terça-feira, 27 de outubro de 2009

Na vitória da candidatura PS/Bengalinha: os números falam por si

Numa breve análise comparativa dos resultados das eleições autárquicas de 2005 e 2009, socorrendo-nos em dado passo dos dados da votação à Câmara Municipal, ressalta desde logo o seguinte:


1 – No concelho de Viana do Alentejo, passámos de 4809 inscritos em 2005, para 4964 em 2009, pelo que houve um acréscimo de 155 novas pessoas com direito a voto;


2- De 2005 para 2009, houve um aumento de 401 votantes e, consequentemente, a diminuição do número de abstencionistas;


3- A “corrida às urnas” em 2009 é um dado muito importante que pode explicar a expressiva vitória da candidatura PS/Bengalinha Pinto.


É de salientar que participaram mais 401 pessoas neste processo eleitoral, legitimando ainda mais a vitória da candidatura do PS, que conseguiu mais 471 votos do que a segunda força política mais votada.


Como é fácil verificar pelos resultados obtidos para a Câmara, pela equipa PS/Bengalinha Pinto, a transferência de votos das outras formações partidárias, não foi o único factor numérico explicativo dos resultados alcançados. Teremos que adicionar a maior parte dos votos expressos das 401 pessoas que contribuíram para o resultado final de 1773 votos.


À excepção da freguesia de Aguiar, nas restantes secções de voto, esta candidatura ganhou a votação para todos os Órgãos Autárquicos, por números bastante expressivos.


Para os nossos comentadores, deixamos também os quadros mais significativos destas eleições memoráveis, recordando que foi possível a alternância do poder no concelho de Viana do Alentejo.


Câmara Municipal



Assembleia Municipal



Assembleia de Freguesia de Viana



Assembleia de Freguesia de Alcáçovas




Assembleia de Freguesia de Aguiar

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO