No comício da CDU/VIANA, de apresentação dos candidatos em Aguiar, não se falou verdade acerca do processo que conduziu ao arrelvamento dos campos de futebol do Sporting Clube de Viana do Alentejo e do Sport Clube Alcaçovense - tentaram retirar todo o mérito que a actual Vereação da Câmara teve nestas obras.
|
Foto sacada no "Alcáçovas" (aqui) |
|
Maquinaria da Câmara colaborando nos trabalhos preparatórios de arrelvamento |
|
Foto sacada no "Alcáçovas" (aqui) |
A verdade dos relvados é apenas uma.
O Srº Penetra quando era vereador afirmou numa reunião de câmara que para ele os relvados não eram prioridade, certo?.
Não sendo prioridade não houve vontade de encontrar uma solução para a sua construção, nem de aproveitar um programa de financiamento então em vigor "primeiro relvado", certo?.
Há pois aqui dois méritos a atribuir, um ao Penetra que não quis os relvados e cumpriu a sua promessa, visto que não houve relvados no seu mandato.
O outro mérito vai para o Presidente Bengalinha que prometeu desenvolver esforços nesse sentido e os relvados são hoje uma realidade.
Fosse qual fosse a solução para construir os relvados a CDU/Viana seria naturalmente sempre contra, à semelhança da posição que assume relativamente à recuperação do quartel da GNR em Viana, ao Paço dos Henriques em Alcáçovas ou ao pavilhão Multiusos em Aguiar. Para eles quanto pior melhor, quanto mais desinformação e confusão melhor, com o exclusivo objetivo de confundir as pessoas.
Se o Srº Penetra tivesse intenção de esclarecer as pessoas em geral e os seus camaradas em particular diria a verdade e bastava dizer o seguinte no seu discurso:
1º- Os relvados são hoje uma realidade porque houve vontade politica para a sua construção por parte da atual vereação da câmara, contráriamente ao que aconteceu no seu mandato, onde a conjuntura até era mais favorável;
2º- Os relvados são hoje uma realidade porque entre a Câmara Municipal e os clubes há uma excelente relação de confiança e trabalho em prol do desporto concelhio;
3º- Os relvados são hoje uma realidade porque mesmo em momentos difíceis de conjuntura económica nacional, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo tem condições e saúde financeira para dar o seu aval junto de uma entidade bancária que garanta o financiamento necessário a um investimento desta natureza.
Por isso, partindo destes pressupostos aconteceu o seguinte: a Cãmara assinou um contrato de desenvolvimento desportivo com os clubes, cujas contrapartidas das duas partes consistem em os clubes aumentarem a sua atividade desportiva, nomeadamente o número de praticantes (situação que já se verifica plenamente) e por parte da Câmara o pagamento das prestações da divida ao banco).
Com os clubes foi acordado, no quadro das excelentes relações existentes, que da sua parte também haveria um ajustamento nas despesas, sobretudo ao nível do futebol sénior(sem nunca por em causa a formação e o aumento de praticantes) prescindindo de parte do apoio anual que a autarquia habitualmente lhes vinha transferindo.
Convém lembrar ao Srº Penetra que há muitas autarquias por este país fora que já não dão qualquer apoio aos seus agentes desportivos e culturais porque pura e simplesmente perderam a capacidade para o fazer. Por isso aconteça o que acontecer a Câmara de Viana é responsável pelo pagamento da divida contraída para os relvadas até ao último cêntimo, compromisso assumido em sede de Assembleia Municipal.
Dessa forma, e numa eventual hipótese do Srº Penetra, ou alguém da mesma linha ideológica, chegar ao poder na câmara de Viana (cruzes canhoto!...) quisesse voltar atrás, não poderia nem destruir os relvados porque são propriedade dos clubes, nem deixar de pagar ao banco as prestações acordadas para liquidar a totalidade da divida.
Para finalizar e para que os relvados ainda provoquem mais comichões nas hostes da CDU, há indicações que as candidaturas dos mesmos a financiamento comunitário estão muito bem encaminhadas,candidaturas essas feitas pelos clubes com o apoio da Câmara.
Votos de uma boa campanha ao Srº Penetra repleta de limpeza e sobretudo de VERDADE.
Um apoiante do Srº Bengalinha
Texto de um comentário efectuado
aqui