sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Afastada privatização da Companhia das Lezírias


Gestores públicos, com bons ordenados que não são afectados pelos resultados da unidade que gerem".....

Convém recordar que António Sousa é actualmente presidente da Assembleia Municipal de Viana do Alentejo.

Não se consegue entender o texto publicado no "Blogue Alcáçovas", sobre a entrevista dada ao DN por António Sousa que publicamos na íntegra:

O novo presidente da Companhia das Lezírias, António de Sousa, defende que a empresa deve continuar no domínio público, apesar de os resultados financeiros terem vindo a degradar-se nos últimos anos. "Está definido que não haverá privatização", garante António de Sousa ao DN, afastando um cenário que tem sido colocado pelo menos desde 2004, ano em que o então primeiro-ministro Durão Barroso anunciou a venda daquela que é a maior exploração agro-pecuária e florestal do País.

Em 2009, um ano agrícola particularmente difícil em termos de clima e de mercados, a empresa obteve resultados líquidos positivos de 139 mil euros, número que fica muito abaixo dos 1,1 milhões de euros alcançados dois anos antes e que traduz uma quebra de 60% em relação a 2008.

"Apesar de todas as contrariedades, não entrámos no vermelho, somos uma empresa financeiramente saudável que tem gerado receita e continua a ser muito apetecível para os investidores]." Sobretudo se na equação se acrescentarem os 20 mil hectares da propriedade situada em plena Reserva Natural do Estuário do Tejo, às "portas" de Lisboa, um verdadeiro "tampão" ao crescimento urbano e à especulação imobiliária.

Sociedade anónima de capitais públicos com um único accionista, o Estado, a Companhia das Lezírias ficou de fora das privatizações do Plano de Estabilidade e Crescimento. E o novo presidente, que substituiu no cargo Vítor Barros - alegadamente afastado pelo Ministério da Agricultura na sequência de "divergências estratégicas sobre novos investimentos" -, diz que "faz todo o sentido" manter a empresa no domínio público. "Sempre nos preocupámos em estabelecer um equilíbrio entre a exploração agrícola e a defesa do ambiente. Além da actividade económica, a companhia tem subjacente uma prestação de serviço público na vertente social e ambiental."

Doutorado em Gestão pela Universidade de Évora, o mesmo departamento de onde saiu o ministro da Agricultura, António de Sousa garante que o desafio para os próximos anos é "executar uma estratégia de sustentabilidade a pensar no pós-2013", ou seja, nas novas regras da Política Agrícola Comum. Para isso diz ser "essencial" apostar na "diferenciação dos produtos pela qualidade, na criação de valor e na inovação, recentrando a empresa nas actividades mais rendíveis".

Quanto a projectos, defende a necessidade de "contenção" nos investimentos e aponta a expansão da cultura do arroz (apesar de o preço por quilograma ter caído para metade nos últimos dois anos), a criação de um parque para aproveitamento de biomassa, associado a uma central de produção de energia eléctrica, e o turismo de natureza como apostas estratégicas. "Estamos a 30 quilómetros do maior centro urbano do País, pelo que o agroturismo e o turismo de natureza constituem nichos com grande potencial de desenvolvimento."

Um dos projectos em curso é o EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves, desenvolvido pela Companhia das Lezírias em parceria com diversas entidades, entre as quais a Liga para a Protecção da Natureza, e financiado pela Brisa e por fundos comunitários. A ideia é criar espaços para observação de aves, um centro de interpretação e percursos camuflados em 80 hectares na cabeceira norte do estuário do Tejo.

DN

16 Comentários:

Anónimo disse...

Caro finezas deixe-se de atirar areia para a cara das pessoas, a companhia das lezirias é um ninho de parasitas e enconados que na impossibilidade de poderem ou saberem gerir a sua própria propriedade, gerem um porradão de hectares com o dinheiro dos contribuintes. Se o Sousa lá está a fazer um bom trabalho, óptimo, fico contente pelas aves. O problema de fundo está na quantidade de empresas publicas que os governos PS têm criado e assim sustentado um sistema que nos mama o tutano dos ossos. Não acredito num estado destes, num falso moralista. Um estado social neo liberal, ainda está para nascer o homem que me defina o que é isto.
Só sabem é mentir, e agora vêem tapar o sol com a peneira com a merda do fundo de pensões da PT, devem pensar que os outros são estúpidos, andamos a pedir emprestado para pagar ordenados, mas não mexem nos ordenados, a estupidez é tanta que ainda não viram o que se está a passar e se viram, são ainda mais atrasados mentais, porque insistem no erro. O problema é a despesa!!!!
E o porradão de companhias das lezirias que nasceram como cogumelos nestes últimos 15 anos.
Desculpe lá mas não há cu que aguente.

Anónimo disse...

Caro peixebanana1, calculo que também não deve ter lido a entrevista e a interpretação que o Blogue Alcáçovas exprimiu sobre a mesma.
O que está em causa é alguém que publica um post, baseado nesta entrevista, dizendo aquilo que o entrevistado nunca disse: que a companhia dava prejuízo.

Quanto à opinião que cada um tem sobre as empresas públicas e a forma como as mesmas são geridas isso é outra história.

O que está por detrás deste tipo de artigos é o saudosismo dos tempos do Durão, o tal que fugiu para o conforto de Bruxelas, e agora, ao ouvirem aproximarem-se Passos querem estar na primeira fila para serem vistos.

Anónimo disse...

Aprovada nova lei sobre a mudança de sexo!! isto é que são prioridades para o governo Socrates!
Ahhh..aumentar impostos tambem...diminuir ordenados tambem...Criar empregos para os boys e para as cunhadas e amigas tambem.
O que não pode ser proibido...diminuir reformas milionárias não...acumulação de vencimentos e reformas tambem não.
Isto foi uma fartar vilanagem, agora que estão com as calças nas mãos é que se vai sabendo umas verdades. Nada que não se comentasse, mas como ainda ia dando pra todos os mamões...

INGRICULTOR disse...

Mais um com um topo de gama à conta do PS. Porque é que o novo gestor da companhia das Lezirias não é um comunista "catedrático" ? Tantos e bons, e com tanta experiência na área agricola, e agora vai para lá um chouriço ? Ser Doutor não chega. O nosso amigo nem sabe o que é arroz para plantar ou trigo para semear. Temos pena.

Anónimo disse...

Tanta conversa sem nexo. Não sei se o comentador se lembra mas raramente o ministro da saúde é médico.
A maioria dos catedráticos comunistas deram à sola, com a queda do muro de Berlim.
Tomara o meu amigo chegar aos calcanhares do Sousa.

INGRICULTOR disse...

Pois se calhar até estou à altura, e, sem me enganar nas contas. Pois é por essas e outras que nós agricultores temos um ex-administrador do HESE como ministero da Agricultura e agora até as galinhas já têm dentes podres, pois a si de certeza, e, se for comerciante, ou agricultor tem notado um aumento enormíssimo nas suas vendas e negócios. Ou não?

Anónimo disse...

PERGUNTA QUE SE DEVE FAZER,SE O DR. SOUSA NÃO FOSSE AMIGO DO MINISTRO DA AGRICULTURA SERIA PRESIDENTE DA COMPANHIA DAS LEZIRIAS? CLARO QUE NÃO SERIA.

Anónimo disse...

Resposta: Seria errabador de curiosos, como tu...

Anónimo disse...

O PS só pode estar orgulhoso, com este nivel de comentários dos seus apoiantes. Parabéns!

Anónimo disse...

Caro Amigo, não sou PS, nem sequer lá perto ando!
No entanto fico é triste com os comentários que aqui e noutros blogs aparecem, acerca de figuras da terra, que são hoje o que são graças ao seu esforço e dedicação. Quem não fica contente com esta nomeação de um filho da terra? Quem? Só os anormais como você, independentemente da força politica a que ele ou eles representam...
Eu fico contente por ver amigos nesses cargos, ainda por cima homens como ele que subiram à sua conta, à conta do seu esforço. Claro que agora está a tirar proveito disso e mto bem.
E, já agora, o comentário que deu origem à minha resposta de 3/10/2010, pelas 21.56, até merecia mais qualquer coisinha, mas optei por ser soft..
Repito não sou PS, mas tbem não sou parvo como você e outros vocês que andam por ai a dizer baboseiras, depois de deixarem de mamar na teta ao longo de 16 anos!!!

Anónimo disse...

Dizes tu que não és do PS...ganda borrego.
Subiu a pulso? O lugar foi a concurso? ou foi nomeação para um tacho? és parvo ou pensas que os outros são todos parvos...mamões
Olha o estado em que os politicos estão a deixar o país...são doutores para quê, para isto?? prefiro ser iletrado e pobre.

Anónimo disse...

Não grande carneiro, não sou do PS...ganda carneiro...
Subiu a pulso nos estudos...
- O lugar, provavelmente, não foi a concurso, se fosse contigo ficava à frente...
- Se calhar o lugar foi um tacho, mas pra isso a resposta tá na 1ª resposta, tu perdeste o teu e por isso agora choras e já não mamas...
- Eu sou parvo sim, respondo a gente da tua laia...
- Mamão nunca fui...
- Realmente os drs. deixaram o país na merda, concordo, mas desde quando??? Desde que o Bengalinha ganhou as eleições?? Desde que o Sousa foi nomeado para o "tacho"???

Respondido...

Confesso: sou mesmo parvo, dar ouvidos a um carneiro é mesmo de parvo...

p.s. (não do partido PS): para evitar amanhã perder tempo contigo,antecipo-me, não me chames bezerro..."...ganda BOI..."

BOM FERIADO

Anónimo disse...

Esta gente perdeu a vergonha toda. O vereador das Alcáçovas vai todos os dias no carro da câmara almoçar ás Alcáçovas a um café na praça, grandes almoçaradas com amigos, que o deixam em estado de não trabalhar mais de tarde. Diz a a toda a gente que está na politica um mandato para garantir a reforma. Com gente desta vamos longe, tomara ele cantar fados e beber copos.

Anónimo disse...

Garantir a reforma??? Outros que sairam é q estão reformados com 40 e tal anos. Gente tão ignorante.
Ele vai almoçar no carro da Câmara??? ENTÃO APRENDEU COM O OUTRO QUE IA PARA BEJA ESTUDAR NO CARRO DA CÃMARA. AGORA É QUE FAZ MAL????
QUE GENTINHA TÃO MESQUINHA E DE TÃO MÁ FORMAÇÃO.
CONSEGUEM VER OS ALGUEROS NOS OLHOS DOS OUTROS E NÃO VIRAM AS TRANCAS NOS DELES.
CUSTA A DIGERIR A DERROTA????TOMEM PASTILHAS

Anónimo disse...

Ah então não faz mal aprender com os maus exemplos dos outros? então não iam ser melhores? foge-vos a boca para a verdade, não são melhores, são realmente piores, muito piores

Anónimo disse...

OH tu das 23:13 vai à farmacia comprar pastilhas.
O assessor do outro tbn tinha carro de graça e telemovel e a secretaria fazia chamadas p onde o marido esta e a da outra. Nos pagamos para os estudantes amigos deles virem emborrachar-se a do Toninho onde fazem aquela musica para gente nova. Essas coisas estavam bem!!!Pois eram feitas pelos vossos.
Entao nao queres que fassam festas para os velhos?Abituaram a gente a essas coisas

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO