quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Entrevista com Bengalinha Pinto, novo presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo

“Havia um grande desejo de mudança”



Naquela que é a sua primeira grande entrevista depois de ter sido eleito presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto aponta a atractividade empresarial como um dos grandes desafios para os próximos quatro anos.

A expressão da vitória eleitoral deixou-o surpreendido?

Não propriamente, porque na última semana de campanha sabíamos que era um dos cenários possíveis de alcançar. Entretanto, com o acréscimo de votantes que fomos tomando conhecimento ao longo do dia destas eleições, comparativamente a 2005, configurava o cenário mais optimista que tínhamos traçado. Sabíamos que havia um grande desejo de mudança por parte da maioria da população, amplamente confirmado ao longo das diversas actividades que iniciámos em 10 de Janeiro.

Aquando da elaboração do nosso programa eleitoral, definimos um modelo de participação aberto a toda a população nas diversas reuniões temáticas criadas para o efeito, anunciadas e divulgadas publicamente.

A participação aberta e inovadora dos nossos procedimentos, foi uma das traves mestras da nossa campanha que queremos estender à gestão autárquica.

Como olha para o concelho de Viana?

Pelo lado positivo! Olho o concelho de Viana, como terra de grandes potencialidades ambientais, paisagísticas e gastronómicas, cujos factores podem captar um turismo de qualidade. Associada às vertentes atrás expressas, possuímos um vastíssimo património arqueológico, arquitectónico e religioso.

Também possuímos um tecido empresarial dinâmico, mas que não está devidamente enquadrado numa estratégia concertada de divulgação com vista ao seu crescimento.

Quais os maiores problemas?

Temos uma população envelhecida com reduzidos recursos económicos e temos muitas pessoas desempregadas, devido à crise económica. Temos as nossas Vilas mal cuidadas, especialmente a sede do concelho. Temos problemas básicos para resolver, como seja a substituição das envelhecidas redes de águas e esgotos, cuja renovação tem sido sucessivamente adiada. Sem isso é um desperdício efectuar obras de pavimentação utilizando materiais mais adequados.

Não temos apoiado devidamente o nosso sector empresarial, nem os nossos jovens nem a população sénior.

O que é que deveria ter sido feito e não foi?

Não foi realizado em tempo aquilo que nós agora nos propomos realizar. Não foi conseguida a abertura necessária ao exterior para a realização de parcerias e acordos de cooperação, com vista à captação de investimento e sinergias para o nosso concelho. Não foi incrementada uma política de integração social, antes pelo contrário, foram alimentados certos fantasmas do passado, que nos têm posto, em muitos casos, de costas voltadas uns para os outros.

Qual a sua prioridade para os próximos quatro anos?

Tentar resolver os problemas referidos.

Por outro lado, estabilizar a gestão corrente e concretizar um ou outro projecto mais abrangente, como é o caso do Centro Escolar em Viana. Proporcionaremos também todo o nosso apoio à conclusão da obra da Creche de Aguiar, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo.

Na área social, quais os projectos onde vai apostar?

Complementar e divulgar as medidas sociais do governo, cooperar com as instituições de solidariedade social concelhias e ajudar as pessoas mais carenciadas, como por exemplo, no acesso aos medicamentos.

Problemas locais devem ter uma resposta local!

Como é possível atrair investimento económico para o concelho?

Para o sector industrial ou agro-industrial, neste momento não temos lotes industriais para oferecer aos empresários, pelo facto de o Plano Director Municipal, inexplicavelmente ter entrado em processo de revisão muito recentemente.

Com esse problema resolvido, iremos promover junto dos nossos empresários locais e também de eventuais investidores externos as nossas excelentes condições de instalação para novas unidades produtivas e expansão das já existentes.

A nossa proximidade com os grandes eixos de desenvolvimento, nomeadamente Évora, é um elemento muito importante no sucesso desta operação.

E a nível turístico?

Temos de integrar urgentemente a “Turismo do Alentejo”, entidade responsável pela gestão da Área Regional de Turismo, contra a qual o anterior executivo mantinha um litígio prejudicial aos interesses do concelho. Sem esse simples passo não podemos ter uma adequada valorização dos nossos produtos.


Entrevista ao Jornal Registo, de 19 de Outubro

2 Comentários:

Anónimo disse...

Uma prioridade tem mesmo de ser o Centro Escolar de Viana do Alentejo, o meu filho frequenta as Escadinhas e aquele recinto, agora com chuva é uma miséria, cheio de lama e água, uma tentação para os miudos! E até resolve outros problemas que aquela escola tem, não relacionados com a Cãmara Municipal. Força Bengalinha, o povo de Viana depositou as nossas Esperanças em si!

Anónimo disse...

grande entrevista ó mané e bela foto tambem

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO