domingo, 27 de junho de 2010

Portanto: ora Penetra na Assembleia, ora Penetra na Câmara



Música que oiço, é portanto: Spirit In The Sky, "Norman Greenbaum" - 1970.

Pessoalmente lembro-me muito bem de vocês e do que fizeram; mais ou menos bem nos primeiros oitos anos e do que não fizeram, ou fizeram mal, nos últimos oito. Como toda a população de Viana, Alcáçovas e Aguiar sabe, os pseudo-camaradas governaram-nos, comodamente instalados na Brito Camacho, sem ninguém a chateá-los, durante uns tempos maravilhosos, dezasseis anos no total.

O senhor Bengalinha não teve essa sorte. Os anos não são nada maravilhosos e logo no dia a seguir a tomar posse a canzoada desatou a ladrar e a tentar ferrar os incisivos nos calcanhares do mais que democraticamente eleito presidente. Para desespero (bem patente na forma como este blogue tem “evoluído”Portanto Pá,) de quem pensava que isto era mais um intervalo, a pouco e pouco, de uma forma ponderada e sem dramatismos as coisas estão a mudar.

Poderia ser mais rápido, poderia ser melhor, mas para isso era necessário que a herança deixada pela equipa cessante também o tivesse sido. E para tal também seria necessário que os responsáveis do anterior executivo, agora também eleitos pela CDU, tivessem sentido de cidadania e assumissem os lugares para as quais os seus eleitores os nomearam. Participando com a sua experiência na construção da coisa comum e na árdua tarefa de fazer frente aos difíceis dias que o nosso Concelho atravessa, mostrariam, aí sim pela positiva, a diferença.

Mas para isso era necessário que esses senhores colocassem os interesses da comunidade à frente das suas conveniências pessoais.
Suspensões e perdas de mandatos, danças de lugares entre posições na Assembleia Municipal e na Câmara; populações usadas e atraiçoadas com a perda de representantes, como está a ser o caso de Aguiar; uma constante intriga entre diversas facções no seio do Partido Comunista local; este é o ambiente que se vive actualmente entre a meia dúzia de pessoas que mandam no que resta da célula do Partido Comunista local.

Parafraseando o monstro – deixem-nos trabalhar!

Comentário visto em:

http://portantopa.blogs.sapo.pt/15464.html#comentarios


7 Comentários:

Anónimo disse...

Até compreendo que perante a desagregação do "movimento", vão procurar inimigos externos, reais ou ficcionados, numa tentativa desesperada de segurar as hostes;
Até percebo que criem comentários para depois os transformar em posts no próprio Blog;
Aceito que a propósito de coisa nenhuma coloquem uma fotografia da malta em campanha, apesar de estarem, sabe-se lá porquê, de costas;
Vejo, como muitas outras pessoas, os Socialistas, aqueles que sempre foram, verdadeiramente enfurecidos e descontentes com o actual andamento das coisas e nomeadamente com as constituições dos Staffs de apoio politico aos eleitos no Concelho;

Não compreendo tanta falta de habilidade politica na condução de alguns dossiers;
Não aceito a completa subjugação ao poder central, personificada na ponte entre o Potes Pacheco e a Fernanda Ramos, que mantêm prisioneiros a voz de quem pensava que poderia ter voz. neste Concelho;
Estou farto da desculpa esfarrapada que os outros é que são maus e que estamos agora a salvar a pátria;
Não entendo a dificuldade em fazer diferente, mais e melhor, tendo em conta todas as facilidades de resolução de problemas que se verificavam em campanha eleitoral;
Não entendo o título deste Post, a não ser que andem a ver fantasmas todos os dias.
Não vejo razões concretas para irem cortar transferências financeiras aos clubes, nos regulamentos, e depois funcionarem de forma casuística como está a acontecer com coisinhas que ninguém entende a não ser para pagar favores eleitorais.

Anónimo disse...

O Potes está a falar da saída do Gusmão, do Padeirinha da AM e da nova eleição para a mesa do referido orgão? O Pacheco não se lembra do Gusmão no mandato passado ter estado uns largos meses sem estar na Câmara. O Gusmão está a falar da Sara Pajot fazer birra com o protocolo para a JF se não fosse como ela queria que se demitia, não desminta se não eu publico os dois faxes que ela enviou ao Bengalinha. Eu sinto vergonha de pessoas que se escondem atrás de empresas de prestações de serviço para esatrem ao serviço da Fernanda Ramos. Enfim são formas de estar na vida.

Anónimo disse...

1 de 2

Meu caro 12:54, venho pela presente garantir-lhe que o meu comentário ao post "Bons espectáculos? È já aqui ao lado", postado no Portanto Pá não é da autoria do Mestre Finezas e que eu tão-pouco faço parte de redacção da Barbearia Ideal. Naturalmente que o caro 12:54 não vai acreditar no que estou a dizer, até porque provavelmente, não lhe dá jeito nenhum que seja verdade. Mas vamos em frente.

Como tantos outros munícipes, cansados da arrogância e inoperância da anterior gestão, participei na campanha da eleição da equipa liderada pelo agora presidente Bengalinha Pinto. Sou um dos que na fotografia vai a descer a rua, fazendo campanha e exercendo dessa forma o meu legítimo direito (e dever) de cidadania. É assim em democracia. Presumo que o Mestre Finezas terá escolhido essa perspectiva (que, para que saiba, se consegue colocando o fotógrafo nas costas das pessoas), por uma questão de bom senso, e mais não digo. Nas próximas eleições, por muita divisão que os Maus Comunistas semeiem (já que põe a coisa assim), os Bons Socialistas e estou certo também, todos os Maus Socialistas e muitas, muitas outras pessoas que gostam de pensar pela sua própria cabeça, lá irão outra vez subir e descer as ladeiras das nossas vilas, consolidando com o seu empenho, os resultados das últimas eleições. Com essa vitória, a da democracia, encerraremos definitivamente o ciclo monopolista!

Anónimo disse...

2 de 2

Não sou eleito e não estou por dentro do que se passa na Brito Camacho mas vou arriscar expor-lhe, caro 12:54, a minha perspectiva das coisas.

A suposta falta de habilidade política na condução de alguns dossiers, a existir, não será alheia à total irresponsabilidade do ex presidente que, ao que consta, não honrou os seus compromissos para com os seu eleitores e principalmente para com o povo do nosso concelho, não se tendo dado ao trabalho de fazer, como lhe cabia, a “passagem das pastas”.

A subjugação das autarquias ao poder central, não é de agora, sempre existiu e sempre existirá, não sei mesmo se não estará na Constituição. Se nos está a dizer que esta equipa começa a estabelecer pontes para acabar com a nossa insularidade, que bom, fico satisfeito. Na minha opinião o diálogo é o caminho certo para nos tirar desta pardacenta prisão para onde, sem darem cavaco a ninguém, nos arrastaram. Imagine a chatice que não será para alguns se desse diálogo começam a florescer soluções.

Não sei se os outros, como diz, são maus. O que sei é que foram incompetentes e também por isso foram julgados pela boca das urnas. Tiveram nota mais que negativa, os soberanos eleitores assim o avaliaram. É a democracia a funcionar, espero que não veja inconvenientes nisso.

Julgo que não seria difícil fazer logo de início mais e melhor se se tratasse de fazer uma gestão destituída de nexo e sem linhas orientadoras, como foi prática do anterior executivo, especialmente nos últimos oito anos. Mas isso é exactamente o que eleitorado disse que não queria. Há que avaliar e planear e por isso mesmo é perfeitamente normal que o primeiro ano seja de análise, sem sobressaltos, com uma sensata gestão em continuidade, sendo que as alterações só se começarão a fazer sentir a partir do segundo ano de mandato. Naturalmente que a crise entretanto surgida e o seu anunciado agravamento não facilitarão a vida a esta vereação. Mas as pessoa, sabem disso, especialmente a grande maioria que a sente na pele, e não se deixarão enganar por conversas dos profissionais da demagogia.

Quanto ao título do post, se é necessário explicar, julgo que tem a ver com umas danças de alguns eleitos da CDU (ou deveria de dizer do Partido Comunista?), entre a Assembleia Municipal e a Câmara. Tem a ver com aquela parte das “Suspensões e perdas de mandatos, danças de lugares…”. Mas para que é que eu estou a perder tempo, mais sabe você o que é.

Finalmente diz que não compreende de se “irem cortar transferências financeiras aos clubes, nos regulamentos”. Não se quer referir às associações talvez porque vários camaradas já reconheceram a existência de “associações fantasmas”, opta mais uma vez pelo exercício da demagogia, pondo a tónica nos clubes. Pessoalmente sou a favor do fim dos subsídios cegos e pela racionalização da utilização dos recursos da autarquia, de todos nós por conseguinte. Quanto às coisinhas que ninguém entende, tem o caro 12:54 a liberdade de ir às reuniões da Câmara ou da Assembleia Municipal esclarecer essas dúvidas.

Termino por lhe dizer, meu caro 12:45, que a equipa liderada pelo senhor Bengalinha Pinto já atingiu um grande objectivo, que por si só faz dar por bem empregue todo o trabalho tido – respira-se muito melhor no Concelho!

Anónimo disse...

Respira-se muito melhor no concelho..
Caro anonimo, o concelho não é só Viana, tambem existe Alcacovas e Aguiar

Anónimo disse...

Quando se diz concelho, naturalmente se engloba o todo. E o todo são as três freguesias.
Não sei onde está a dúvida do comentador das 10:14.

Mestre Finezas disse...

Para que não restem dúvidas: o texto deste post e os comentários efectuados pelo seu actor não foram elaborados na Barbearia.

Estes textos merecem o meu aplauso. Obrigado por opinar na blogosfera.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO