sexta-feira, 25 de maio de 2012

SE OS FUNCIONÁRIOS TINHAM (TÊM) RAZÃO

Então porque é que o Sr. Estêvão Pereira não aumentou os salários dos trabalhadores da Câmara em meados de 2009, visto considerar que isso lhes é devido?

Depois de ter lido o  artigo do Sr. Vereador Estêvão Pereira aqui, é conveniente esclarecer que o caso da Câmara de Elvas não é comparável ao caso da Câmara de Viana.

Enquanto na Câmara de Elvas a situação foi segundo o I “o orçamento aprovado no final de 2008 não previa esses reposicionamentos. A lei diz que nos documentos provisionais aprovados no final de cada ano para o ano seguinte devem estar previstas as verbas para os reposicionamentos salariais", justificou. Terá sido esta "questão técnica relacionada com a elaboração do orçamento" que ditou a decisão anunciada há 15 dias pelo presidente da Câmara e que terá efeitos já a partir de Novembro."

No caso da Câmara de Viana do Alentejo a situação foi diferente: No ano de 2006 os trabalhadores não foram avaliados, atestado por um ofício enviado pelo Município de Viana,  à Direcção-Geral das Autarquias Locais em 2007 (ver aqui).

Nunca é tarde demais para relembrar que a responsabilidade do retroactivo prejuízo salarial dos trabalhadores da Câmara é em primeira mão obra do ex-presidente Estêvão Pereira,  quando em meados de 2009  podia ter aumentado os trabalhadores da Câmara e não o fez, ainda por cima, como diz agora: os trabalhadores tinham (têm) razão

O actual Presidente da Câmara tentou em consonância com todas as partes interessadas, Comissão de Trabalhadores, Sindicato e toda a Vereação, contornar de forma justa a falta de avaliação dos trabalhadores em 2006, mas durante o desenrolar do processo surgiu o despacho do Secretário de Estado da Administração Local, que a dado passo referia:
“A atribuição de prémios de desempenho e a subida de posição remuneratória de trabalhadores da administração local, sem a aplicação dos restantes normativos, ainda que sob a desculpa de que os “trabalhadores não devem ser prejudicados pela inacção do Município”, configurar-se-á como uma atribuição patrimonial indevida, de dinheiros públicos, em benefício dos trabalhadores a quem são entregues, podendo integrar o crime de Peculato, p. e p. pelo art.º 20.º da Lei n.º 34/87,
de 16 de Julho ……

Nessa altura é que teria sido de valor o Sr. Estêvão Pereira ter estado desde o início no lugar para que foi eleito, mas  até ao final de 2010 andou fugido da Câmara, alheando-se de todos os casos encravados que deixou de herança a quem chegou de novo e de boa fé, passando também parte da batata quente á camarada Teresa Penetra que o foi substituir durante um ano.

Agora passado tanto tempo, aproveitando o momento para dar umas facadinhas nas costas dos seus camaradas de vereação, e sem nunca ter aberto até aqui a boca sobre este assunto em nenhuma reunião da Câmara, lugar onde ele devia ter assumido a responsabilidade de aumentar os trabalhadores, vem mais uma vez, sem se comprometer, com a sua habitual conversa manhosa comparar a situação da Câmara de Elvas com a da Câmara de Viana do Alentejo.

3 Comentários:

Anónimo disse...

Mas o Estêvão pensa que anda a gozar ainda mais com os trabalhadores.
Quando o vi pelas costas foi o dia mais feliz da minha vida.

Anónimo disse...

onde é que eu já li um post muito parecido com este? terá sido no barbeiro? mude de cassete homem, que com esta já não engana ninguém.
sempre atirando as culpas em cima dos outros, mas vocês agora já lá estão á quase 3 anos e não fizeram ainda nadinha que se visse, a não ser encher a câmara com os amigos e fazer gabinetes e mais gabinetes porque já não têm onde os meter.o que fizeram mais? perguntem á malta em Aguiar que esses sim estão todos muitíssimo contentes. aquilo é obras atrás umas das outras. foi o deposito subterraneo, no lugar desse fizeram um parque de merendas, fizeram um pavilhão, uma nova biblioteca, a escola primária está novinha, já não existe aquele problema com a barreira e com as pedras,gradearam-na toda em volta para que os miúdos não possam sair ou na pior das hipóteses serem levados por alguém, fizeram uma sede para todas as associações, substituíram as condutas e neste momento estão a fazer um bairro social no antiga pré fabricado, já legalizaram o edifício da cooperativa e talvez por isso tenham arranjado aquele ringue e feito um parque infantil novo.a zona industrial? está quase pronta, é inaugurada no ano que vem. com tanta obra em Aguiar , já está no papo a vitória no ano que vem.

Anónimo disse...

Alguém ouviu falar de um depósito subterrâneo para Aguiar?

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO