terça-feira, 21 de abril de 2009

Eurovisão 1974 - Paulo de Carvalho - E depois do adeus

“Portugal vivia no início do da década de 70 anos conturbados nas mais diversas áreas da vida nacional. Nesta altura o Festival RTP da Canção era um espectáculo ansiado, gerando maior atenção antes, durante e após o mesmo. Todos falavam dos intérpretes, das canções... ninguém perdia aquele que era o espectaculo de entretenimento mais aguardado do ano, faziam-se apostas, discutia-se, defendia-se fervorosamente os seus cantores preferidos e as canções interpretadas.Não me vou alongar em aspectos caracterizadores do ano de 74 nem muito do que foi a História Portuguesa num ano que marcou indubitavelmente a História recente do país mais ocidental da Europa.
A Agonia do Estado Novo (período cronológico que abrange os anos de 1928 a 1974 e que foi marcado pelos governos de António de Oliveira Salazar e Marcello Caetano) era visivel, chegavam-se aos seus momentos finais e a canção que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1974 estará para sempre ligada, num laço muito estreito com a Revolução que pôs termo à ditatura Salazarista/Marcelista - A Revolução dos Cravos.”



Dia 24 de Abril de 1974, 22h55 - 1ª senha: a voz de João Paulo Dinis anuncia aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa Faltam cinco minutos para as vinte e três horas. Convosco, Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74 «E Depois do Adeus». Era o primeiro sinal para o início das operações militares a desencadear pelo Movimento das Forças Armadas.


Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO