terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país.

Em Portugal, o dia das crianças é festejado em 1 de Junho, pois o mês de Maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro a 1 de Junho de 1950. (Wikipédia)

Ontem como hoje a exploração da mão-de-obra infantil é uma prática secular difícil de erradicar. Das cerca de 218 milhões de crianças trabalhadoras em todo o mundo, 100 milhões são do sexo feminino . Mais de metade da totalidade destas crianças estão expostos a trabalhos perigosos.


Deep Purple: "Child in Time"


"..Lewis Hine documentou o emprego de crianças a partir de cinco anos de idade em pesadas actividades remuneradas. No ano de 1900, nos Estados Unidos, cerca de 20% das crianças entre cinco e dez anos de idade estavam trabalhando. As imagens eram usadas para alertar as autoridades para a necessidade de elaboração de leis contrárias ao trabalho infantil.

Hine chamava a si mesmo de “fotógrafo social”. A combinação que estabeleceu entre a sociologia e a fotografia tem a ver com a perspectiva dos primeiros sociólogos dos Estados Unidos, que viam a nova disciplina como um empreendimento essencialmente prático muito próximo do assistencialismo. A produção teórica e empírica mais preocupada com a explicação científica dos fenómenos sociais, desenvolvida por aqueles estudiosos que procuravam conquistar um lugar mais respeitável nas grandes universidades, começou somente por volta da década de 1920.

As fotografias das crianças são sensíveis e denunciam a sua precária situação sem apelar para o drama exagerado. Os retratados têm a sua dignidade respeitada e apresentam-se com altivez."

Visto em "Imaginação Sociológica"
















Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO