sábado, 7 de janeiro de 2012

Prejudicial para a democracia é ter eleitos que não zelaram durante dezasseis anos pelos interesses do seu povo! 3

A pedido de vários clientes, resolvi também dar umas pinceladas aqui na Barbearia, porque o vereador da oposição, Sr. Estêvão Pereira, continua a assobiar para o lado e a fingir que os problemas que por aqui deixou não lhe dizem respeito, apesar de ter sido presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo durante dezasseis anos consecutivos.









Nada é mais prejudicial para a democracia e para o erário público, do que existirem presidentes de câmara durante 16 anos consecutivos que tendo conhecimento do rebentamento quase diário das condutas de abastecimeto de água, tal como as fotos da altura documentam, e depois ter a leviandade de em reunião de câmara  propor a efectivação de uma obra de requalificação urbana, com a colocação de um pavimento novo em cima de canos rotos, isto é, excluir assumidamnete qualquer intervenção em infraestruturas enterradas. Também não deixa de ser curioso o valor dos custos de obra apresentados, completamente absurdos, sem qualquer estudo ou estimativa orçamental que suportasse o seu discurso.

Vamos então ler a conversa do Sr. Estêvão Pereira, sobre a recuperação do Centro Histórico de Viana:
(…)”Quanto ao Centro Histórico de Viana, só agora há garantia de financiamento por parte do QREN e por isso só agora a obra pode ser anunciada. O custo estimado da obra é de aproximadamente um milhão de euros sendo a comparticipação comunitária de 50%. A obra consistirá em pavimentações no Centro Histórico e mobiliário urbano. Serão contemplados: o Largo de S. Luís, a Praça da República e a Rua Cândido dos Reis e se o financiamento ainda o permitir logo se verá o que mais poderá ser incluído”(…)
(…)”O senhor Presidente disse que nos locais que já referiu – Largo de S. Luís, Praça da República e Rua Cândido dos Reis – será feita a remoção total do pavimento, não irá ser colocado alcatrão e será colocado mobiliário urbano incluindo a iluminação artística do Castelo. Foi solicitado a um técnico da especialidade que apresentasse ideias para este efeito pois é um assunto que terá que ser amplamente discutido. É certo que não se vai mexer nem em águas nem em esgotos nem proceder ao enterramento de cabos eléctricos pois tal obra implicaria verbas na ordem dos cinco ou seis milhões de euros. Dadas as verbas existentes, optou-se por efectuar esta intervenção que é preferível a não fazer nenhuma”(…)
É bom lembrar de que à data deste discurso, não existia projecto e muito menos estimativa orçamental. Ou seja nessa reunião de Câmara o Sr. Estêvão Pereira estava a aventar umas contas ao ar acerca dos custos da obra, sem qualquer nexo para analfabeto ler.

Onde foi o Sr. Estêvão Pereira buscar aqueles cinco ou seis milhões de euros? Esta afirmação só pode revelar ignorância do assunto abordado e desconhecimento do trabalho que pauta um autarca competente.

Foi no presente mandato autárquico que foram elaborados os projectos de requalificação do centro Histórico de Viana, já se encontrando o concurso público lançado, com um investimento total previsto de aproximadamente 1 300 000€, onde se  inclui a substituição de todos os pavimentos e da maior parte das redes de abastecimento de água, rede de esgotos, simultaneamente se irão enterrar a rede de energia eléctrica e  de telecomunicações, abrangendo esta empreitada uma área muito superior ao Largo de S. Luís, Praça da República e Rua Cândido dos Reis.

O muito ausente vereador da oposição, de vez enquando, para marcar o território, aparece no seu ego-blogue  dando umas lérias, procurando reescrever a história, tal como diz o camarada Jerónino de Sousa, na esperança de que o povo tenha a memória curta.

4 Comentários:

Anónimo disse...

Quem conhece o Estevão sabe que ele é incapaz de dizer, a respeito de qualquer coisa, que não sabe, e que gosta de ter sempre a última palavra a dizer. Quando não sabe, inventa,já em miúdo era assim e como não lhe falta lata lá se ía safando.

Anónimo disse...

Prejudicial para a democracia é vermos os cabeças de lista do nosso partido baldarem-se para a coisa. Para a assembleia municipal, o primeiro e o segundo, este ano que passou, não puseram lá os cotos, para a câmara, esteve um ano de férias, depois parecia que tinha voltado em força, mas ultimamente são mais as vezes que não vai dos que as que vai. Mas continuam a empatar porra, se não coisa nem saem de cima é melhor deixarem trabalhar quem quer.
Assina:
Um Comunista Pobrezinho Mas Honesto

Anónimo disse...

Era tão bom que houvesse uma oposição responsável.

Anónimo disse...

Mestre barbeiro veja se as obras que estão a ser feitas na estrada de Portel estão a ser bem executadas ? Para quando a requalificação dos supostos jardins desta Vila ?

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO