terça-feira, 30 de abril de 2013

CGTP e UGT querem grande mobilização no 1º de Maio

As centrais sindicais dizem que os portugueses devem aproveitar o 1º de Maio como dia de protesto face às políticas de austeridade. CGTP e UGT apelam, por isso, a uma grande mobilização, amanhã.

 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

25 de Abril de 2013


terça-feira, 23 de abril de 2013

Novo blog Pedestrian​ista Alentejano​, com sede em Alcáçovas

Cabeçalho do Blog "O melhor Alentejo do Mundo"

EMAIL RECEBIDO:
 
Vimos por este meio divulgar o nosso novo blog de divulgação do Alentejo Central, que incluirá temas tão diversos como Eco-turismo, gastronomia, pedestrianismo, história, artesanato, fotografia, etc...
João Mendes
Projeto Alcáçovas Outdoor Trails
963338071
 

sábado, 13 de abril de 2013

Os Tempos que Correm


A amargura de Maria do Céu Guerra:

"Não sei se este é o meu último espectáculo. 

A amargura com que vou estrear este belo texto de Nascimento Rosa – nonagésima produção da Barraca no seu trigésimo sétimo ano de trabalho ininterrupto – não é suportável nem admissível. 

Nenhum governo tem o direito de ser tão desproporcionado nas suas medidas e tão arbitrário nos seus fundamentos. Depois do nosso trabalho ter viajado no País, na Europa e fora dela recolhendo distinções especiais e um carinho que estes funcionários de quem depende a sobrevivência de companhias como esta estão longe de saber o que é.
Vemos que os Comissários de Cultura que gastam na administração dos seus sumptuários gabinetes ,nas consultas jurídicas que lhes respaldem os embustes e nas embaixadas milionárias em que transportam coisa nenhuma, a grande parte do orçamento que têm para administrar e fomentar a Criação Artística, aguardam ansiosos que A Barraca dê o seu último suspiro. 

Estamos num país de Inveja e Histórica Mediocridade. Por que razão seria agora diferente? 

Desviam-se os olhos do vizinho que jáz no passeio , na pressa com que estamos de chegar ao conforto do lar. 

Como disse Sttau Monteiro “ um país onde se cortam as árvores para que não façam sombra aos arbustos”.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Se Bastasse Una Canzone

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Diga 'não' a mais austeridade, recomenda Paul Krugman

Nobel da Economia aconselha portugueses a dizerem "não" a novas medidas de austeridade que o Governo venha a apresentar. "Digam apenas que não" (Just Say No).
 
Assim deveriam responder os portugueses às novas medidas de austeridade que o Governo venha a apresentar, na sequência do chumbo do Tribunal Constitucional, defendeu ontem o prémio Nobel da Economia, Paul Krugman.
 
Num post telegráfico publicado este domingo no seu blogue no "The New York Times", Krugman escreve: "o dedo da instabilidade chegou agora a Portugal, com o Governo, claro está, a propor a cura com mais austeridade".
 
Muito crítico das políticas de austeridade na Europa, Krugman promete voltar ao tema a que chamou "a próxima fase da crise europeia".
 
Visto "aqui"
 

domingo, 7 de abril de 2013

Só falta ao governo pedir que se suspenda a Constituição da República Portuguesa

O tribunal e o Governo

por JOÃO MARCELINO
        Ontem no DN

"Ainda bem que as leis em Portugal não estão à mercê da necessidade, real ou pretendida, dos governantes; que os direitos dos cidadãos não podem ser atropelados pelo Orçamento do Estado; que há um Tribunal que zela pela Constituição da República. Ainda bem.
 
O que se passou nos últimos dias foi lamentável, pela dramatização ensaiada e o condicionamento pretendido, mas acabou como devia: com os juízes do Tribunal Constitucional a decidirem de acordo com o espírito e a letra da Lei - e não em conspiração com aquilo que um governo, circunstancialmente, entenda ser "o interesse do País".
 
O interesse do País é que o Governo, e a Assembleia da República (que aprovou o OE) também, revelem respeito pela Constituição em vigor - e a verdade é que pela segunda vez consecutiva não tiveram essa preocupação e esse cuidado. Antes pelo contrário: enfrentaram com descaramento o julgamento do ano passado do TC e repetiram erros, como a tentativa de cortes dos subsídios aos funcionários públicos e pensionistas. "...

Ler o resto do artigo "aqui"

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sábado, 6 de abril, a partir das 14h00: Fórum “Estratégia de Desenvolvimento e Sustentabilidade” no Cineteatro Vianense

Resultados da Agenda 21 Local de Viana do Alentejo dia 6 de abril no Cineteatro Vianense

No âmbito do processo de elaboração da Agenda 21 Local e Bases Estratégicas de Desenvolvimento do Concelho de Viana do Alentejo, o município irá promover dia 6 de abril, a partir das 14h00, no Cineteatro Vianense, o Fórum “Estratégia de Desenvolvimento e Sustentabilidade” para apresentação dos resultados do processo de auscultação da população e as conclusões do Relatório Final da Agenda 21 Local.
 
A iniciativa pretende dar a conhecer a evolução do processo de elaboração da Agenda 21 Local até às conclusões do Relatório Final. A sessão pretende ainda lançar as bases da implementação da Agenda 21 Local, com apresentação das principais medidas a implementar e daquelas que já se encontram em curso.
 
Durante a tarde haverá, igualmente, uma sessão de esclarecimento sobre o processo de Revisão do Plano Diretor Municipal.
 
O fórum conta com a colaboração da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e das Juntas de Freguesia de Alcáçovas, Aguiar e Viana do Alentejo.

Rcebido via email
 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Alvito - Vice-presidente assume a presidência do município, foi a mentira de 1 de Abril

O artigo anterior publicado neste blogue, anunciando a renúncia de João Penetra ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Alvito, foi a partida do dia 1 de Abril.
 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Alvito - Vice-presidente assume a presidência do município


Alvito já conta, desde hoje, com novo presidente da Câmara Municipal. Luís Beguino assumiu funções, depois do agora ex-presidente João Penetra ter anunciado no passado sábado a renúncia do cargo. 

Contactado pela ANOP, João Penetra garantiu que depois de ter anunciado a sua candidatura, pela CDU, à Câmara Municipal de Viana do Alentejo, no passado dia 4 de Março, a população de Alvito e Vila Nova da Baronia, não compreenderia a sua continuidade na Câmara, quando é sabido que “a preparação da minha candidatura requer dedicação exclusiva”. 

Referiu também o edil que ao não se recandidatar em Alvito, depois de ter sido anunciado a corrida ao lugar pelo seu camarada João Valério, "adiar por mais tempo a renúncia à presidência da Câmara, enfraqueceria também a candidatura de João Valério, e nessa matéria, o PCP é muito rigoroso"

 João Penetra, acrescenta que “o lugar de presidente de Câmara requer muita dedicação, esforço e sacrifício, e neste momento Alvito não pode ter um presidente a “meio tempo”, a população do concelho não compreenderia esta situação, mas acredito que o meu antigo lugar fica muito bem entregue a Luís Beguino.” 

João Penetra, aproveitou a oportunidade para elogiar a sua equipa, referindo acreditar que representou o concelho com dignidade, projectou o nome de Alvito com o proveito que todos reconhecem e que "foram quatro anos de grande progresso".
Sempre gostei de dividir aquilo que tenho com os meus semelhantes, por isso sinto um grande orgulho em deixar parte do trabalho que inicialmente pensava desenvolver durante este mandado, para quem vier de novo.” 

E concluiu: "Penso que para os mais cépticos, já demonstrei em Alvito como se administra uma autarquia". "Com esse curriculum estou bastante confiante em ser o novo presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo".

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO