quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pólo de Viana da USTE/EPUE já foi inaugurado

Foi inaugurado no passado dia 21 de Novembro, em Viana do Alentejo, o Pólo da Universidade Sénior Túlio Espanca/Escola Popular da Universidade de Évora. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara, Bernardino Bengalinha Pinto, e do Director da Universidade Sénior Túlio Espanca, Bravo Nico

Fotos cedidas por José Pacheco (Clique nas imagens para ampliá-las)

“Hoje é um dia histórico em Viana do Alentejo, mas também no Alentejo e no interior do País”. Foi desta forma que Bravo Nico, Director da Universidade Sénior Túlio Espanca/Escola Popular da Universidade de Évora (USTE/EPUE) classificou a abertura do Pólo de Viana do Alentejo, desta instituição, no passado dia 21 de Novembro.

Este foi o primeiro pólo da USTE/EPUE a ser inaugurado. Há cerca de dois anos quando surgiu o projecto da Universidade de Évora foi necessário encontrar parcerias no Alentejo. Bravo Nico garantiu que, “logo na primeira hora, encontrámos na Câmara Municipal de Viana e, em particular, no seu presidente um dos mais entusiastas apoiantes desta ideia”. Daí até à assinatura de um protocolo de cooperação entre as duas instituições foi um passo.

Desde essa altura já se realizaram algumas actividades que contaram com a participação da população sénior do Concelho. Foi o caso de duas visitas de estudo à Universidade de Évora e à Mitra e, ainda a participação de um grupo nos jogos matemáticos. Mas a ideia é desenvolver um conjunto de outras actividades que envolvam a participação das pessoas, com a colaboração daqueles que trabalham na área – instituições sociais, desportivas, culturais, juntas de freguesia e a Câmara Municipal.

Bravo Nico mostrou-se “feliz por estar a abrir uma escola”. O também deputado na Assembleia da República assegurou que vai passar a mensagem aos colegas que no “Alentejo não só se fecham escolas para proporcionar melhores condições aos mais novos, como se abrem escolas de novo para que as crianças e os adultos tenham a oportunidade de aprender”. O mesmo responsável disse que a mensagem que devemos deixar ao País “é que, aqui, no Alentejo, não baixamos os braços e estamos aqui com o objectivo de criar um futuro melhor para a nossa terra e melhores oportunidades para as pessoas”.

Por seu turno, o Presidente da Câmara, Bernardino Bengalinha Pinto salientou a importância da abertura de um Pólo da USTE/EPUE no Concelho. O autarca garantiu que o Pólo vai ser “aquilo que as pessoas quiserem. Podemos ter aulas de história no Cine-teatro, utilizar a biblioteca, participar nos jogos matemáticos”. A dinâmica do Pólo da ESTE/EPUE vai depender da participação e dos interesses dos diversos intervenientes.

Bengalinha Pinto fez questão de esclarecer sobre a inauguração do Pólo no Posto de Turismo. Segundo informou, o Posto de Turismo vai ser transferido para o Castelo de Viana ficando as instalações para o Pólo da USTE/EPUE que vai entrar em funcionamento a partir de Janeiro. Até lá, é tempo de definir o plano de actividades que vá de encontro ao gosto e interesses da população sénior, que já manifestou o desejo de aprender sobre as diversas artes, danças de salão, alfabetização e línguas.

No imediato, algumas actividades e projectos já existentes serão enquadrados na Universidade Sénior, tais como o Clube de Saúde Sénior, o Cinema dos Avós, a Hidroginástica e a Informática Sénior.

Retirado do sítio da Câmara

5 Comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, pá, por essa grande realização! Mais de um ano de mandato e eis que fazem a primeira grande inauguração (com bandeira e tudo)... inauguraram o posto de turismo da praça da republica.
Se o Benfica não tivesse perdido por 3 a 0, acho que me mijava a rir!

Gostei muito das fotografias cedidas pelo José Pacheco, assim tenta justificar a avença que lhe pagam!
Não sei se o Joaquim Bacala terá gostado ou não, mas ele andava por perto, até se vê numa fotografia!
Se calhar foi convidado para a inauguração, devia ser apenas isso!

Anónimo disse...

Os meus pêsames para si, que para aí ficou triste e murcho, nesse registo maniaco-depressivo. Continue assim e talvez termine os seus dias fortemente medicado ou mesmo, sózinho a um canto, numa daquelas camisas com as mangas muito compridas.

Anónimo disse...

Esse tiro foi ao lado,pá!
Para mim as camisas são sempre sem mangas!

Anónimo disse...

Nos longiquos anos de 1990, também a madrinha do Bengalinha, abriu um polo da Epral em Viana, à mama da Câmara, após ter mamado foi embora.
Agora é o Bravo Nico que vai mamar na Câmara, mas vai ser sol de pouca dura. Pois nada trazem de novo, a não ser o fato novo do Mazoupo, quem te viu e quem te vê rapaz.

Anónimo disse...

Quem mamou na Câmara durante 16 anos foram os camaradas do PCP, mais alguns cavaleiros do betão munidos igualmente da foice e martelo e que agora só lhes resta irem dando uns coices.
Nesses tempos de prosperidade eram os maiores, agora, não sei bem porquê, pouco se vêem cá pela santa terrinha
Esses não arranjaram apenas fatos novos, enriqueçam à conta da manta da Câmara arrancada do seu pêlo violentamente em 11 de Outubro de 2009.
Estrebuchem, envelheçam com esse ódio que os vai corroendo inexoravelmente.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO