quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Vila de Alcáçovas dá a provar doces iguarias


A X Mostra de Doçaria abre as portas ao público já amanhã, em Alcáçovas, a partir das 19 horas. Bons momentos não vão faltar num fim-de-semana recheado de iguarias.

A partir de amanhã, dia 4, abre as portas ao público em Alcáçovas, a partir das 19h00, a X Mostra de Doçaria, promovida pelo Município de Viana do Alentejo.
Trinta e quatro doceiros oriundos de vários pontos do País vão mostrar durante o certame diversas iguarias de fazer crescer água na boca. Durante três dias são esperadas centenas de pessoas que vão apreciar a doçaria característica da região. Bolo Real, Bolo Conde de Alcáçovas, Sardinhas Albardadas e Amores de Viana são alguns dos bolos que, ano após ano, atraem cada vez mais visitantes ao certame que nesta edição vai contar com a presença do Chefe de Pastelaria, Rui Moisés que vai efectuar uma demonstração de sobremesas gourmet com doçaria tradicional e conventual.
Os mais novos, para além do habitual espaço da Oficina da Criança, vão poder desfrutar de pinturas faciais e de modelagem de balões.Em termos culturais, os grupos da Concelho vão passar pelo certame, bem como “os Alentejanos” e o Grupo de Música “Trigo Limpo”.

Mais motivos de interesseMas, para além dos doces de fazer crescer água na boca que pode levar para casa, há mais motivos de interesse em Alcáçovas.O património arquitectónico da vila com especial destaque para a Igreja Matriz, datada do séc. XVI, merece uma visita, bem como o Museu do Chocalho, propriedade de João Chibeles Penetra, que possui mais de 900 peças e ainda uma passagem pelas fábricas existentes.
Não podemos esquecer a gastronomia e os produtos da região como o pão, os enchidos e os queijos que pode saborear num dos restaurantes da vila. Motivos não faltam para uma visita à capital da doçaria, em Alcáçovas, de 4 a 6 de Dezembro.
Fonte: Site da Câmara Municipal de Viana do Alenetejo

2 Comentários:

José disse...

Sem dúvida motivos de interesse não faltam para visitar a vila das Alcáçovas. No entanto como é uma localidade que me desperta um particular interesse, gostaria de corrigir a informação que é passada pelo sitio da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, no que diz respeito à colecção de chocalhos do Mestre João Penetra, mais conhecido pelo Museu do Chocalho.
Filho e neto de chocalheiros, o Mestre João desde 1946 que colecciona chocalhos, ou seja,há 63 anos que se dedica ao coleccionismo de chocalhos, existindo exemplares de várias nacionalidades, vários modelos e tamanhos, que ao longo da sua vida foi adquirindo, uns por compra e outros por doação, estando na sua colecção expostas mais de 3000 peças e não 900, como é referido no sitio oficial da câmara.

Anónimo disse...

Está muito boa. Gostei de lá ir. PARABÉNS a TODOS

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO