terça-feira, 22 de junho de 2010

Os Vencidos da Vida

“Vencidos da Vida é o nome porque ficou conhecido um grupo informal formado por algumas das personalidades intelectuais de maior relevo da vida cultural portuguesa das últimas três décadas do século XIX, com fortes ligações à chamada Geração de 70. O nome do grupo, ao que parece, foi adoptado por sugestão de Joaquim Pedro de Oliveira Martins. A denominação decorre claramente da renúncia dos membros do grupo às suas aspirações de juventude….

….O grupo incluía, entre outros, José Duarte Ramalho Ortigão, Joaquim Pedro de Oliveira Martins, António Cândido Ribeiro da Costa, Guerra Junqueiro, Luís de Soveral, Francisco Manuel de Melo Breyner (3.° conde de Ficalho), Carlos de Lima Mayer, Carlos Lobo de Ávila e António Maria Vasco de Mello Silva César e Menezes (9.º conde de Sabugosa). Eça de Queirós integrou o grupo a partir de 1889.

Apesar de Vencidos da Vida, a actividade do grupo fez renascer e crescer entre os seus membros uma nova esperança, pois tinham-se tornado um círculo influente junto do príncipe herdeiro e, após a morte de D. Luís I, em 1889, passaram a influenciar o novo rei, D. Carlos I. Nesse contexto, Eça de Queiroz escreveu na Revista de Portugal logo que o príncipe subiu ao trono: O Rei surge como a única força que no País ainda vive e opera.

Chegaram a julgar que se abria um novo ciclo político, com os Vencidos da Vida a acreditarem que, por intermédio de um acrescido papel do rei e de uma nova política externa liberta da velha aliança inglesa, se conseguiria debelar a crise provocada pelo regime oligárquico da Carta. Contudo, o assassínio de D. Carlos e do príncipe Luís Filipe, acabaram por deitar por terra as suas últimas esperanças…”

In Wikipédia



"Para um homem, o ser vencido ou derrotado na vida depende, não da realidade aparente a que chegou — mas do ideal íntimo a que aspirava.
Se um sujeito largou pela existência fora com o ideal supremo de ser oficial de cabeleireiro, este benemérito é um vencedor, um grande vencedor, desde que consegue ter nas mãos uma gaforina e a tesoura para a tosquiar, embora atravesse pelo Chiado cabisbaixo e de botas cambadas.

Eça de Queiroz, in O Tempo, 1889

8 Comentários:

Anónimo disse...

Não sei se isto é dirigido para eles mas assenta-lhes que nem uma luva.
Estou a falar dos manos Baião, foi logo de quem me lembrei.

Anónimo disse...

Então agora são os "manos Baião",já não lhes chamam de filhos do Zico?

Anónimo disse...

Gostam muito de falar nos filhos do Zico.
Porque será?

Anónimo disse...

porque são fofinhos.

Anónimo disse...

héhé

Anónimo disse...

Os zicos são como os camaleões, mudam de cor com muita facilidade.
Como nunca fizeram nada na vida, continuam a viver á sombra do nome do pai.

Anónimo disse...

E tu és como os cagados, sempre da mesma cor, com a mesma gravata de funcionário, com o mesmo emprego e nem sombra tens a que te agarrar. Um dia os teus filhos serão como tu também. E estarão a esta hora sentados em frente de um computador a falar dos filhos dos outros que ensinaram os filhos a fazer o que querem e não o que lhes mandam fazer.
Tem um bom dia de trabalho, toma o pequeno almoço á mesma hora, vai almoçar ao meio dia e meia a casa, depois volta para mais um bocadinho de trabalho entre dois cafés, ás cinco compra os bifes de porco porque á quinta são bifes de porco, leva-os para casa, senta-te no sofá e espera que a tua mulher te chame para jantar, janta, vê o CSI, bate uma punheta com o calendário que te deram na oficina e deita-te com a gorda. Não te esqueças de apagar a luz, não vás ter de fazer horas extraordinárias para pagar a factura de uma noite de candeeiro aceso.

PS- Se a gorda acordar finge que dormes.

Anónimo disse...

Não sou funcionario.
Tomo o pequeno almoco fora.
não almoco em casa.
não gosto de carne de porco.
A minha mulher não faz o jantar.
AS vezes deito-me com gordas outras vezes com magras o que vier marcha.
não tenho luz ainda uso candeeiro a petroleo e velas.
Mas não és completamente estupido. acertaste uma, as vezes vejo o CSI.

PS- Quanto ao da mulher gorda continua a dar-lhe, se calhar ele merece.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO