quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Centro escolar de Viana do Alentejo custa mais de dois milhões de euros



As obras do novo centro escolar de Viana do Alentejo arrancaram esta semana, num investimento superior a dois milhões de euros, devendo ficar concluído em 2012 para albergar cerca de 150 alunos, anunciou hoje o município local.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, considerou que o projeto da nova escola é “um dos mais importantes do concelho”, já que permitirá juntar todos os alunos no mesmo espaço.

“Atualmente, os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico ocupam três edifícios que estão espalhados pela vila e este novo centro escolar vem agrupar toda a comunidade escolar no mesmo espaço”, explicou o autarca.

Projetado para um espaço contíguo à escola EB 2/3 Dr. Isidoro de Sousa, o novo centro escolar, constituído por oito salas de aula destinadas ao primeiro ciclo e três para a educação pré-escolar, vai receber cerca de 150 alunos, 30 do jardim-de-infância e 120 do primeiro ciclo.

Tendo um prazo de construção de um ano, o projeto, que envolve um investimento global de 2,2 milhões de euros, é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional do Alentejo - INALENTEJO.

Garantindo que o futuro centro escolar irá permitir melhorar as condições de aprendizagem das crianças do concelho, Bernardino Bengalinha Pinto adiantou que o novo equipamento vai ficar equipado com “computadores novos, quadros interativos e internet de alta velocidade”.

“As atuais escolas têm 40 ou 50 anos de existência e são as mesmas que eu frequentei”, disse o autarca, considerando que, embora tenham recebido algumas melhorias, “são edifícios completamente desadequados”.

As novas salas vão ter espaços comuns como refeitório, polivalente, biblioteca, instalações sanitárias e receção, havendo também espaços personalizados, como gabinete médico, sala de atendimento e complemento de apoio à família e ainda gabinetes de trabalho.

A nova escola vai contar também com a Oficina da Criança, um serviço de apoio às atividades letivas e de tempos livres que funciona sob a tutela da autarquia.

@Lusa

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO