terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Política à Portuguesa



Desde o golpe de estado do 25 de Abril que este nosso jardim à beira mar colapsado tem sido governado (?), não pelo PS, tão pouco pelo PSD/CDS, mas sim pelo Centrão. A matéria-prima é fornecida pelas mesmas elites, amigos que frequentam as mesmas escolas e se fazem homenzinhos no interior dos aparelhos dos partidos, são os famosos boys. Neste momento, com o inestimável contributo do PCP, estão lá os amigos do PSD/CDS.

Escreve Ricardo Costa no Expresso de 14 de Janeiro “Há vários anos que o PS e o PSD são partidos estruturalmente iguais. Têm os mesmos tiques, organizações parecidas, clientelas que se misturam e um sentido de apropriação do estado que é rigorosamente igual, da mais pequena freguesia à mais disputada cadeira empresarial.”… Não podia estar mais de acordo.

Se o governo da nação é coutada exclusiva do Centrão, nas autarquias o PCP, através da capa mistificadora CDU, vai ainda arrebanhando uns concelhos. E também ele e os seus boys - que também os tem - se deixam frequentemente vencer pela tentação da apropriação do estado, em favor do partido, dos seus negócios e interesses pessoais.

Com a morte das ideologias, comunismo, capitalismo, socialismo e o que restava da democracia foram, no virar do século, definitivamente enterrados. Abriu-se então uma janela de oportunidades para toda uma classe de chicos-espertos que canibalizaram os partidos políticos, todos e sem excepção.

A nível nacional toda esta gente não passa de peões, marionetas dos grandes grupos económicos. A nível local, pouco mais são que anónimas partículas de pó, pousadas sobre o tabuleiro onde se desenrola o Grande Jogo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&hl=pt-PT&v=pGEtvl4-238

Comentário de anónimo aqui

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO