sábado, 5 de fevereiro de 2011

O peso certo

De um momento para o outro Portugal deixou-se de grandezas. Deixou de querer forrar o País de mais auto-estradas, estádios, aeroportos e TGVs.

Portugal regressou a Lilliput. E a elite política deixou de se querer comportar como o Gulliver de pés de barro. Os exemplos abundam, como papoilas saltitantes. A Câmara Municipal de Lisboa quer extinguir freguesias.

O PSD quer ter um Governo mínimo, com um número de ministros que cabem numa carrinha familiar. A CP ameaça transformar-se numa empresa que apenas operará entre Lisboa e Porto depois de cumprir o desígnio nacional de acabar com tudo o resto da linha-férrea do País.

O ministro Jorge Lacão não quer nem 230, nem 229, mas sim 180 deputados. Faltou propor que só ficassem no Parlamento os líderes parlamentares do PS e do PSD, para alargar a discussão democrática.

O PSD quer acabar com empresas públicas que se revelem deficitárias. E há já quem sublinhe que é preciso eliminar liminarmente "boys" e "girls" que pululam por tudo o que é sector empresarial e estatal.

O Governo deu o exemplo e diminuiu até ao inconcebível os rendimentos de quem trabalha com recibos verdes. Este não é o Estado mínimo. É o País mínimo. Portugal entrou como concorrente no "O Peso Certo" e vai tentar ganhar aos concorrentes individuais que se apresentem no concurso.

Esta fúria de emagrecimento nacional mostra que se está a poupar em calorias, mas também em neurónios. Não se decreta o emagrecimento do País. Deve apostar-se numa campanha contra a obesidade desnecessária. O Estado é gordo porque os partidos o desejaram assim. A anorexia em excesso não resolve o âmago da questão.


Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO