domingo, 6 de dezembro de 2009

Quem não gosta de banana beba xixi



Ao longo dos tempos, de uma forma geral, o poder sempre tentou legislar, controlar ou pressionar a imprensa ou a “Vox Populi”, no sentido de condicionar a livre expressão das notícias ou opiniões desfavoráveis que pusessem a nu as suas debilidades, ou mais grave ainda, denunciar o actual badalado abuso do poder ao serviço de projectos de vida pessoal, contrariando o recente universal e livre sufragado processo eleitoral, apregoado aos sete ventos pelos serviçais do sistema instituído, como a panaceia para todos os males.

Num concelho pequeno como o de Viana do Alentejo que durante anos só ouvia a voz dos "terra-tenente", de repente, sem controlo, sem censura prévia, aparecem por aí uns ousados e incómodos editores, expressando de forma livre a sua opinião sobre os mais diversos assuntos.

Irritados com o recente desaire eleitoral, fruto de uma gestão autoritária, clientelar, e naturalmente danosa do interesse colectivo, seguiu-se a “noite das facas longas” com atiradores a soldo disparando sobre todos os suspeitos internos e externos que supostamente proporcionaram a saída de cena dos "herdeiros da coroa", pela porta das traseiras.

Deprimidos, sem glória, tiveram ainda tempo de verem, com surpresa, pelo canto do olho, os suspiros de alívio daqueles que suportaram durante anos a mais inqualificável arrogância vivida depois da revolução dos cravos.

Passado que foi o dia 11 de Outubro, em mais um bacanal de jubilada análise política, elegeram o blogue “um dia perfeito para os peixes banana”, como um dos inimigos a abater.

Vai daí, na mais pura e análoga atitude, própria da Polícia de Intervenção e Defesa do Estado/Direcção-Geral de Segurança, vulgo PIDE/DGS, polícia política omnipresente do Estado Novo, derrotada no dia 25 de Abril de 1974, fazem umas denúncias anónimas, aprendidas com os bufos desse período de ditadura, para que o blogue do Luís Pedro feche de vez.

São assim os novos democratas e paladinos da liberdade, porta-estandartes da luta pelo nosso povo, bem nutridos e barrigudos!

Onde é que nós já ouvimos essa cassete pirata, apregoando a palavra “povo” vezes sem conta?

2 Comentários:

peixe banana disse...

Caro Mestre Finezas, foi um prazer ler estas palavras que para mim têm bastante importância, por sentir diariamente algum desconforto de algumas pessoas com aquilo que escrevo.

A interactividade que estas ferramentas chamadas blogues têm hoje em dia, ajuda a que todos possam expressar a sua opinião e conhecer as diversas opiniões.

O numero de visitantes tem vindo a aumentar em todos os blogues, o que é bom para todos. Conto com a opinião de todos e não estou contra ao contrario do que querem fazer passar, estou sim a favor de um concelho melhor e você sabe que sim.

Grande abraço

50 anos à frente disse...

Cada vez mais a interactividade faz parte das nossas vidas, o que lá vai lá vai. A vida mudou, os tempos também. Há sim que mostrar os nossos contentamentos e desapontamentos nas ferramentas que temos ao nosso alcance. É um direito que nos assiste. Abraço ao peixe e ao finezas, continuem.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO