"


9 Comentários:

Anónimo disse...

Estêvão Pereira não dorme, qual Fénix, a pouco e pouco transforma o seu muito pessoal desaire político numa nova oportunidade. Antevendo a derrota eleitoral (sim, ele para o fim sabia perfeitamente que corria sérios riscos de perder as eleições), armadilhou tudo o que pôde. Uma das provas disso – deixou caducar os empréstimos por ele contraídos para financiar obras como a do elefante branco das Piscinas de Alcáçovas.

Não assume o lugar de vereador com a intenção de, ao deixar os seus camaradas “à vontade” (mas sem apoio), mais facilmente sobressaírem as fragilidades destes e a incapacidade de produzirem uma oposição minimamente credível, constituindo-se como possíveis cabeças de lista nas próximas eleições. Dito de outra forma, para que se enterrem o mais possível.

Entretanto na Vidigueira vai trabalhando para recuperar a sua muito abalada imagem dentro do aparelho do Partido Comunista. A par disso, no seu blogue oficial canta-lhe hossanas enquanto no clandestino vai dando, aqui e acolá, umas bicadas anónimas nos seus camaradas vereadores.

Nas próximas eleições, se tudo lhe correr bem (e mal para o Concelho de Viana), não será de estranhar que se tenha reposicionado, impondo-se mais uma vez como o único candidato em condições de, neste caso, reconquistar a Câmara de Viana para a CDU. Em vez de um último mandato sem maioria e em extremo cenário de crise, esta travessia do deserto poderá permitir-lhe a desforra e ambicionar a não um, mas mais três mandatos.

Anónimo disse...

um agradecimento especial ao sr ex presidente estevão pereira por ter estado presente na festa da primavera.
parece que o sr estevão pereira veio finalmente agradecer à população a fidelidade demonstrada por estes nos ultimos 16 anos.

Anónimo disse...

Nos últimos 16 não, desde sempre!

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, para que tudo fique bem claro, eu não votei na CDU, coligação encapotada de PCP envergonhado e de PEV que ninguém sabe o que é.

Votei no PS porque tinha o Bengalinha como candidato.

Gostaria de passar a comentar a pérola de texto do Sr. Estêvão Pereira, sem efectuar nenhuma análise sistémica, centrando-me apenas no articulado das seguintes frases:

1 - “Como é óbvio, esse é um assunto que apenas a mim e ao meu partido (é verdade, continuo a ser militante comunista) diz respeito e quando chegar à altura certa será devidamente tratado”.

Esta frase do Sr. Estêvão Pereira merece-me o seguinte comentário: o senhor Estêvão Pereira está-se nas tintas para as 1302 pessoas que votaram nele em Outubro, e põe em primeiro lugar o seu interesse pessoal e depois o interesse do partido que representa, com umas dezenas de militantes no concelho. É por estas e por outras que cada vez mais pessoas acreditam menos nos partidos. Mas atenção, isto é o que ele diz, pois a análise do primeiro comentador, põe a nu uma hipótese bastaste plausível para esta novela Vianense.

2- “Como é óbvio, esse é um assunto que apenas a mim e ao meu partido (é verdade, continuo a ser militante comunista) diz respeito e quando chegar à altura certa será devidamente tratado.
Tal como foi para outros eleitos de outros partidos, quer em mandatos anteriores, quer já no actual mandato.
Ainda não vi ninguém referir esse assunto, como se a suspensão ou renúncia a mandatos autárquicos fosse algo que apenas agora foi descoberta e no entanto o histórico já vem de longe...”

Bom, neste caso aplica-se a velha frase: “Maria vai com as outras”, mas atenção que eu sou comunista.
Quem ouviu a Rádio Antena Sul durante a campanha eleitoral, lembra-se bem quando o Sr. Estêvão Pereira disse que não recebia lições de ética de ninguém, e muito menos do Sr. Bengalinha. Nessa altura, por uma questão de ética política devia ter dito claramente ao eleitorado, que caso perdesse as eleições não assumiria o lugar de vereador da oposição.

3 – “No meio de tudo, o que me parece mais curioso, é que uma boa parte das pessoas que agora parecem defender que eu devia voltar à Câmara, são os mesmos que defendiam que eu devia de lá sair enquanto lá estive”.

É verdade, são os mesmos que não votaram em si que gostavam que o Sr. assumisse as suas funções desde a primeira hora. Sabe porquê?
Para que o Sr. que foi o máximo responsável pelo desnorte em que deixou o concelho, pudesse ao ser confrontado com isso, dizer na primeira pessoa nas reuniões da Câmara, não apenas aquilo que anda a inventar quando passa pelos intervalos da chuva, escondido atrás dos blogues - o clandestino para lançar as atoardas e o oficial para lhe dar a pose de estado estafada em que poucos acreditam.

Para terminar, neste “jogo do gato e do rato” em que o Sr. pensa ser perito, a situação é bem clara: se o desempenho do actual executivo for visionado como positivo até 26 de Outubro, o Sr. Estêvão não assume o seu lugar em definitivo; se avaliar o contrário, aparece como o futuro salvador da CDU/Viana, sacudindo a Penetra do lugar que ocupa.

Em qualquer dos casos, não subestime novamente as outras pessoas, especialmente o Bengalinha, como o fez nas últimas eleições relativamente a toda a oposição.

Porque nestas coisas da política, a ambição muitas vezes provoca cegueira e donde menos se espera acontecem muitas surpresas

Anónimo disse...

Quando e se o Estevão dos blogues assumir o lugar de vereador, saberemos que:
- O Partido engoliu o sapo e aceitou-o como próximo cabeça de lista.
- Ele está convencido que ganhará, sem sombras de dúvidas, as próximas eleições.
- O Diamantino e a Teresa já foram.
- A Rita será despachada a seguir, alguém tem de pagar as favas.

Anónimo disse...

Tanto odio contra uma pessoa. Não conseguem mesmo esconder o medo que têm dele. MEDO.

Anónimo disse...

Ódio é uma palavra muito forte e completamente desajustada das circunstâncias. O senhor Estevão é praticamente um profissional da política, como tal sabe perfeitamente que as coisas são assim mesmo. Concordo que, para além da política, possam haver algumas antipatias por aqui misturadas. Pelo que me toca, pelas conversas que oiço e pelo conhecimento que tenho dos factos, foi ele próprio quem as criou e alimentou, usando abusivamente o cargo público que ocupava. A haver ódio será do lado dele, vá-se lá a saber porquê, nunca o percebi. Agora esse medo gritado, com as veias alteradas e os olhos injectados de sangue, esse MEDO não o sinto nem o vejo. No próximo tique-taque do Universo eu, tu, todos nós estaremos mortos, para quê ter medo?
Carpe diem!

Anónimo disse...

Pacheco só mesmo tu para retirares isto do blog do ex-perfeito e mandares axas para a fogueira no teu blog!!! lol devias ter retirado tambem aqueles posts que falavam no teu vencimento que recebes na câmara de uma forma um pouco estranha... tambem tinha piada mandar axas nesse assunto! deixa o homem, ele faz o k é melhor para ele tal como voces fariam o mesmo, teu caso podias estar reformado em casa a curtir a vida, lol mas assim ganhas 2 vezes né, lol pois tb escolhes o melhor né...

Anónimo disse...

Correcto, "ele faz o k é melhor para ele", só que há oito anos que essa perspectiva não era o melhor para o concelho. Portanto pá, e implícito no que tu dissestes, ex-perfeito=imperfeito. Embora alguns pareçam não perceber, como isto é uma democracia...

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO