terça-feira, 12 de outubro de 2010

AINDA a FEIRA d'AIRES

Decorreu nos passados dias 25, 26 de ,27 de Setembro, mais uma edição da centenária festa em honrada padroeira Na Sr.ª d'Aires em Viana do Alentejo.

A exemplo das edições anteriores foi enorme a afluência do público e a animação que estão associados a. esta efeméride. A feira d'Aires, sendo uma feira festa em honra de Nossa Senhora, d'Aires, padroeira_ do concelho de Viana do Alentejo é também e muito uma feira do Alentejo, sobretudo uma feira do "povo" de Évora que ali acorre em grande número. Ir a esta feira tornou-se um hábito do final do Verão como forma de veneração e devoção à santa padroeira. E depois, visitar o imponente e majestoso santuário participar nas festas religiosas a ele associadas é para muitos vianenses e não só um programa que não dispensam ano. após ano.. E os resultados estão à vista com as sucessivas enchentes

Uma vez mais isso aconteceu este ano. Mas uma festa popular desta natureza para além das mostras do artesanato da gastronomia das actividades económicas e de lazer existe sempre uma componente lúdica na organização de espectáculos, não desprezível. Assim aconteceu também este ano. em Viana mas com uma significativa diferença em termos' de cartaz e consequentes custos, relativamente a anos anteriores. Ou seja o cartaz deste ano foi menos luzidio do que porventura aconteceu em anos anteriores e as razões deu-as o novo presidente Bengalinha Pinto em entrevista ao DS.

Numa altura em que o país e as autarquias vivem momentos de aperto financeiro, não fazia sentido gastar dezenas de milhares de Euros a contratar artista de projecção nacional em detrimento de outros investimentos e benfeitorias para o concelho. Ou seja a nova vereação da CM de. Viana do Alentejo, resistiu à, tentação de dar nas vistas, com grandes artistas gastando porventura o que não tinha e em vez disso optou por um programa com artistas regionais que muito valorizaram a festa.

E de uma assentada atingiu dois objectivos. Por um lado gastou menos dinheiro e por outro valorizou - os grupos artistas locais e regionais do Alentejo. Gostei. O novo executivo da CM de Viana e o seu presidente Bengalinha Pinto, com esta atitude marcaram pontos e deram sinais muito positivos sobre a _maneira como encaram a gestão do município. Gastar em obras ou no caso espectáculos de fachada, NÃO. Gastar mais do que se tem, NÃO. Endividar-se para fazer o que não é indispensável, NÃO.

Confio pois que a prosseguir por este caminho o mandato desta equipa vai ser um sucesso e com isso só tem a ganhar o município de Viana do Alentejo e os seus residentes.

Um único reparo que merece ser rectificado nas próximas edições da feira. A deficiente sinalização para a localização da festa do Santuário. Com efeito -apesar de ser conhecido por quase toda a gente ainda há quem não conheça o caminho e para esses é indispensável uma correcta e visível sinalização.
Diário do Sul, 4 de Outubro de 2010 

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO