quarta-feira, 22 de abril de 2009

Alcáçovas - Água potável na rede pública ?


Captação de água - Monte das Pereiras, Alcáçovas






Carta encontrada na Barbearia.

9 Comentários:

peixe banana disse...

Ou seja, tenho andado a tomar banho em mérda e a pagar como se fosse água do luso.

Unknown disse...

A água está inquinada? Os tubos por onde ela corre estão podres? Metade da água perde-se nas condutas? As pessoas não são avisadas que a sua saúde corre riscos?
Bem-vindos ao concelho de Viana do Alentejo!

Anónimo disse...

Alguém da junta de freguesia, sabe disto? O Zé Jacinto tem de explicar-nos o que se passa.

Anónimo disse...

Querem água, bebam da do garrafão, que há muita no supermercado!

Anónimo disse...

Nós rimos, mas o que se está a passar no Concelho de Viana do Alentejo é muito, muito preocupante. Se, de facto, a Câmara Municipal está a injectar no sistema de distribuição de água ao domicílio, em Alcáçovas, água nestas condições, depois de ser alertada pelos serviços de saúde, então isto é, no mínimo, um caso de policia.
Como seguramente é um caso de polícia o que se está a passar com os pavimentos betuminosos de grande parte das nossas ruas, sobretudo as de Viana: de má qualidade e mal aplicados, estão-se a transformar num areão grosso, libertando um pó muito fino que somos obrigados a respirar, sobretudo nestes dias de estio precoce e prolongado. Já viram bem a nuvem de poeira que os carros levantam nestas ruas, onde a bela calçada portuguesa foi substituída por essa camada de tinta preta, sinónimo de desenvolvimento duvidoso e terceiro mundista?
Ora esse pó é, em parte, resultante da decomposição dos “touvenant” que integram essas massas betuminosas. Por sua vez esses “touvenants” são feitos de granitos que, como se sabe, possuem um variado índice de radioactividade dita natural, pois emitem radiação gama e um gaz muito radioactivo, o radeon. É pois tudo isto que nos entra pelos pulmões dentro. Mas não a todos: o senhor presidente da Câmara teve o cuidado, mal se mudou para a sua casa nova na rua Manuel Prates, de ter mandado repavimentar essa (e só essa) rua, não fossem os buracos danificar-lhe os pneus da sua viatura ou essa posaria danificar-lhe a sua honorável pulmoneira…
Nestes últimos dias e para a visita das cavalgaduras foi bonito de se ver o esforço municipal em compor o cenário, tapando um buraco aqui, mais outro ali, mas só nas ruas por onde vai passar o desfile das vaidades. As outras ruas, népias, o que reflecte um desprezo evidente por quem cá vive todo o ano e é a razão da existência de quem (tão mal) nos (des)governa.
Dois casos de atentado à saúde pública, no Concelho de Viana do Alentejo, a necessitarem da atenção urgente de quem de direito, a começar por nós próprios, cidadãos e cidadãs. Chegou a altura de, em sede própria, mostrar um cartão vermelho a tão desmazelada e mesmo criminosa política autárquica.
A.I.S.

Anónimo disse...

E não é só a Câmara companheiro. Já viu o servicinho que a Junta anda a fazer com a (chamam-lhes eles) máquina de varrer? Aquilo é mais um rolo para limpeza de estradas antes de alcatroar, pois é. É uma pósaria do camandro que a malta até se passa ! Só em Viana...

Anónimo disse...

Já agora, alguém sabe que existiu em 2009 uma contaminação por mercúrio e ninguém avisou? nos nossos vizinhos em S. Bras do Regedouro cortaram o abastecimento. Só não sei o mês que foi. Sabiam que em Julho de 2011 a água apresentava niveis de Mercúrio elevadissimos, análise feita por um particular, e existem pessoas doentes com diagnóstico incerto? Pois, essas coisas não se sabem...

Anónimo disse...

Análises feitas por particulares? Com mercúrio? Quem está doente? E as análises oficiais o que dizem?

Anónimo disse...

o grande problema é que o Mercúrio é considerado um parâmetro conservativo e não existe obrigatoriedade a sua análise com a frequencia de outros parametros. Neste momento as Águas Públicas do Alentejo estão a fazer 1 por ano, quando a autarquia há uns anos fazia 3. O que é grave imaginando que isto se possa acontecer em determinada altura e ninguém chegar a saber, vamos-nos contaminando com um dos metais mais perigosos para a saúde, do planeta. Parece que o particular, por motivos de doença dele e dos animais achou que deveria mandar analisar a água e deparou-se com resultados surpreendentes. comunicou à Camara, passados uns dias foram fazer recolhas e aparentemente está tudo bem. O problema é que este tipo de análise é morosa e a recolha e análise extra da câmara foi feita mais de 1 mês depois da recolha do particular. Existe relatórios públicos da ERSAR, com os registos de todos os incumprimentos, e efectivamente em 2009 aconteceu, mas não me lembro de se ter falado alguma coisa...

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO