segunda-feira, 20 de julho de 2009

Holanda e Uruguai proíbem privatizção da água

A Holanda e o Uruguai introduziram recentemente nas suas legislações normas claras que proíbem a entrada de capitais privados no sector da água e saneamento, os quais ficam reservados a entidades de carácter exclusivamente público.

Em Dezembro de 2003, a câmara baixa do Parlamento holandês aprovou por ampla maioria uma lei que delimita ao sector público o abastecimento de água e saneamento. O diploma foi definitivamente adoptado pela câmara alta deste órgão de soberania em 7 de Setembro de 2004.

No Uruguai, uma proposta de alteração à Constituição, reservando a prestação dos serviços de água e saneamento à competência directa e exclusiva de «pessoas jurídicas estatais», recebeu o apoio maioritário de 62,8% dos eleitores no referendo realizado em 31 de Outubro de 2004.

Uma competência dos Estados-membros

Apesar de, frequentemente, os governos alegarem que as políticas privatizadoras e liberalizadoras que adoptam são condicionadas por orientações e directivas da União Europeia, o facto é que, em matéria de serviços públicos, o direito comunitário não impõe, nem poderia impor, qualquer restrição sobre o carácter da propriedade.

Esta questão foi suscitada na Holanda, tendo o parlamento solicitado parecer jurídico sobre a conformidade da lei que pretendia aprovar com a legislação europeia.

Em 2003, a Comissão Europeia fez uma tentativa para regulamentar os serviços públicos a nível comunitário. No entanto, os seus intentos foram explicitamente rejeitados pelo Parlamento Europeu que, em Março de 2004, aprovou uma resolução na qual «recusa que a água e os serviços relacionados com a água ou a eliminação de resíduos sejam objecto de directivas sectoriais do mercado único; e considera que não deve levar-se a cabo a liberalização do abastecimento de água (incluindo águas residuais)».

Nesta sequência, em Abril do mesmo ano, na comunicação sobre o Livro Branco dos Serviços de Interesse Geral, a Comissão Europeia afirma que «certas actividades susceptíveis de serem consideradas pelos Estados-membros como serviços de interesse económico geral, são excluídas do âmbito de acção da proposta, como é o caso dos transportes, ou são objecto de derrogações ao princípio do país de origem, como é o caso dos serviços postais e dos serviços de distribuição de água, gás e electricidade. Além disso, a proposta não obriga os Estados-Membros a abrir os serviços de interesse geral à concorrência nem intervém no funcionamento ou na organização desses serviços». >>>

Seguem-se próximos capítulos.

17 Comentários:

Anónimo disse...

Enquanto na Assembleia Municipal o Partido Comunista aprovava a privatização das águas, com os votos contra de todas as outras forças políticas, o Senhor Presidente da Câmara passeava-se em operação de charme eleitoral. Não lhe apeteceu estar presente e dar-se ao trabalho de, através daquele órgão, explicar aos Munícipes os motivos daquela decisão.

Anónimo disse...

Esses nossos senhores presidentes da mula russa, ao fazerem aprovar desta forma envergonhada e vergonhosa a privatização das águas, praticaram mais um acto de traição aos princípios do comunismo, se é que eles sabem o que é que isso é.

Mas acima de tudo, mais uma vez enganaram descaradamente as pessoas que votaram neles!

Ainda querem mais quatro anos para quê, para darem cabo do resto???

Anónimo disse...

Está à vista de todos a grande competência destes senhores. Enquanto os outros foram poupando e arrumando a casa a pouco e pouco, por cá gastou-se à grande e à francesa, em tudo menos na defesa das necessidades mais primárias.
Agora lamentam-se de que se não privatizarem as águas não vai haver dinheiro para recuperar as redes de infraestruturas do concelho.
O que é que estes estranhos comunistas irão a seguir privatizar?

Anónimo disse...

Por enquanto tratasse de uma parceria pública, com a criação de uma empresa, com capital maioritário da Águas de Portugal (51%).
Esta Empresa engloba 23 municípios Alentejanos ao todo, 14 do distrito de Beja, cinco de Évora e quatro do Litoral Alentejano.
O que quer dizer que, brevemente a Câmara vai deixar de ter controle no tarífário, entre outras coisas.
Por isso a nossa água, desde sempre gerida pelo município, vai deixar sê-lo.
O primeiro impacto é o aumento da conta da água a pagar.

Anónimo disse...

Gainhjo tu proprio não acreditas no que escreves sobre a questão da àgua. Como tu sabes não se trata da privatização!Tu sabes que as Câmaras não pderdem autonomia na tarifa da àgua. Tu sabes que se está a falar de água em alta e não mem baixa.Tu sabes que não existe uma transferencia de património para as AdP mas uma delegação.Tu sabes e o Faby também sabe que o processo é exactamente ao contrario do que dizem. Então porque fazem isto porque voces são farinha do mesmo saco. Gainho e Faby sejam pessoas dignas e falem a verdade.

Anónimo disse...

A transferência "em alta" é apenas o primeiro passo. O segundo virá com a privatização "em baixa", ou têm dúvidas que tal não irá suceder? Mas mesmo a privatização "em alta" é uma traição aos princípios que o PCP e o seu braça armado, a CDU, têm vindo a defender (na minha opinião, correctamente) desde sempre. A água é um bem demasiado precioso para ser entregue, "em alta ou em baixa", à voragem economicista de uns quantos tubarões. De qualquer forma o preço de fornecimento da água “em alta”, pelas Águas de Portugal, irá forçosamente condicionar o preço de venda, pela Câmara, ao consumidor final. Ou não será assim? Já agora, vocês sabem quanto ganha um gestor das Águas de Portugal? E que esses vencimentos milionários (e ruinosos para a própria gestão da empresa) se irão forçosamente reflectir na continha que nos chega a casa todos os meses e que, a partir de agora, passará a ser uma "contona"?
A juntar aos tais dinheiritos postos no banco e que, para além de não renderem juros, ainda deram prejuízo, a juntar aos espectáculos comprados por preços exorbitantes sempre à mesma empresa, a juntar a muita coisa que nós por enquanto ainda não sabemos mas que um dia iremos seguramente saber, a Câmara de Viana fez mais um péssimo negócio nas costas dos seus munícipes. Um negócio tão envergonhado que até o senhor presidente da Câmara teve vergonha de aparecer na reunião da Assembleia Municipal. Ah...estava de férias? Mas o homem é um presidente da Câmara ou é um mero funcionário do Município? Se até os funcionários são obrigados a interromper o descanso quando a urgência no trabalho tal exige!... Mas o senhor Presidente à muito, muito tempo que se demitiu da gestão dos destinos do concelho. Está-se nas tintas, as suas prioridades são outras, toda a gente o sabe. Viana bebeu, durante dois mil anos, uma das melhores águas de toda a região. Era o nosso bem mais precioso, aquele de que mais nos orgulhávamos. Agora bebemos uma mistela bombeada da “charca do mijo” que é a barragem de Alvito. E, por via da privatização, vamos ter de a pagar a peso de ouro!... Resta-nos aguardar, para um dia destes, a privatização do ar que respiramos
J.S.D.

Anónimo disse...

Um dos motivos porque bebemos aquela mistela da "charca do mijo", deve-se ao desperdício. .Mais de 30% da água não chega às nossas casas, perde-se pelo caminho, porque as velhas e podres canalizações da rede de distribuição estão cheias de fugas.
Durante anos e anos, tiveram boas condições para fazerem as obras de remodelação das redes de águas, com ajuda comunitária, mas andaram a ver passar os comboios.
Quanto ao comentador que diz que “as Câmaras não perderam autonomia na tarifa da água”, é tudo balela, vai haver um preço igual para todos os municípios aderentes.
O que vai acontecer é que o nosso município, acaba por financiar o preço da água, nos concelhos em que a sua escassez e custo de exploração seja maior.
Numa tomada de decisão desta natureza a população foi informada?
O Sr. Presidente da Câmara estava de férias, quando foi a discussão deste problema na Assembleia Municipal – parece que sim. Mas foi visto na rua, a cerca de 100 m da Câmara, enquanto se discutia esta adesão, votada apenas com os votos a favor da CDU.

Anónimo disse...

Alguém leu no blogue do Estevao e do
João Garcia alguma coisa sobre este assunto?

Anónimo disse...

Viva o grande privatizador, o nosso cavalar papa-hóstias, partido comunista. Na peculiar e estranha versão que preside às litorais e orgulhosamente sós freguesias de Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo.
PS
Como vão à missa, ponham lá uma velinha pelo povo deste concelho.

Anónimo disse...

A Charca de Mijo que é a barragem do Alvito só o é porque o desenvolvidissimo Concelho de Portel, para alem de não pagar as dividas á Associação de Municipios também não faz etares para tratar os esgotos. È o PS no seu melhor....

Anónimo disse...

Pronto, muito bem e que acções é que este executivo empreendeu ao longo destes 16 anos para contrariar isso. Denúncias aos órgãos do ambiente,à Comunidade Europeia, jornais televisão? Não vimos nada, porquê? Agora é que vai ser? Dezasseis anos para se mexerem, porra que é muito tempo!

Anónimo disse...

Eu explico-lhe, foram dezasseis anos para caracterizar e estudar devidamente o problema. Há que fazer diagnósticos correctos antes de avançar com medidas. Agora seguem-se cento e sessenta anos para implementar as medidas. Lá para o início do século XXIII podem estar certos que começarão a sentir os reflexos positivos das medidas a implementar. Bem hajam os nossos esforçados benfeitores!

Anónimo disse...

Ao facto (em portel nem se pagam dividas nem se preocupam com o ambiente ) respondes nada, porque não podes sabes que é verdade. È o Concelho de todo o distrito mais atrazado no saneamento básico. Têm quase uma ligação directa entre o que mijam e o que bebem. Esses sim decidiram entrar num processo de privatização de aguas e não por cé como voc~es dizem. Mas isso não interessa pois não??? Ganda patinho e gandas patos!

Anónimo disse...

Eu vivo no concelho de Viana, e é com a nossa gente que temos que resolver os nossos problemas.
O Patinho que resolva os problemas do seu concelho.
Agora se está a prejudicar-nos, no que diz respeito ao despejo de esgotos sem tratamento para os cursos de água, está mal e deve ser denunciado.
Em Viana existem estações de tratamento de esgotos, mas é o mesmo que não houvesse. A merda passa por lá, passeia-se pelos sistemas e entra nos cursos de água tal e qual como entrou.
É só para Inglês ver!

Anónimo disse...

Depois os outros é que vivem numa ilha com as coisas a passarem á volta. Porra, com gente como estes socialistas nunca se sabe o que está bem, aniquilam-se uns aos outros quanto mais com os adversarios.

Anónimo disse...

Foram os regimes comunistas, tão abençoados pela sua filial em Portugal que aniquilou milhões de pessoas nos seus países em todo o mundo.
Nos partidos democráticos as pessas não falam apenas a voz do dono, têm opiniões diferentes.
No vosso caso, qaundo isso acontece, são imediatamentes purgados do PCP.
É o que tem acontecido ao longo dos tempos!

Anónimo disse...

Pessoal, boas novas, vão começar a encher a barragem de Oriola.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO