sábado, 23 de outubro de 2010

Síntese do XIV Congresso da Federação de Évora – Viana do Alentejo


Reunidos em Congresso Federativo a 23 de Outubro de 2010, os Socialistas do Distrito de Évora, apresentaram em Viana do Alentejo, sob o lema “Connosco, o Alentejo conta” as principais linhas orientadoras para o futuro:

1. Prioridades políticas: a) Fazer crescer a economia e o emprego; b) Preservar o carácter público das políticas sociais.
2. Instrumentos de concretização: i) Um Governo Socialista em Portugal; ii) Governabilidade; iii) A Regionalização; iv) Um poder autárquico forte; v) Um PS mobilizado, actuante e aberto.

O Congresso votou por unanimidade a constituição da Mesa constituída por 10 elementos assim como a Comissão de Honra do Congresso constituída por 15 elementos. Foi votado por unanimidade e aclamação o Presidente Honorário do Partido, o camarada Victor Martelo.

Num Congresso historicamente participado, com a apresentação e aprovação da moção estratégica de Capoulas Santos e de 8 moções sectoriais, nas temáticas do turismo, eleições presidenciais, poder local, escola pública, Paridade e o papel da Mulher na vida pública e regionalização, foram firmados com o Alentejo os seguintes compromissos:

- Um Alentejo capaz de fixar os jovens, felizmente cada vez mais qualificados.

- Um Alentejo com um património natural e cultural preservado e divulgado.

- Um Alentejo cuja “marca” seja reconhecida nacional e internacionalmente.

- Um Alentejo que detenha uma agricultura moderna e mais competitiva, com uma qualidade crescente e com uma agro-indústria de vocação exportadora.

. Um Alentejo com clusters como a indústria aeronáutica, o turismo e as energias renováveis (aproveitando as infra-estruturas e os estímulos ao investimentos lançados pelo PS) geradoras de emprego, fomentando uma economia competitiva.

- Um Alentejo de prosperidade e qualidade de vida para os seus cidadãos.

- Um Alentejo capaz de garantir a todos os seus cidadãos cuidados de saúde adequados, através da conclusão prevista do Novo Hospital em 2013, como também de uma rede de cuidados primários e continuados instalados no território, com critérios de racionalidade e eficácia.

- Um Alentejo que continue a investir na educação, não só em termos de modernização como também garantindo uma cobertura de 1oo% das crianças em idade de pré-escolar e de 100% dos alunos nos 12 anos de escolaridade obrigatória e da manutenção do ensino profissional

- Um Alentejo que estime e cuide dos seus idosos, melhorando progressivamente as suas pensões de reforma e de acesso aos medicamentos, investindo em simultâneo numa rede de equipamentos e de apoios domiciliários.

Foram apresentadas e aprovadas as listas candidatas aos Órgãos Federativos tendo sido eleitos 81 membros efectivos e 82 membros suplentes. As listas aos órgãos para além de respeitarem a conformidade paritária estabelecida estatutariamente superam não só essa fasquia como apresentam forte participação da juventude.

11 Comentários:

Anónimo disse...

Como se pode verificar o movimento era apenas uma falácia, vejam os testas de ferro na linha da frente do Congresso do PS dentre eles o Vice Presidente da Câmara o Gainho, não venha dizer que tava como convidado pois atÉ a pasta de delegado tem debaixo do braço. Estes são os aprendizes de Socrates este rouba os salarios a todos nós com o oe para 2011 estes de cá roubam os salários aos trabalhadores da Câmara este é o PS na sua melhor forma

Anónimo disse...

Não vejo na foto os "verdadeiros socialistas" do concelho de Viana, os históricos, alguém me sabe dizer se os gajos estiveram no congresso ou não? em especial a dupla maravilha: gaby e tony silva?

Anónimo disse...

Se estão fartos da Câmara, montem um negócio, verguem as costas para verem quanto sobra ao final do mês.

Anónimo disse...

Os perdedores são uns incompetentes e uma cambada de oportunistas. Rodearam-se da máfia "napolitana" e depois queriam novamente tomarem de assalto a Câmara com o amém do arquitecto Pedro dos licenciamentos.
Estou cá para ver onde essa gente mete a cara quando a justiça actuar.

Anónimo disse...

No mesmo sitio onde metem os pseudo independentes, agora militantes do partido socialista que ajudam o país a afundar e prometem afundar o concelho de Viana do Alentejo. Até o paulo sempre comunista agora é militante do PS, ainda o hei-de ver a fumar...

Anónimo disse...

Mas cada um não pode ter as ideias que quer?
Os países do comunismo,isso sim que é de valor. Porque é com tanta razão não conseguem convencer quase ninguém por processos democráticos.
Nas últimas eleições não passaram dos 7,86%
446.994 votos atrás do Bloco de esquerda. O PS teve 36,55%, 2.077.695 de votos. Nesta perspectiva temos 2.077.695 de portugueses atrasados mentais e uma minoria de 446.994 pessoas donas da verdade.
Viva a Coreia do Norte que já tem sucessor.

Anónimo disse...

O Bengalinha também já é melitante, o PS agora tem de arranjar muitos melitantes para substituir os historicos reçabiados. é que essas velhas glórias valiam por muitos.
porque será que não foram à festa, ainda por cima em Viana? será que agora voltaram ao partido cumunista?

Anónimo disse...

Não sabia que o Bengalinha era mElitante, que vergonha...

p.s. o que é isso, mElitante??? querias dizer mElEtante??

O da Cãmbra disse...

O movimento quê? Desculpe? Grande disfarce que arranjaram, enganaram-nos a todos, que vergonha.

Anónimo disse...

O grande disfarce é a coligação CDU, que na verdade é o PCP envergonhado.

Anónimo disse...

O MOVIMENTO NÃO ENGANOU NINGUEM, NÃO CONHECIAM A SIGLA QUE O ACOMPANHAVA POR ISSO COMO MUNICIPE DE VIANA NÃO ME SINTO ENGANADO PELO BENGALINHA
SE FOSSE HOJE VOTARIA NOVAMENTE NO BENGALINHA MELITANTE.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO